Carregando

Datas e locais das provas práticas de São Paulo

Fala, pessoal! Hoje vamos falar a respeito das datas e locais das provas práticas de São Paulo. Um dos momentos mais famosos e temidos do processo seletivo de residência médica está na área: a prova prática! Mas nesse momento, nada de se apavorar ou de deixar a tensão dominar. O melhor mesmo é aproveitar os dias anteriores a ela para dar um gás na preparação e tirá-la de letra quando chegar a hora.

As datas e locais das provas práticas de São Paulo também foram divulgadas. Essas duas informações são super importantes para que você se organize e se programe, inclusive se precisar viajar ou se deslocar por uma distância maior. Não dá para perder a prova por bobeira, certo?

Enfim, vamos agora ao que interessa. Continue a leitura e aproveite também algumas dicas importantes sobre as provas de cada instituição. Boa leitura!

As provas práticas de 2021

Antes de falar das datas e locais das provas práticas de São Paulo, vamos relembrar um pouco sobre o que te espera nessa fase? Até mesmo para refrescar a memória de quem ainda vai prestar a residência nos próximos anos.

A prova prática da residência médica tem um peso significativo na sua classificação. Em geral, ela equivale a 40% da nota total, então é essencial mandar bem nela.

Saiba quais são as datas e locais das provas práticas de São Paulo
Saiba quais são as datas e locais das provas práticas de São Paulo

Seu principal objetivo é testar as habilidades e atitudes dos alunos em relação a situações, exames e casos médicos. O conteúdo cobrado se refere a conhecimentos básicos e procedimentos comuns do dia a dia da profissão.

Uma prova prática pode contar até cinco estações, uma para cada área básica da Medicina. Mas isso não é uma regra e depende da proposta de cada instituição.

O candidato é acompanhado por um avaliador, que usa um checklist para analisar seu desempenho. O tempo de resposta para cada estação é de 5 a 10 minutos, e em alguns casos você terá que lidar com bonecos ou acessórios para realizar demonstrações.

Nos próximos dias, as instituições paulistas que aplicarão essa etapa são: IAMSPE, Santa Casa, Einstein e USP-RP. Ou seja, parte das maiores e melhores instituições do estado. Estar preparado é indispensável, porque a concorrência é daquelas!

Datas e locais das provas práticas de São Paulo

Pronto! Hora de dar uma olhada nas datas e locais das provas práticas de São Paulo e descobrir um pouco mais sobre a estrutura e o conteúdo cobrado em cada uma das instituições. Vamos lá?

IAMSPE

A prova prática do IAMSPE acontece no dia 8 de janeiro de 2022, na parte da tarde. Ela será aplicada em São Paulo, capital, mas o local exato será divulgado ainda no dia 5 de janeiro, no site do processo seletivo.

Essa prova prática será multimídia. Ou seja, o candidato terá acesso a um computador com imagens e materiais audiovisuais de casos clínicos.

Para todas as especialidades, menos para a Neurocirurgia (porque para ela há uma terceira fase, a entrevista), essa prova tem um peso maior: 50% da nota final. Normalmente, a prova conta com 10 casos clínicos, e um total de 40 questões no padrão IAMSPE: bastante diretas.

Santa Casa

Na Santa Casa, a prova prática será no dia 18 de dezembro de 2021, tanto de manhã quanto de tarde: você será alertado sobre em qual período deverá comparecer. Novamente, o local exato será divulgado ainda, mas as provas ocorrerão em São Paulo.

Nessa instituição, a prova vale 40% da nota total. E o formato do teste é bastante tradicional: 5 estações correspondentes às áreas de Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia e Medicina Preventiva e Social.

Essa prova é considerada como basicamente um exame oral. Pode ser que tenha ou não procedimentos a serem feitos, mas o estilo é aquele de que “ou você sabe, ou não sabe”. Ou seja, não terá muito espaço para muita dúvida.

Einstein

A prova do Einstein, por sua vez, acontece nos dias 4 e 13 de janeiro de 2022. Elas serão aplicadas no próprio Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, mas as entradas e salas ainda serão divulgadas com exatidão.

Essa instituição costuma cobrar os mesmos conteúdos da prova objetiva. Mas também avalia outras habilidades não cognitivas. Serão 5 estações para passar, com 9 minutos de duração para cada.

A banca avaliadora do Einstein valoriza muito o relacionamento entre médico e paciente. Quando isso não acontece, o ator ou examinador pode não oferecer ao candidato todos os detalhes essenciais para a solução da tarefa. Então, priorize essa questão! 

O tempo será usado para ler o caso e realizar as tarefas. Isso significa que se concentrar é a chave para o sucesso. Para completar, cada estação contará com atores e profissionais de saúde, para aperfeiçoar a simulação de condutas reais.

USP-RP

A USP-RP aplica a prova prática no dia 4 de dezembro de 2021, no Ambulatório Geral do HCFMRP, no Campus Universitário. O início do teste está agendado para as 11h.

A prova também abrange as 5 grandes áreas da Medicina, o que resulta em 5 estações cobradas. Conforme está escrito no edital, cada candidato passará por somente uma estação por ambiente.

A avaliação se volta para a conduta do médico na simulação de uma situação médica. Seu conhecimento técnico também será observado. O peso dessa prova também é um pouco mais alto: 50% da sua classificação diz respeito a ela, então é fundamental se dar bem.

A prova dessa instituição é considerada um pouco mais longa e pesada. Por isso, procure focar bastante no que precisa ser feito e preste atenção na sua conduta para não se perder no meio da explicação.

Pronto, agora você já sabe quais são as datas e locais das provas práticas de São Paulo

É isso aí! Agora você já está por dentro das datas e locais das provas práticas mais importantes de São Paulo e sabe exatamente o que rola em cada uma delas. Sendo assim, ainda dá tempo de otimizar sua preparação para garantir um ótimo resultado e, é claro, a tão sonhada vaga na residência médica.E sabe o que mais pode ajudar? Ficar por dentro dos guias estatísticos dessas instituições. Você encontra tudo na página de Guias da Medway, então não perca tempo, acesse e descubra com mais detalhes o que você vai enfrentar nos processos seletivos das instituições de São Paulo.

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.