Carregando

Concorrência da residência médica na AMRIGS 2021

A concorrência na residência médica AMRIGS não é pra qualquer um, não! Pra quem tem interesse em fazer residência médica no Sul do país, a prova da AMRIGS (Associação Médica do Rio Grande do Sul) costuma ser uma ótima opção. Esse processo seletivo é muito reconhecido no Brasil e a prova de residência médica é uma das maiores da região, abrangendo 47 instituições nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.

Mas como esteve a concorrência na residência médica AMRIGS no processo seletivo com entrada em 2021? Será que a especialidade que você sonha teve mais candidatos do que nos outros anos? Confira a seguir!

Imagem ilustrativa sobre a concorrencia residencia medica AMRIGS 2021 por especialidade
Confira a seguir como foi a concorrência na residência médica AMRIGS em 2021 nas áreas básicas e de acesso direto!

Concorrência residência médica AMRIGS 2021: relação candidato/vaga

Comparando com a relação candidato/vaga do AMRIGS em 2020, dá pra ver que algumas especialidades tiveram um aumento na concorrência. As residências médicas em Emergência Pediátrica, Nefrologia Pediátrica e Pneumologia Pediátrica na UFCSPA e Santa Casa, que antes tinham uma relação de 0,00, tiveram um aumento para 1,00 candidatos por vaga. Outras especializações que obtiveram aumento, dessa vez de 0,50 candidatos por vaga, foram o Curso de Especialização em Radiologia e Diagnóstico por Imagem no Hospital Regina e Clínica Médica no Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do Sul.

Já em outros programas de residência médica, a concorrência se manteve igual. É o caso da Medicina Intensiva na Santa Casa de Pelotas, que tem uma densidade por vagas de 0,00 e Clínica Médica R3 e Transplante Renal Pediátrico na UFCSPA e Santa Casa, que têm uma densidade por vagas de 1,00.

E, para a sua sorte, a concorrência diminuiu em algumas residências médicas na AMRIGS. A Gastroenterologia Pediátrica na UFCSPA e Santa Casa diminuiu 0,17 na relação candidatos por vaga, Transplante de Fígado na UFCSPA e Santa Casa diminuiu 1,00 e Dor R4 na UFCSPA e Santa Casa teve uma queda de 2,00 candidatos por vaga para 0,00.

E o prêmio de maior concorrência da residência médica da AMRIGS foi, definitivamente, Otorrinolaringologia na UFCSPA e Santa Casa. O programa de residência contou com 89 inscritos para somente 2 vagas ofertadas, levando ao número de 44,50 candidatos por vaga!

Concorrência médica AMRIGS 2021 nas áreas básicas e de acesso direto

ProgramaDuraçãoVagas PrevistasRelação candidato/vaga
Otorrinolaringologia – UFCSPA e Santa Casa3 anos244,50
Emergência Pediátrica – UFCSPA e Santa Casa1 ano21,00
Nefrologia Pediátrica – UFCSPA e Santa Casa2 anos11,00
Cirurgia do Aparelho Digestivo – UFCSPA e Santa Casa2 anos37,33
Curso de Especialização em Radiologia e Diagnóstico por Imagem – Hospital Regina3 anos24,00
Clínica Médica – Associação Antônio Vieira – UNISINOS2 anos24,00
Pediatria – Associação Antônio Vieira – UNISINOS2 anos22,50
Clínica Médica – Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do Sul2 anos22,50
Medicina Intensiva – Santa Casa de Pelotas2 anos20,00
Clínica Médica R3 – UFCSPA e Santa Casa1 ano21,00
Gastroenterologia Pediátrica – UFCSPA e Santa Casa2 anos20,50
Pneumologia Pediátrica – UFCSPA e Santa Casa2 anos21,00
Transplante de Fígado – UFCSPA e Santa Casa1 ano11,00
Transplante Renal Pediátrico – UFCSPA e Santa Casa1 ano11,00
Dor R4 – UFCSPA e Santa Casa1 ano10,00

Quem tem medo da concorrência?

Pode até bater uma insegurança vendo esses números, mas não vai desistir do sonho agora não, hein? A melhor maneira de enfrentar esse medo é se preparando pra prova, por isso, pra começar com o pé direito, sugiro dar uma olhada no nosso e-book gratuito Os 15 bloqueios que te impedem de ser aprovado na residência! Nele, você conhece todos os bloqueios mentais que atrapalham seus estudos e descobre como combatê-los no seu dia a dia!

Outra dica que pode te interessar é a Medway Mentoria, um curso online exclusivo para te ajudar a se preparar da melhor maneira possível para a prova de residência médica. Através de um conteúdo único e estratégias personalizadas para cada aluno, vamos em direção ao único lugar possível: pra cima! Curtiu? Então corre lá pra conhecer!

Bons estudos!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar.