Confira os assuntos que mais caem na prova de residência médica do Sírio-Libanês

Conteúdo / Residência Médica / Confira os assuntos que mais caem na prova de residência médica do Sírio-Libanês

Que tal conferir os assuntos que mais caem na prova de residência médica do Sírio-Libanês? Esse é um dos hospitais mais concorridos de São Paulo, e se seu objetivo é conquistar uma vaga por lá, é fundamental ficar por dentro do exame.

A gente desenvolveu uma pesquisa aprofundada para identificar cada item dessa lista. E, para facilitar, ainda deixamos tudo separado entre as 5 grandes áreas da Medicina, na mesma estrutura da prova. Então, não tem desculpa para você deixar de priorizar o que realmente importa na sua preparação.

Agora, vamos lá! Continue a leitura para ver esse apanhado geral, entender as preferências da banca da instituição e começar a montar seu cronograma de estudos do jeito certo. Aqui começa seu caminho rumo à aprovação!

Quais são os assuntos que mais caem na prova de residência médica da Sírio-Libanês?

Os assuntos que mais caem na prova de residência médica do Sírio-Libanês não estão presentes apenas em nosso blog, mas também no Medway Radar. Essa é a nossa nova plataforma, que fala sobre esse e outros editais e processos seletivos e te ajuda a não perder datas e oportunidades interessantes para sua carreira médica.

Portanto, acesse e acompanhe! Mas agora, vamos ao que interessa porque é hora de analisar os temas do Sírio-Libanês. Partiu!

Cirurgia Geral

Para começar, a Cirurgia Geral. Uma área que mete medo em muita gente, mas que com a dedicação certa pode ser vencida com sucesso.

No Sírio-Libanês, o assunto mais recorrente na prova de residência é o Trauma. Ele conta com três focos em destaque:

  • trauma abdominal;
  • trauma cranioencefálico (TCE);
  • trauma da coluna vertebral (TRM).

A Cirurgia Geral também aparece com frequência. E em uma competição acirrada, impõe três subtemas importantes. Estude o seguinte:

  • cuidados e complicações pós-operatórias;
  • hérnias;
  • feridas, enxertos e retalhos.

Achou que o desafio terminaria por aí? Se enganou! Afinal, eis que surge a Cirurgia do Aparelho Digestivo, com nada menos que cinco tópicos que merecem sua atenção:

  • abdome agudo isquêmico;
  • abdome agudo obstrutivo;
  • abdome agudo inflamatório;
  • cirurgia da obesidade;
  • cólon e reto na cirurgia.

Ufa! Quem vem em seguida é a Cirurgia Vascular, sobre a qual você deve se aprofundar em aneurismas e doenças arteriais periféricas.

Por fim vemos a Urologia, que pede estudos mais dedicados às afecções urológicas benignas: uretra, pênis e testículo.

Clínica Médica

Na prova de residência médica do Sírio-Libanês, a Clínica Médica começa sua parte com as tendências da área. O tema que mais cai é a Infectologia, que destaca dois pontos em especial: pneumonias e síndromes gripais e endocardite e infecção de corrente sanguínea.

Depois, temos a Nefrologia com os seguintes subtópicos: glomerulopatias e tubulopatias e distúrbios hidroeletrolíticos e acidobásicos. Em terceiro lugar vem a Cardiologia, sobre a qual você deve se direcionar para síndrome coronariana e diagnósticos diferenciais e hipertensão arterial sistêmica.

A próxima posição em Clínica Médica é ocupada pela Endocrinologia, que demanda um aprofundamento maior em tireoide. Por último, lembre-se de estudar Oncologia e Hematologia, principalmente anemias e hemoglobinopatias.

Ginecologia e Obstetrícia

E agora, hora de saber o que rola na área de Ginecologia e Obstetrícia. O assunto mais recorrente é o parto, e tudo o que se relaciona à assistência ao parto e estética fetal, pelve e mecanismo de parto.

Depois, você precisa se debruçar sobre as doenças clínicas na gestação. Especialmente porque este é um tema com muitos desdobramentos, como:

  • distúrbios hipertensivos na gravidez;
  • outras doenças na gestação;
  • hepatites virais, HIV/AIDS e outras infecções na gestação.

Acrescente em sua lista de temas o acompanhamento gestacional com foco em pré-natal. 

A Uroginecologia é mais um ponto indispensável; e a incontinência urinária e os prolapsos de órgãos pélvicos se fazem ainda mais importantes.

Finalize com a Ginecologia Endócrina e aborde o ciclo menstrual com maior dedicação. E então, o que achou dessa lista?

Pediatria

A Pediatria costuma ter igualmente temas extensos e repletos de detalhes. A começar pela Neonatologia, que evidencia o período neonatal: doenças respiratórias e o alojamento conjunto e testes de triagem neonatal.

Neste tópico, mais uma vez a Cardiologia aparece, mas dessa vez se volta para arritmias, síncope e PCR, assim como para hipertensão arterial sistêmica. 

Jamais se esqueça da Puericultura, importantíssima ao envolver temas como crescimento e desenvolvimento e a avaliação e transtornos do comportamento na infância e adolescência.

Ainda é preciso incluir a Endocrinologia em seu cronograma, que foca em diabetes e paratireoides, suprarrenal e outras síndromes endócrinas. 

A Dermatologia fecha essa parte da prova, com as doenças infectoparasitárias com acometimento dermatológico.

Medicina Preventiva e Social

Na Medicina Preventiva e Social, você tem que lidar primeiramente com a famosa Epidemiologia. Ela carrega dois tópicos em destaque: estudos epidemiológicos (classificação) e estudos epidemiológicos (análise estatística e aplicação).

E não, o Sistema Único de Saúde não aparece em segundo lugar, como era de se esperar. Na verdade, ele nem mesmo entra no ranking, visto que não é uma área de atuação ampla de residentes do Sírio-Libanês.

O lugar é preenchido pela vigilância em saúde, com as epidemias, endemias e pandemias. A promoção e prevenção da saúde também se encontra aqui, voltada para níveis de prevenção. Os testes diagnósticos garantem seu espaço, com a estatística sendo a questão mais importante para estudar.

E, por fim, surgem as medidas de saúde coletiva. Nesse caso, pode apostar forte nos indicadores de morbimortalidade.

Agora você sabe os temas mais cobrados na prova de residência médica do Sírio-Libanês!

Pronto! Você já sabe tudo sobre os temas mais cobrados na prova de residência médica do Sírio-Libanês. Esse é todo o material que você deve priorizar se quiser tirar uma nota boa na prova e alcançar a sua tão sonhada aprovação nessa instituição tão valiosa para São Paulo e para o Brasil. Fácil não é, mas ver o nome na lista de classificados faz tudo valer a pena!E se você quiser assegurar de vez seu lugar ao sol, comece a considerar embarcar conosco na super jornada de estudos que só nosso Semiextensivo pode proporcionar. Estude com os melhores professores e conteúdos atualizados para ficar ainda mais afiado e garantir uma preparação que vai trazer o resultado que você espera!

MicaelHamra

Micael Hamra

Nascido em 1991, médico desde 2015, formado pela Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA) e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) finalizada em 2018. "Nunca quis seguir o fluxo. Sempre acreditei que existe uma fórmula do sucesso para cada um de nós. Se puder conquistar sua mente, poderá conquistar o mundo." Siga no Instagram: @mica.medway