Carregando

Enare 2022: edital destina 29 vagas à residência em São Paulo

E aí, está de olho nos processos seletivos para residência médica? Se sim, vale a pena incluir o edital do Enare 2022 na lista! Afinal, ele representa uma oportunidade maior para que você conquiste a tão sonhada vaga na instituição de sua preferência e comece a construir uma carreira de muito sucesso e dedicação.

O exame ainda é uma ótima maneira de desburocratizar as provas individuais e eliminar custos para as universidades envolvidas. Ou seja, todo mundo sai no lucro. As provas acontecem em todas as capitais e em outras cidades pelo Brasil. É claro que, sendo assim, São Paulo não fica fora dessa. Ainda dá tempo de se inscrever e se programar para participar.

Que tal aproveitar que está aqui e descobrir tudo a respeito do Enare? Acompanhe os detalhes a seguir e boa sorte!

Mas antes, quero te convidar para um evento único que vai dar um gás na sua preparação nesta reta final para a prova de residência médica do Enare deste ano para que você chegue ao fim do ano com chances REAIS de ser aprovado: a Maratona R1 Medway, que começa no dia 25 de julho! Lá você vai ter aulas focadas no Enare, lives com resolução de questões, simulados exclusivos, guias estatísticos e muito mais! Faça já sua inscrição AQUI e ainda teste por 7 dias grátis os nossos Intensivos Enare e Estaduais, que vão ser lançados em breve.

O que é Enare?

O Enare, Exame Nacional de Residência, acontece desde 2020. Ele é realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Esse processo seletivo permite simplificar o exame de residência médica, já que cada hospital e cada universidade podem fazer sua própria seleção.

O principal objetivo do Enare é também disponibilizar uma quantidade maior de vagas para residência. Afinal, por meio dele, outras instituições públicas também podem aderir ao programa. Hoje, são mais de 150 instituições vinculadas e que estarão dentro do Enare 2022.

Além disso, a proposta do Enare é reduzir as vagas ociosas em regiões mais vulneráveis do Brasil. Dessa forma, haverá mais profissionais especialistas, maior cobertura de serviços de saúde prestados à população e muito mais qualidade em cada um deles.

Quais são as especialidades e instituições do Enare em SP

Mas e para o Enare 2022, quais são as especialidades e instituições em São Paulo? Esse é um dos estados mais concorridos para quem deseja fazer residência médica. Então, é superimportante ficar de olho nas principais oportunidades.

São duas as universidades disponíveis no edital deste ano: a Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) e a Universidade Nove de Julho (Uninove), nos Campus Vergueiro (São Paulo) e Nove de Julho (Bauru). Na Ufscar, as vagas são as seguintes: Clínica Médica, com 2 vagas, e Medicina de Família e Comunidade, também com 2 vagas. A duração dos programas é de 2 anos, e ambos são de acesso direto.

Para a Universidade Nove de Julho, a especialidade oferecida é de Medicina de Família e Comunidade. No campus Vergueiro, há 15 vagas, e no Campus Bauru, 10 vagas. O acesso é direto e a duração do programa é também de 2 anos.

Diante disso, qual universidade escolher para se candidatar? Conheça um pouco mais sobre cada uma delas agora mesmo!

Universidade Federal de São Carlos (Ufscar)

A história da Ufscar começa em 1968, sendo ela a primeira instituição federal de Ensino Superior no interior do estado de São Paulo. Hoje, conta com quatro campi, localizados em São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino.

Seu corpo docente se destaca em todo o Brasil, porque 99,8% deles são doutores ou mestres. Além disso, sua estrutura também é reconhecida nacionalmente: ao todo, conta com 300 laboratórios, ambulatório, 124 salas de aula, Hospital Universitário, Unidade de Saúde-Escola e muito mais.

Universidade Nove de Julho – Campus Vergueiro e Bauru

A Universidade Nove de Julho, ou UNINOVE, é uma instituição privada de São Paulo. Em 2019, foi eleita como a quarta melhor universidade privada de São Paulo. Tem um dos cursos de Medicina mais tradicionais do estado, uma infraestrutura moderna e inovadora, com ambientes destinados ao atendimento à comunidade.

Seu programa de residência na área de atenção básica e saúde da família é um dos mais completos do país. Além da Medicina, ele contempla enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, odontologia e psicologia, em um processo integrado multiprofissional.

Edital do Enare 2022: principais informações

Agora, vamos à parte mais importante! Tudo o que rola no edital do Enare 2022, para que você não perca os pontos mais importantes e possa fazer tudo com atenção, da inscrição à prova. Segue o fio!

Datas de inscrição

A inscrição do Enare é realizada de 20 de outubro de 2021 a 8 de novembro de 2021. A seleção dos residentes é feita a partir das notas que os candidatos alcançam no exame e, por isso, ele é conhecido como o “ENEM dos médicos“.

E quem pode se inscrever? Médicos formados ou formandos em Medicina, desde que, neste último caso, estejam cursando o último semestre da graduação. 

E treineiros, podem participar? Sim, mas você será excluído da seleção. Sua pontuação não será divulgada, porque você não se encaixa nas exigências mínimas para ser classificado, certo?

Valor da prova do Enare 2022

Mas atenção! A sua inscrição só será confirmada após o pagamento do boleto Enare. Para 2022, o valor da inscrição é de R$ 270,00.

Portanto, esteja preparado para fazer o pagamento o quanto antes e fique de olho na data de vencimento. Do contrário, seu nome não será computado como candidato.

Fases

Mas e aí, como funciona a prova do Enare? Bem, ela conta com duas etapas, e ambas são de caráter eliminatório e classificatório. Assim sendo, é essencial que você se dê muito bem nas duas.

Entretanto, a de maior peso, com o equivalente a 90% da sua nota, consiste em uma prova teórica objetiva. A segunda etapa é referente à análise do currículo, com os 10% restantes de peso.

Para a prova de acesso direto, é preciso passar por 100 questões divididas entre as grandes áreas da Medicina: Cirurgia Geral, Clínica Médica, Obstetrícia e Ginecologia, Medicina Preventiva e Social e Pediatria. Se a prova for destinada a pré-requisito, serão 80 questões relacionadas exclusivamente à área.

As questões da prova objetiva são consideradas diretas e sem rodeios. Elas não costumam ser polêmicas e são bem naquele estilo “preto no branco”. É uma prova um pouco similar à da VUNESP, então você pode dar uma olhada nas provas passadas enquanto estuda.

Datas das provas do Enare 2022

A primeira etapa, com a prova objetiva, será realizada no dia 12 de dezembro de 2021. O gabarito preliminar sai no mesmo dia, para que você possa ter uma previsão de como foi o seu desempenho. O gabarito definitivo e o resultado da primeira etapa serão divulgados no dia 24 de janeiro de 2022. Então, você terá pouco mais de um mês de espera.

Confira tudo acerca da prova de residência para o Enare 2022!

A segunda etapa, que é a análise de currículo, é divulgada também no dia 24 de janeiro de 2022, porque você terá enviado seus documentos para avaliação com antecedência no ato da inscrição e com a pontuação previamente calculada, conforme o edital. Então, já dá pra uma ideia de como se saiu em todo o processo seletivo nessa data, sem maiores problemas.

Resultado final

Oficialmente, você confere o resultado final do Enare no dia 02 de fevereiro de 2022, para começar o ano novo com o pé direito — porque com foco e concentração, a vaga será sua! A partir desse momento, é necessário acompanhar a abertura de oportunidades para escolha da instituição na qual você quer fazer a residência.

São duas chances para que você tente entrar para o programa de residência desejado. A primeira oportunidade acontece de 03 a 07 de fevereiro de 2022, com resultado no dia 08 de fevereiro de 2022. A segunda oportunidade fica no ar de 09 a 11 de fevereiro de 2022, com resultado no dia 14 de fevereiro de 2022.

Quando essa fase estiver concluída, as datas para registro e matrícula serão divulgadas. A previsão, no entanto, é de que aconteça ainda em fevereiro de 2022.

Critérios do Enare 2022

Por fim, alguns detalhes importantes a respeito dos critérios do Enare. Você será aprovado com a pontuação mínima, que é calculada da seguinte maneira: 

  • Nota final (NF) = (Nota da 1ª Etapa x 9) + (Nota da 2ª Etapa x 1) + (Pontuação Adicional).

Com esse número em mãos, você poderá escolher a instituição para seu programa de residência. Na primeira oportunidade, o candidato escolhe duas delas, que deverão estar associadas ao programa de residência escolhido no ato da inscrição.

Na segunda oportunidade, os candidatos que não conseguiram as vagas no primeiro momento podem tentar de novo. A classificação é feita em ordem decrescente de pontuação, conforme a especialidade e a instituição, assim como as opções indicadas pelo próprio candidato.

Está sonhando com a residência médica em São Paulo?

E então, seu sonho é a residência médica em São Paulo? Aproveite a inscrição do Enare 2022 para conquistar de vez a sua vaga! Mas não precisa se restringir somente a esse processo seletivo, ainda mais se você quer se especializar em outras áreas que não estão disponíveis no estado desse edital.

Você pode e deve se preparar para tentar outros processos seletivos em SP e a Medway oferece um preparo totalmente específico para isso! Entre para a Academia Medway desde já e comece a explorar os materiais gratuitos que a gente oferece por lá, para concentrar todos os seus esforços nesse objetivo tão importante.

Não sabe por onde começar? Dê uma olhada no e-book 15 bloqueios que te impedem de ser aprovado na residência médica e elimine um por um!Ah, você também pode investir em nossos Extensivos recém-lançados: o Extensivo São Paulo, para se preparar em 1 ano, o Extensivo Programado, voltado às provas teóricas de SP e o Extensivo Base, para quem está no 5º ano e quer se preparar para as provas com antecedência.

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração.