Edital de residência médica da Unifesp 2021: confira as novidades

As informações sobre o edital de residência médica da Unifesp 2022 já estão disponíveis! Para acessar, CLIQUE AQUI.

não param de chegar! Eles quem? Ora, os editais dos processos seletivos de residência médica desse ano. Agora é o tão esperado edital de residência médica da Unifesp 2021 que já está entre nós e, assim como fizemos com os editais da Famerp, USP, Unicamp, Santa Casa e Einstein, divulgados nos últimos dias, aqui estamos para trazer as principais novidades de como vão ser as provas de residência médica da Escola Paulista de Medicina (EPM).

O edital de residência médica da Unifesp 2021 prevê que os aprovados no concurso terão vivência prática no Hospital São Paulo
Fachada do Hospital São Paulo

Como a gente não gosta de enrolação, vamos direto para o que você mais quer saber: vai ter prova prática SIM, mas não é uma prova prática qualquer: é uma prova informatizada, também conhecida como prova multimídia! Segundo o edital de residência médica da Unifesp 2021, o processo seletivo desse ano, assim como nos outros, vai contar com duas fases. A primeira, com uma prova teórica, e a segunda, com a prova prática informatizada e uma entrevista com análise curricular.

Você pode baixar o edital do processo seletivo de residência médica da Unifesp 2021 aqui. E como já conversamos por aqui, quando falamos tudo sobre a prova de residência médica da Unifesp, o ideal é que você faça a leitura completa do edital, hein?

Mas agora continue aqui com a gente para saber tudo sobre como vai ser o processo seletivo de residência médica da Unifesp esse ano!

Inscrições para a residência médica da Unifesp 2021

  • Quando: de 30 de outubro de 2020, a partir das 16h, a 27 de novembro de 2020, até as 20h59
  • Taxa de inscrição: R$ 670,28

As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas pela internet, usando os links disponíveis no edital para cada uma das especialidades. No site da Coreme, você também encontra o edital de residência médica da Unifesp 2021 completo e a Área do Candidato.

Depois de se inscrever, é só pagar a taxa de inscrição por meio do boleto bancário, que também é disponibilizado no site da Coreme. Fique atento, pois a data máxima para fazer o pagamento é dia 27 de novembro! Você vai poder confirmar sua inscrição acessando a Área do Candidato.

Vagas das especialidades de acesso direto

ProgramaDuraçãoVagas PrevistasForças Armadas
Acupuntura02 anos3 
Anestesiologia03 anos5 
Área Cirúrgica Básica02 anos171
Cirurgia Cardiovascular05 anos2 
Cirurgia Geral03 anos6 
Clínica Médica02 anos484
Dermatologia03 anos71
Genética Médica03 anos2 
Infectologia03 anos5 
Medicina de Emergência03 anos6 
Medicina de Família e Comunidade02 anos4 
Medicina de Tráfego02 anos1 
Medicina Esportiva03 anos5 
Neurocirurgia05 anos21
Neurologia04 anos54
Obstetrícia e Ginecologia03 anos12 
Oftalmologia03 anos10 
Ortopedia e Traumatologia03 anos151
Otorrinolaringologia03 anos7 
Patologia03 anos4 
Patologia Clínica e Medicina Laboratorial03 anos2 
Pediatria03 anos18 
Psiquiatria03 anos132
Radiologia e Diagnóstico por Imagem03 anos12 
Radioterapia04 anos2 

Prova de residência médica da Unifesp 2021: o que muda?

Como já comentamos, o edital de residência médica da Unifesp 2021 trouxe que esse ano vai ter uma prova prática informatizada, ou seja, não vai ter a tradicional prova prática de habilidades que também fazia parte da segunda fase do processo seletivo de residência médica para as especialidades de acesso. Já para a primeira fase, pouca coisa muda!

Primeira fase: prova objetiva de múltipla escolha

  • Quando: 6 de dezembro de 2020 (domingo), às 13h
  • Onde: Local a ser divulgado.
  • Duração: 3 horas.

O edital de residência médica da Unifesp 2021 confirma que a primeira fase da EPM continua praticamente com a mesma estrutura: 100 questões de múltipla escolha com quatro opções de resposta. A prova teórica corresponde a 100% da nota da primeira fase, podendo ter peso 5 ou 6, dependendo da especialidade.

O edital de residência médica da Unifesp 2021 prevê que a primeira fase da prova será de múltipla escolha

Já sabemos que vai acontecer na parte da tarde, mas o edital de residência médica da Unifesp 2021 não divulga o local da prova, então fica esperto, pois essa informação vai ser divulgada nos dois endereços do Coreme que estão no edital (esse e esse) até o dia 25 de novembro, por meio do seu número de inscrição.

Além disso, algo que dificilmente muda: a prova abrange conteúdos das cinco grandes áreas, e contamos os 6 focos que mais caem em cada uma delas no nosso Guia Estatístico da Unifesp.

O gabarito vai ser divulgado no dia 6 de dezembro, já a divulgação dos resultados parciais acontece no dia 12 de dezembro e os resultados finais, apenas no dia 18 de dezembro.

Segunda fase: Prova prática informatizada e entrevista e análise curricular

Prova prática informatizada

  • Quando: 10 de janeiro de 2021, às 8h
  • Onde: Local a ser divulgado

Prova multimídia não é novidade na Unifesp! Aqui no nosso blog, quando contamos tudo sobre a prova de residência médica da Unifesp, falamos sobre essa etapa. O edital de residência médica da Unifesp 2021, porém, não traz muitos detalhes sobre a estrutura da prova, apenas que vai ser uma prova informatizada, com conteúdo das cinco grandes áreas.

O local e o horário vão ser divulgados na data da convocação, no dia 18 de dezembro e, para participar, o documento afirma que os candidatos vão ter que ter disponível todo o período das 7h30 às 21h do dia agendado.

A prova prática informatizada pode ter peso 4 ou 3, dependendo da sua especialidade.

Em 2019, a prova foi composta de 50 questões de múltipla escolha envolvendo obrigatoriamente alguma imagem, podendo ser um gráfico estatístico até uma foto de alguma lesão de pele. Também havia questões com exames de imagem para interpretação (de radiografia a ressonância magnética!), em geral relacionadas a algum caso clínico.

Com o CRMedway, nosso curso de prova prática, você recebe a melhor preparação para mandar bem nessa etapa, não só na prova de habilidades, mas também na prova multimídia, mostrando como você pode transformá-la no seu maior diferencial! Você consegue realizar todo o treinamento para uma prova multimídia de forma 100% online com o CRMedway Online.

Se quiser aprofundar ainda mais a sua preparação, pode se inscrever no CRMedway Presencial! Já temos 9 turmas fechadas em 2020 e estamos analisando a abertura de uma turma 10. Você pode se inscrever na lista de espera clicando AQUI!

Se você tá na dúvida se vale a pena realizar esse tipo de preparação, sugiro que você assista ao nosso Minicurso de Prova Multimídia. São 3 aulas em que você vai conferir como funciona esse padrão de prova e as nossas dicas e segredos pra você mandar bem em qualquer prova multimídia! Aproveite que ele é gratuito

O gabarito da prova prática informatizada vai ser divulgado no dia 10 de janeiro por meio dos dois sites disponibilizados no edital.

Entrevista e análise curricular

  • Quando: De 14 a 20 de janeiro de 2021
  • Onde: Locais a serem divulgados

Com peso 1 na classificação final de todas as especialidades, a etapa de entrevista e análise curricular não teve os locais divulgados no edital de residência médica da Unifesp 2021, mas muita coisa já está bem explicadinha lá para cada um dos programas de residência médica da instituição – e você deve ficar sabendo da data e do local da sua entrevista no dia da divulgação da convocação para a segunda fase, no dia 18 de dezembro.

Cada especialidade tem uma orientação diferente para o envio do currículo e outros materiais. Alguns programas pedem que o envio seja feito até 7 dias antes da entrevista, mas alguns pedem 10 dias de antecedência, por exemplo. Mais um motivo pra você ler o edital completo e checar quais são os passos no caso da especialidade que você escolheu – e nada de deixar o currículo pra última hora, hein? Já comece a deixar tudo pronto seguindo nossas dicas para turbinar seu currículo.

E mesmo fazendo esse envio antecipado, o edital de residência médica da Unifesp 2021 afirma que os candidatos precisam ir à entrevista munidos de documento de identidade, histórico escolar e do próprio currículo contendo uma foto 3×4 recente e colorida.

Quer saber quanto vale o seu currículo? Então faça o teste no nosso Simulador de nota do currículo e, ao final, receba sua nota baseada nas bancas de São Paulo e sua nota em relação ao Brasil como um todo!

Os resultados parciais da segunda fase saem a partir do dia 22 de janeiro, mas os resultados finais você só vai saber no dia 4 de fevereiro!

Apenas lembrando que o CRMedway, além de te preparar para as provas práticas, também vem com um curso completo de preparação para entrevista! São mais de 6 horas de aula contando o segredo dessa etapa!

Atenção aos protocolos de segurança para a prova!

O edital de residência médica da Unifesp 2021, diferente dos que foram divulgados nos últimos dias, não traz muitas menções à pandemia de Covid-19, exceto pela obrigatoriedade do uso de máscara facial durante a realização das provas – algo que você provavelmente já imaginava, não é?

E se você quer continuar sabendo tudo sobre a residência na Unifesp, por que não começar pelo nosso artigo sobre a especialização em Cirurgia Geral na instituição? É só clicar na imagem abaixo!

Edital de residência médica da Unifesp 2021: Cirurgia Geral

Pronto para mandar bem?

Agora que os editais estão saindo, está batendo aquela insegurança? Calma que a gente já está na reta final, mas ainda dá tempo de sobra pra estudar do jeito certo e com direcionamento e chegar no dia 6 de dezembro com chances reais de mandar bem na prova teórica da Unifesp e passar pra segunda fase!

Bora arregaçar as mangas e correr atrás? O Intensivo São Paulo tem provas de residência médica da Unifesp dos últimos 5 anos comentadas e um guia estatístico exclusivo para os alunos, com TODOS os temas que mais caem na prova. São 40 aulas direcionadas para a prova de residência médica da Unifesp!

Sabia que, no último ano, mais da metade dos aprovados na Unifesp fizeram Medway? A turma 2 já está esgotada, mas já deixa seu nome na lista de espera do Intensivo São Paulo para receber o aviso de novas vagas – que, atendendo a pedidos, devem chegar em breve!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração.