Dicas de organização e gerenciamento do tempo para a prova do Enare

Conteúdo / Residência Médica / Dicas de organização e gerenciamento do tempo para a prova do Enare

Preparar-se para as provas de residência médica é um desafio que vale a pena ser enfrentado e superado. Além de ter a sensação gratificante de passar na avaliação, o médico começa uma nova e importante etapa em sua carreira: a especialização.

Por meio do Enare, é possível acessar um programa de RM em uma instituição renomada do Brasil. Veja como se organizar e gerenciar o tempo para a prova do Enare!

O que é o Enare?

O Exame Nacional de Residência Médica (Enare), criado em 2020, é uma avaliação realizada pela Ebserh para selecionar os candidatos que desejam ingressar em programas de residência médica, uni e multiprofissionais.

O Enare é organizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e tem como objetivo avaliar o conhecimento e as habilidades dos candidatos que desejam se especializar, fazendo residência médica.

A primeira edição do Enare teve participação de oito instituições e 304 vagas, que foram disputadas por mais de 4 mil candidatos. A partir de 2021, foi aberta a possibilidade de novas instituições se cadastrarem.

Como funciona o processo seletivo do Enare?

O Enare é realizado anualmente, sendo composto por uma prova objetiva, que aborda conhecimentos gerais e específicos da área de atuação do candidato, e uma análise de currículo.

Podem participar do Enare/Ebserh médicos já formados e médicos em formação, desde que estejam no último semestre. Para as residências uni e multiprofissionais, é permitida a participação de profissionais da área de saúde já graduados e que apresentem regularidade nos Conselhos Profissionais de Saúde.

A prova do Enare apresenta questões de múltipla escolha, com temas como Clínica Médica, Cirurgia, Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia, Medicina Preventiva e Social e outras áreas mais específicas de cada especialização.

Após realizar a prova do Enare, os candidatos são classificados de acordo com a sua pontuação e os melhores colocados são convocados para a segunda fase do processo seletivo, que é a análise de currículo, em que são avaliados seus títulos e experiências profissionais, como forma de complementar a avaliação feita na prova.

Depois de analisado o currículo, há uma nova pontuação resultante da fórmula: NF = (Nota da Primeira Etapa x 9) + (Nota da Segunda Etapa x 1) + (pontuação adicional, se houver).

Ao final do processo seletivo, os candidatos aprovados são convocados para a matrícula no programa de residência da Ebserh. Eles podem escolher as instituições de seu interesse acessando a plataforma do Enare. No Enare 2024, há três oportunidades de escolha:

·         primeira oportunidade: 22/01 a 26/02/2024, antes da matrícula (01/02/2024);

·         segunda oportunidade: 26/02/2024 a 27/02/2024;

·         terceira oportunidade: 12/03 a 13/03/2024.

Quais são os benefícios de participar do Enare? 

Fazer a prova do Enare oferece alguns benefícios para o profissional e/ou estudante. Um dos principais é a data única em que ele é realizado.

Alguns candidatos, quando se inscrevem em provas de residência médica, precisam escolher qual processo seletivo vão prestar. É normal que duas instituições marquem a mesma data de efetivação da prova, fazendo com que o candidato tenha que optar por somente uma delas. Com a prova do Enare é diferente, pois ela é aplicada em todo o país em uma data específica.

Como a prova se dá em diferentes cidades, incluindo todas as capitais, uma segunda vantagem é gastar menos com deslocamentos. Podemos citar outros benefícios, como:

·         mais vagas;

·         custo de inscrição mais baixo;

·         qualidade do processo seletivo mais alta, pois é padronizado;

·         possibilidade de se preparar melhor para a prova, considerando que não é necessário se ajustar a diferentes exigências de bancas diversas;

·         menos burocracia.

Como se organizar para estudar para o Enare?

Há formas diferentes, é claro, de estudar para a prova do Enare. Separamos algumas que ajudam o candidato a orientar melhor seus estudos:

Conheça o edital da prova

O edital é um documento que contém todas as informações importantes sobre a prova do Enare, como o conteúdo programático, a forma de avaliação, o cronograma e outros detalhes relevantes.

Dessa forma, é possível identificar quais são os temas mais recorrentes e quais merecem mais atenção durante a sua preparação. A rotina de estudos deve se manter alinhada com os assuntos que serão cobrados na prova.

Elabore um cronograma de estudos personalizado

Recomenda-se organizar um cronograma personalizado de estudos que se ajuste ao seu dia a dia e maximize o seu rendimento.

Uma dica importante é dividir o seu tempo de estudo em blocos menores e intercalá-los com pausas para descanso. Estudos mostram que a técnica de Pomodoro, que consiste em estudar por 25 minutos e fazer uma pausa de 5 minutos, pode aumentar a sua produtividade e concentração.

Avalie os melhores horários para estudar, aqueles em que você tem maior disponibilidade e também rende mais — afinal, se à tarde você não é produtivo, não convém definir esse horário para se preparar para o exame.

Faça tudo em seu próprio ritmo: não acelere nem seja moroso. Respeite seu potencial e, à medida que for melhorando, reveja as metas.

E, por fim, é fundamental estabelecer metas realistas e alcançáveis para cada sessão de estudo. Isso ajudará a manter a sua motivação e a acompanhar o seu progresso ao longo do tempo.

Priorize os assuntos mais difíceis ou os mais importantes, o que ajudará a aproveitar melhor seu tempo.

Revise os conteúdos 

A revisão do conteúdo é um importante passo para se preparar para a prova do Enare. É necessário rever os principais temas que cairão na prova, incluindo as grandes áreas da Medicina e os conhecimentos específicos de sua especialização.

Fazer simulados dentro do processo de revisão é outra estratégia eficaz, pois eles ajudam a familiarizar o candidato com o formato da prova, com o tipo de questões que serão cobradas e o tempo de duração do exame. Procure sempre responder a questões de provas anteriores para treinar.

Utilize a tecnologia ao seu favor

Existem diversas ferramentas e recursos tecnológicos disponíveis que podem ajudar os candidatos na preparação para o exame, como os aplicativos de questões, que permitem que os candidatos pratiquem com exercícios e testem seus conhecimentos em diferentes áreas da Medicina.

Esses aplicativos costumam oferecer estatísticas e relatórios de desempenho, o que pode ajudar os candidatos a identificarem suas áreas de maior ou menor dificuldade.

Outra forma de utilizar a tecnologia na preparação para o Enare é por meio de plataformas online de estudo. Há diversos cursos intensivos e extensivos, com materiais que podem auxiliar os candidatos na revisão do conteúdo e na resolução de questões.

Além disso, muitas dessas plataformas oferecem a possibilidade de interação com outros candidatos e professores, enriquecendo ainda mais a experiência.

Agora você sabe como se organizar para a prova do Enare!

Agora, você conhece algumas estratégias que vão te ajudar a se preparar para a prova do Enare. Fique à vontade para fazer bom uso de todas elas!

Convidamos você a fazer um teste grátis de 10 dias do Extensivo ou do Extensivo Base da Medway. Escolha qualquer um dos dois e aproveite!

AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração. Siga no Instagram: @alexandre.remor