Carregando

Concorrência das especialidades clínicas na USP-RP 2022: relação candidato/vaga

E aí, pessoal? Todo mundo de olho nas atualizações sobre as residências médicas de todo o país? Hoje, o assunto por aqui será a concorrência das especialidades clínicas na USP-RP 2022. Será que a relação candidato/vaga está acirrada?

Bom, a resposta é sim! Todo mundo sabe que os números são bem apertados — e não poderia ser diferente. Essa é uma das maiores instituições de São Paulo e atrai gente de todos os cantos do país para seus programas de especialização.

Mas, sem mais demora, vamos ao que interessa. A seguir você confere os detalhes na íntegra e pode se preparar ainda melhor para o que te espera!

concorrência das especialidades clínicas na USP-RP
Concorrência das especialidades clínicas na USP-RP 2022: confira aqui

Concorrência das especialidades clínicas na USP-RP 2022: relação candidato/vaga

A gente preparou uma tabela com a concorrência das especialidades clínicas na USP-RP 2022 para todo mundo conferir e acompanhar as mudanças de cenário para cada especialidade conforme o ano passado. Dá uma olhada!

Especialidade ClínicaCandidatosVagasCandidato/Vaga
Alergia e Imunologia120,50
Cardiologia59144,21
Endocrinologia e Metabologia4267,00
Gastroenterologia4868,00
Geriatria2955,80
Hematologia e Hemoterapia4175,86
Nefrologia2983,63
Oncologia Clínica1562,50
Pneumologia1844,50
Reumatologia2655,20
Nutrologia522,50
Dor924,50
Medicina do Sono331,00
Medicina Paliativa531,67

Com essas informações, a gente pode ver que a especialidade com maior procura foi a Cardiologia. Em contrapartida, a Reumatologia e a Medicina Paliativa tiveram uma procura menor. Em comparação às outras instituições, a USP-RP também ofereceu uma quantidade significativa de vagas para cada programa.

Para realizar esse processo seletivo, os candidatos precisavam ter concluído a residência no pré-requisito de Clínica Médica. A prova também tem algumas diferenças em relação à de acesso direto.

Ela contou com 50 questões, teve um tempo menor para desenvolvimento e o conteúdo também se limitou à questões de Clínica Médica. Mas nem por isso é mais fácil, viu? Na verdade, a USP-RP segue o padrão de exigência das maiores e melhores universidades de São Paulo.

Quem tem medo da concorrência?

É supernormal bater aquela insegurança ao olhar esses números. Mas se você chegou nessa etapa da residência e vai partir para uma especialização ainda mais aprofundada, pode ter certeza de que você dará conta do recado.

Afinal, você já sabe como é o esquema e tem consciência do que precisa encarar para obter a classificação, certo? Portanto, mesmo diante dos números da concorrência das especialidades clínicas na USP-RP 2022, foco na sua preparação para ter um bom resultado!

Você pode, inclusive, conferir outros conteúdos sobre universidades com o mesmo perfil. Já falamos sobre as especialidades mais concorridas da Unesp e mostramos a prova e o gabarito da instituição. Mas dá para ir ainda mais longe, sabia?

É isso mesmo! Estamos aqui para ajudar você a se concentrar e a alcançar todos os seus objetivos. Inscreva-se no CRMedway Online ou no CRMedway Online+Presencial para ter acesso a conteúdos exclusivos, aulas com os melhores professores e estudos direcionados para conquistar a vaga na especialidade clínica dos seus sonhos!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
DjonMachado

Djon Machado

Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina.