Edital de residência médica da Unesp 2021: confira as novidades

Achou que a gente não ia aparecer aqui para te falar do edital de residência médica da Unesp 2021? Pois aqui estamos para te contar as novidades dessa prova tão tradicional. Está pronto?

Agora, já pra adiantar: assim como a Unicamp, que divulgou o edital 2021 há poucos dias, a Unesp também não vai ter prova prática nem entrevista! O processo seletivo de residência médica da Unesp 2021 vai ser composto de prova teórica e análise curricular.

Leia o edital completo da residência médica da Unesp

Continue aqui com a gente para saber as informações mais importantes desse edital. Aqui vamos falar tudo sobre as inscrições, as vagas, a data da prova e as fases do processo seletivo – mas depois faça a leitura completa do edital, hein? Você pode baixá-lo aqui.

Inscrições para a residência médica da Unesp 2021 

  • Quando: De 23 de novembro de 2020 a 2 de dezembro de 2020
  • Taxa de inscrição: R$ 590,00
edital residencia medica unesp
O Hospital Estadual Botucatu (HEBo), importante componente do complexo hospitalar da Unesp (Créditos: Unesp/Reprodução)

De acordo com o edital de residência médica da Unesp 2021, as inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do site da Vunesp.

O passo a passo para se inscrever é fácil: é só localizar o link referente ao processo seletivo de residência médica da Unesp 2021, ler o edital, na íntegra, clicar em “Inscreva-se”, informar seu e-mail ou CPF, cadastrar sua senha pessoal, preencher o formulário com seus dados e clicar em “Confirmar a Inscrição”.

Depois disso, é só imprimir o comprovante e o protocolo de inscrição e, claro, pagar a taxa de inscrição até o dia 2 de dezembro!

Vagas das especialidades de acesso direto

ProgramaDuraçãoVagas PrevistasForças Armadas
Programa de Pré-requisito em Área Cirúrgica Básica2 anos111
Clínica Médica2 anos30* 
Obstetrícia e Ginecologia3 anos8 
Pediatria3 anos16*1
Anestesiologia3 anos53
Cirurgia Cardiovascular4 anos1 
Dermatologia3 anos6 
Infectologia3 anos3 
Medicina de Família e Comunidade2 anos2 
Medicina Esportiva3 anos1 
Neurocirurgia5 anos2 
Neurologia3 anos8* 
Oftalmologia3 anos7 
Ortopedia e Traumatologia3 anos6* 
Otorrinolaringologia3 anos31
Patologia3 anos4* 
Psiquiatria3 anos6* 
Radiologia e Diagnóstico por Imagem3 anos7 

* Programas com bolsas provenientes da SES/SP e do Ministério da Saúde.

Prova de residência médica da Unesp 2021: o que muda?

Como já mencionamos, não vai haver prova prática de residência médica esse ano. O processo seletivo de residência médica da Unesp 2021 vai ser composto de uma primeira fase, composta de uma prova teórica objetiva, e uma segunda fase, composta apenas da análise curricular.

Primeira fase: prova escrita objetiva

  • Quando: 11 de janeiro de 2021, às 14h
  • Onde: Nas cidades de Botucatu e São Paulo, locais a serem definidos
  • Duração: 4 horas
  • Peso: 9
  • Divulgação do resultado: 20 de janeiro de 2021, às 14h

Segundo o edital de residência médica da Unesp 2021, a prova teórica da instituição deve seguir o mesmo formato dos anos anteriores: 100 questões de múltipla escolha com 4 alternativas cada, abrangendo conteúdos das cinco grandes áreas. Essa prova, que é pontuada de 0 a 10, vai ter peso 9 na classificação final.

Na Academia Medway, temos vários materiais gratuitos pra te ajudar na preparação para a prova de residência médica: ebooks, guias, minicursos – é só entrar e devorar!

Apesar de ainda não divulgar o local exato em que os candidatos vão realizar a prova, o edital de residência médica da Unesp afirma que a prova vai poder ser feita em Botucatu ou São Paulo – o local de prova vai ser divulgado a partir do dia 4 de janeiro na Área do Candidato, no site da Vunesp, então fica esperto, hein?

As provas e gabaritos vão ser divulgadas no próprio dia 12 de janeiro, e a lista dos candidatos aprovados para a segunda fase sai no dia 20 de janeiro, a partir das 14h.

Segunda fase: Análise curricular

  • Envio do currículo: De 21 de janeiro de 2021, a partir das 9h, a 25 de janeiro de 2021, até as 17h
  • Peso: 1
  • Divulgação do resultado: Até 4 de fevereiro de 2021

Pontuada de 0 a 10, a segunda fase do processo seletivo de residência médica da Unesp 2021 vai ser composta de uma análise curricular. No período indicado no edital, todos os candidatos classificados para a segunda fase vão ter que fazer upload em um único arquivo com extensão PDF de até 5MB do curriculum vitae por meio de um endereço eletrônico específico.

Os documentos precisam ser organizados assim: capa; lauda de uma página em fonte Times New Roman tamanho 12, apresentando uma reflexão crítica do seu currículo, cópia do diploma de graduação ou declaração de conclusão do curso, cópia do histórico escolar da graduação, texto descritivo do currículo e respectivos documentos comprobatórios.

Tudo isso está descrito no edital de residência médica da Unesp 2021, então nada de pular a leitura do edital na íntegra! E só pra deixar bem claro: NÃO vai ter arguição do currículo este ano na Unesp! Ou seja, sem entrevista. Então, MANDA BEM nesse currículo, entendido? Já demos boas dicas de como turbinar seu currículo aqui no blog, vale a pena dar uma olhada!

A lista com o resultado final do processo seletivo de residência médica da Unesp 2021 sai no dia 4 de fevereiro.

Atenção aos protocolos de segurança para a prova!

E claro que não podia faltar no edital de residência médica da Unesp 2021 itens relacionados à pandemia do novo coronavírus e os cuidados que vão ser tomados no dia da prova teórica.

edital residencia medica unesp
Fachada do Pronto-Socorro Pediátrico (PSP) da Unesp (Créditos: Unesp/Reprodução)

Além das orientações que você já imagina, como a de não comparecer ao local de prova se estiver com sintomas de Covid-19 e a de permanecer no local de máscara de proteção facial, todos os candidatos vão ter que se submeter à aferição da temperatura na entrada do prédio. A temperatura máxima permitida será 37,5º. Se a temperatura aferida for igual ou maior que 37,6º, serão realizadas mais duas aferições e, após a terceira aferição, se a temperatura ainda for igual ou superior a 37,6º, o candidato é eliminado.

O edital de residência médica da Unesp 2021 ainda recomenda que o candidato leve álcool em gel para uso pessoal e também uma garrafa ou utensílio para acondicionamento da água, já que não vai ser permitido beber água diretamente do bebedouro.

Quais as dicas para mandar bem na prova da UNESP?

Se você vai prestar a prova e quer saber quais os principais assuntos cobrados dentro de cada grande área, com aulas direcionadas para cada um desses temas, além de realizar questões comentadas por quem é da casa e simulados originais no estilo da instituição, vou te fazer um convite. Acabamos de abrir 10 vagas extras do Intensivo São Paulo, hein? Mas corre, pois estão se esgotando!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar.