Edital de residência médica da Famerp 2021: confira as novidades

As informações sobre o edital de residência médica da Famerp 2022 já estão disponíveis! Para acessar, CLIQUE AQUI.

Se pra alguns isso pode ser motivo pra respirar aliviado, pra outros é um novo gerador de ansiedade – mas a verdade é que ele chegou: o edital de residência médica da Famerp 2021 tá liberado!

O edital da Famerp é meio longo, mas relaxa que a gente te segura! Vamos falar dos pontos mais importantes que você precisa saber e de todas as mudanças que vamos ter pra prova desse ano. E já te dou um spoiler: no processo seletivo 2021, a Famerp não vai ter prova prática!

Apenas lembrando que você também precisa ler o edital completo, hein? Você pode baixar o documento na íntegra aqui.

Mas vamos com calma, uma coisa de cada vez! Bora lá?

Inscrições para a residência médica da Famerp 2021 – áreas básicas e acesso direto

  • Quando: de 5 de novembro de 2020, a partir das 8h, a 19 de novembro de 2020, até as 16h
  • Taxa de inscrição: R$ 600,00

As inscrições para a residência médica da Famerp 2021 vão ser feitas pelo próprio site da Famerp, incluindo a emissão do boleto com a taxa de inscrição, no valor de R$ 600,00. É bom lembrar que sua inscrição só é efetivada depois do pagamento da taxa de inscrição, então não deixa pra última hora, hein?

O edital de residência médica da Famerp 2021 foi liberado

Vagas nas especialidades de acesso direto

ProgramaDuraçãoVagas PrevistasForças Armadas
Área Cirúrgica Básica2 anos114
Cirurgia Geral3 anos5 
Clínica Médica2 anos333
Ginecologia e Obstetrícia3 anos111
Pediatria3 anos16 
Acupuntura2 anos2 
Anestesiologia3 anos15 
Cirurgia Cardiovascular5 anos2 
Dermatologia3 anos4 
Infectologia3 anos2 
Medicina de Emergência3 anos4 
Medicina de Família e Comunidade2 anos4 
Medicina Física e Reabilitação3 anos2 
Medicina Nuclear3 anos2 
Neurocirurgia5 anos2 
Neurologia3 anos6 
Oftalmologia3 anos6 
Ortopedia/Traumatologia3 anos8 
Otorrinolaringologia3 anos31
Patologia3 anos3 
Patologia Clínica/Medicina Laboratorial3 anos1 
Psiquiatria3 anos51
Radiologia e Diagnóstico por Imagem3 anos8 

Prova de residência médica da Famerp 2021: o que muda?

Como a gente comentou lá no início, o edital de residência médica da Famerp 2021 define que essa edição não vai contar com prova prática de residência médica. Vão ser duas fases: a primeira, com uma prova teórica, e a segunda, com uma entrevista – mas essas etapas também vão sofrer algumas alterações, então atenção!

Prova teórica

  • Quando: 5 de janeiro de 2021 (terça-feira)
  • Onde: Local a ser divulgado
  • Duração: 4 horas
  • Peso: 9
  • Divulgação do resultado: 13 de janeiro

Com a remoção da prova prática, a prova teórica ganhou ainda mais importância. Segundo o edital de residência médica da Famerp 2021, a primeira fase vai ter, nessa edição, 80 questões, com peso 9, então faça bom uso das 4 horas do exame, hein?

Na Academia Medway, temos vários materiais gratuitos pra te ajudar na preparação para a prova de residência médica: ebooks, guias, minicursos – é só entrar e devorar!

O horário e o local da primeira fase da prova de residência médica da Famerp 2021 ainda não foram divulgados, então é bom ficar atento ao site da Famerp, que é por onde vão ser transmitidas essas e outras informações relevantes.

A divulgação do gabarito é feita no mesmo dia da prova, e o resultado sai na semana seguinte, no dia 13 de janeiro.

Entrevista e Arguição de currículo

  • Envio do currículo: feito na própria inscrição.
  • Entrevistas: entre os dias 25 e 29 de janeiro de 2021.
  • Onde: online, por meio de videoconferência.
  • Peso: 1
  • Divulgação do resultado: 5 de fevereiro

O edital de residência médica da Famerp 2021 deixa bem clara a pontuação de cada parte dessa fase, que vale até 10 pontos e tem peso 1: a análise do currículo representa 80% da nota (até 8 pontos), enquanto que a arguição, 20% (até 2 pontos).

O dia e o horário da entrevista vão ser divulgados até o dia 20 de janeiro. Apenas lembrando que você vai precisar enviar seu currículo no momento da inscrição! Ainda não está com ele pronto? Então dá uma olhada lá nas nossas dicas pra turbinar seu currículo!

Atenção aos protocolos de segurança para a prova!

Como você já bem sabe, a pandemia de Covid-19 gerou muitas mudanças, e os processos seletivos de residência médica não ficariam de fora. Então o edital de residência médica da Famerp 2021, como era de se imaginar, prevê algumas orientações que você precisa levar em consideração.

As principais são que, logicamente, o uso de máscara é obrigatório durante todo o período de prova. Além disso, recomenda-se levar mais de uma em caso de necessidade – candidatos sem máscara não vão poder fazer a prova. Apesar de não constar no edital, recomendamos que você leve álcool em gel para uso pessoal.

Além disso, o edital de residência médica da Famerp 2021 avisa que o local e o horário de prova podem sofrer alterações por causa da pandemia, então fique atento ao site da Famerp!

Agora é só estudar!

Apesar de muita coisa ter mudado para o processo seletivo de residência médica da Famerp 2021, não dá pra desanimar e morrer na praia, né? Todo mundo foi pego de surpresa por essas mudanças, então agora é pisar fundo nos estudos durante essa reta final. Se você ainda não viu, aproveita pra espiar outros editais que já foram divulgados aqui no nosso blog também, como os da Santa Casa, da Unesp, da Unicamp e da USP-SP.

Acha que não dá tempo? Calma, pois dá tempo de sobra pra estudar do jeito certo e com direcionamento para essa prova. O Intensivo São Paulo tem provas de residência médica da Famerp dos últimos 5 anos comentadas e um guia estatístico exclusivo para os alunos, com TODOS os temas que mais caem na prova! Corre que as vagas da turma 2 estão se esgotando!!!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.