Carregando

Entenda o que é Enare e como se preparar para a prova

Se você já está finalizando a faculdade de medicina e pensando na especialização, provavelmente ouviu falar no Enare. A prova surgiu em 2020 com o objetivo de unificar a distribuição de oportunidade de residência médica. 

Assim como todas as provas, o Exame Nacional de Residência Ebserh exige empenho e dedicação. A seguir, vamos te explicar os principais pontos que vão te ajudar com a prova para você ingressar na sua residência médica. Confira! 

Entendendo o Enare

O Enare é um processo seletivo, dividido em duas partes, para o ingresso em residências médicas, tanto uni quanto multiprofissionais, centralizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A seletiva foi lançada pelo MEC em 2020 e conta com a parceria de um hospital militar e oito hospitais universitários federais.

Considerando que cada hospital conta com sistema próprio de avaliação, o Enare surgiu para ajudar o candidato a ingressar no curso de residência médica, democratizando o processo avaliatório e diminuindo a burocracia. 

Candidatos em potencial

Para prestar o exame de residência, é preciso ser formado em medicina ou estar cursando o último semestre da faculdade. Não é permitido repetir programas de residência médica, seja de cursos que você já concluiu ou instituições em que atuou. Também só é permitido fazer uma residência por vez. 

Outro ponto que vale ressaltar é que todos os interessados em fazer a prova de residência Enare precisam estar devidamente regularizados frente aos Conselhos Profissionais de Classe. 

Inscrições e demais informações

Para fazer a inscrição no Enare, basta acessar o site oficial do exame. Nele, também é possível emitir o boleto de participação da prova. No ano anterior, o valor foi de R$270 para especialidades médicas no geral e R$180 para as demais profissões da área. 

No portal, você também pode entender detalhadamente como o sistema de isenção de pagamento de participação da prova funciona e os demais pontos importantes sobre o processo. 

Classificação 

A classificação do Enare acontece por meio das somas das notas da prova escrita, da pontuação adicional e do currículo do candidato. A prova (duas fases) equivale a 90% da nota, enquanto o currículo corresponde aos 10% restantes. A pontuação adicional equipara-se à participação do candidato em programas e projetos de aperfeiçoamento, em regiões prioritárias do SUS, do PRMGFC  e do PROVAB.  

Como se preparar para o Enare

Além dos estudos necessários para concursos e exames, nada melhor que conferir as provas anteriores, não é mesmo? Para te ajudar com essa tarefa, separamos a prova e o gabarito do Enare 2022. Dessa forma, você já tem uma ideia mais clara do que esperar. 

Para conferir este material, basta clicar aqui. Para complementar os seus estudos, nosso time também oferece lives para correção da prova, no canal oficial do YouTube. Com esses vídeos, é possível ter explicações completas de cada uma das questões com os nossos especialistas.

Também vale lembrar que nada substitui um estudo direcionado para os temas e focos que mais caem na prova, hein? No nosso Guia Estatístico do Enare, você confere quais são os temas e focos que mais caem na prova, com base em uma análise das provas dos últimos anos. Ou seja, não dá para chegar no dia da prova sem ter dado uma boa olhada nesse material, que é gratuito! Então não dá bobeira e já clica aqui pra baixar.

Por falar em questões, a prova consiste em perguntas objetivas. Também temos um material exclusivo do Enare 2022, separado por especialidades de residência médica, que você pode conferir aqui.   

Com tantos materiais, fazer a prova do Enare para residência médica fica menos complicado, não é mesmo? Se você fez o Enare 2022 e sente que não teve um bom desempenho, não tem problema! Há outra fase, em que você pode recuperar o seu desempenho contando com a nossa ajuda! 

A gente te auxilia nos estudos

Se você vai prestar a prova de residência médica do Enare este ano e acha que não dá mais tempo de se preparar, saiba que dá sim para chegar ao fim do ano com chances REAIS de ser aprovado – só que para isso você precisa fazer TUDO certo, e isso inclui estudar com foco e direcionamento para as instituições em que você quer ser aprovado.

Para isso, a Medway fez o Intensivo Enare! Lá você vai ter aulas focadas nos assuntos que mais caem no Enare, incluindo um guia estatístico completo para direcionar os seus estudos! Ainda tem dúvidas se o curso é pra você? Então inscreva-se para testar o Intensivo Enare grátis por 7 dias!

Além dos cursos que estão para chegar, você encontra diversos materiais gratuitos de apoio, como o Academia Medway, composto por guias e e-books. Ainda disponibilizamos um podcast exclusivo e várias informações no nosso blog.

Esteja preparado para ingressar na residência

Gostou de saber mais sobre o Enare? Então, não deixe de conferir nossas outras publicações aqui, no blog, para manter-se informado sobre os próximos testes e conferir materiais exclusivos para auxiliar nos seus estudos.

Conte com a nossa ajuda para estudar adequadamente para as principais provas de residência. Assim como o Enare, te preparamos para se aperfeiçoar na área desejada, com cursos completos e diferenciados, além da parceria de grandes hospitais referências no segmento.   

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar.