E aí, pessoal? Chegou a hora de descobrir quais são os assuntos que mais caem na prova de residência médica do BOS. Então, se essa instituição faz parte das suas ambições como residente, é muito importante prestar atenção no que vamos mostrar.
Essa pesquisa foi realizada a partir de muita análise e comparação para identificar exatamente os temas mais recorrentes nesse exame. A gente até dividiu tudo entre as 5 grandes áreas da Medicina para simplificar o ranking e deixar tudo bem separadinho.
Então, sem mais demora, vamos lá? A seguir, você descobre tudo o que rola nesse exame, um dos mais concorridos de São Paulo e do Brasil!
Antes, precisamos apenas dar mais um recado: todas as informações que você vê aqui sobre a prova de residência médica do BOS estão na plataforma Medway Radar, juntamente com rankings de outras instituições de São Paulo e do país. Muito bom, né?
Decidimos reunir tudo nesse espaço para garantir que você também tenha acesso a editais,informações sobre processos seletivos e muito mais, sem se perder com tantas datas e prazos para cumprir. Então, vale a pena o acesso! Mas sem mais enrolação! A seguir, você vê um resumão bem objetivo sobre o exame do BOS. Bora?
Essa prova já começa no gás! A Clínica Médica entra em cena e seu tema mais recorrente nas questões é a Cardiologia, com três focos em destaque:
Mas não para por aí! Em competição acirrada temos a Endocrinologia, que garante destaque para outros três subtemas:
E tem mais! A Pneumologia traz em destaque a embolia pulmonar e hipertensão pulmonar e os distúrbios obstrutivos, enquanto a Oncologia e Hematologia se volta para distúrbios de hemostasia, desordens trombóticas e transfusão de hemocomponentes e onco-hematologia.
Muito conteúdo, não é mesmo? Porém, há um último ponto para dar atenção: a Hepatologia, com foco em afecções benignas das vias biliares e cirrose, insuficiência hepática e complicações.
É, se alguém esperou moleza na prova de residência médica do BOS pode tirar o cavalinho da chuva! A Cirurgia Geral mostra a que veio e de cara joga a Cirurgia do Aparelho Digestivo no colo dos candidatos. Dentro desse tema, é muito importante se aprofundar em:
A Gastroenterologia reclama seu lugar ao sol, e traz consigo três focos de destaque. Anote aí para incluir no cronograma de estudos:
A própria Cirurgia Geral entra em cena, e seus dois subtópicos mais importantes são feridas, enxertos e retalhos e hérnias. Então, pode estudar sem medo.
Em quarto lugar vem o Trauma, com direcionamento para o trauma cranioencefálico (TCE) e o trauma abdominal.
Para fechar com chave de ouro, adicione a Cirurgia de Cabeça e Pescoço na lista, que destaca principalmente câncer de pele e tireoide e paratireoide.
Bom, a Ginecologia e Obstetrícia costuma ter diversos assuntos por ser um campo muito vasto. Um bom exemplo disso é que nesse exame, o tema mais recorrente é a Ginecologia Endócrina, e somente ela conta com quatro focos de destaque:
As doenças clínicas na gestação tomam o segundo lugar, um pouco mais tímidas, mas ainda assim com uma quantidade razoável de conteúdo. Você deve se aprofundar em: distúrbios hipertensivos na gravidez e diabetes mellitus na gravidez.
Já o sangramento na gestação tem uma importância significativa, mas sua abrangência vai para sangramento da primeira metade da gestação, em especial. O acompanhamento gestacional voltado para o pré-natal e a Medicina Fetal completam esse ranking extenso.
Em Pediatria, uma área queridinha para bastante gente, temos a Infectologia em primeiro lugar. Os focos de destaque também são muitos, mas fique com os principais:
Depois, pode passar para a Cardiologia. Seu subtópico essencial são as arritmias, síncope e PCR. Com a Puericultura, você vai precisar de uma dedicação a mais para assuntos como o crescimento e desenvolvimento na infância e adolescência e distúrbios estaturais e puberais.
Em relação à Pneumologia, que não poderia ficar de fora, olhe com atenção para os distúrbios obstrutivos.
E, enfim, acrescente a Neonatologia, com os subtemas doenças hemorrágicas e sala de parto, que devem ser bem estudados.
A Medicina Preventiva e Social sai um pouco do óbvio, e seu primeiro lugar no ranking vai para a vigilância em saúde. Seus subtemas recorrentes são:
Aí sim vem o Sistema Único de Saúde, dentro do qual você tem que se dedicar mais à atenção primária à saúde e aspectos históricos do SUS. O alvo seguinte envolve as medidas de saúde coletiva: perfis e indicadores demográficos e indicadores de morbimortalidade são os assuntos mais cobrados.
E, por fim, se volte para a promoção e prevenção da saúde. Os níveis de prevenção, como de praxe, tomam a maior parte das questões dentro desse tema.
Observe que o BOS segue muitas das tendências das instituições de São Paulo e do Brasil na maioria das áreas. Entretanto, a instituição também apresenta alguns temas que saem um pouco da linha, então, é interessante se dedicar um pouco mais a eles.
E é isso aí! Esses são os temas mais cobrados na prova de residência médica do BOS, e agora você tem todo o direcionamento necessário para conquistar a vaga dos seus sonhos. Mas é claro, é possível ir muito mais além com a Medway.Então, se você quer acessar materiais exclusivos, conteúdos atualizados e ainda tirar suas dúvidas com os melhores professores, corra e se inscreva em nosso Semiextensivo. Lá tem tudo isso e muito mais! Esperamos por você para seguirmos lado a lado rumo à aprovação!
Cofundador e professor da Medway, formado pela Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA) e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP). Siga no Instagram: @mica.medway