Edital de residência médica da Unifesp 2022: tudo que você precisa saber

Chegou a vez dela, a Escola Paulista de Medicina! O edital de residência médica da Unifesp 2022 está entre nós e, como prometido, aqui estamos para te contar as novidades sobre a prova deste ano. Já te adianto que vai ter prova prática sim, e vai ser multimídia!

Aliás, se você quiser ficar por dentro das notícias mais importantes das principais provas de residência médica 2022, acesse nossa central de cobertura! Lá nós falamos sobre provas, datas, lives de revisão e de correção, e muito mais!

Pronto para conquistar sua aprovação na residência médica da Unifesp 2022? Antes de partirmos para as novidades, lembre-se de que é muito importante ler o edital na íntegra, hein? Você pode acessá-lo clicando aqui.

Agora bora para as novidades?

Inscrições para a residência médica na Unifesp 2022

  • Quando: De 22 de outubro, a partir das 7h, até 17 de novembro (até às 23h59)
  • Taxa de inscrição: R$ 750,00
  • Onde: via internet, por meio do site da coreme da Unifesp

As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas pela internet, no site da Coreme! Lá você também encontra o edital de residência médica da Unifesp 2021 e várias outras novidades do processo seletivo, como divulgação dos locais de prova, resultados, entre outras informações sobre as etapas do processo seletivo.

Depois de se inscrever, é só pagar a taxa de inscrição por meio do boleto bancário, que também é disponibilizado no site da Coreme. Fique atento, pois a data máxima para fazer o pagamento é dia 17 de novembro (no horário bancário)!

Vagas das especialidades de acesso direto

ProgramaDuraçãoVagas PrevistasForças Armadas
Acupuntura02 anos3 
Anestesiologia03 anos4 1
Cirurgia Cardiovascular05 anos2 
Cirurgia Geral03 anos16 2
Clínica Médica02 anos475
Dermatologia03 anos8
Genética Médica03 anos2 
Infectologia03 anos4 1
Medicina de Emergência03 anos6 
Medicina de Família e Comunidade02 anos4 
Medicina de Tráfego02 anos3 
Medicina Esportiva03 anos5 
Medicina Intensiva03 anos10
Neurocirurgia05 anos3
Neurologia04 anos72
Obstetrícia e Ginecologia03 anos11 1
Oftalmologia03 anos7 3
Ortopedia e Traumatologia03 anos124
Otorrinolaringologia03 anos6 1
Patologia03 anos4 
Patologia Clínica e Medicina Laboratorial03 anos2 
Pediatria03 anos18 
Psiquiatria03 anos15
Radiologia e Diagnóstico por Imagem03 anos11 1
Radioterapia04 anos2 

Prova de residência médica da Unifesp 2022: o que muda

Assim como em 2020, a Unifesp vai contar com, além de uma primeira fase com prova teórica objetiva, uma segunda fase composta de prova prática multimídia e entrevista. Mas, antes disso, vamos dar uma olhada em como vai ser a primeira fase:

Primeira fase: Prova teórica

  • Quando: 5 de dezembro de de 2021 (domingo), às 13h
  • Onde: Local a ser divulgado
  • Duração: 3 horas

O edital de residência médica da Unifesp 2022 confirma que a primeira fase da EPM continua praticamente com a mesma estrutura: 100 questões de múltipla escolha com quatro opções de resposta. A prova teórica corresponde a 100% da nota da primeira fase, com peso 5 na nota final do processo seletivo.

Já sabemos que vai acontecer na parte da tarde, mas o edital de residência médica da Unifesp 2021 não divulga o local da prova, então fica esperto, pois essa informação vai ser divulgada no site da Coreme que está no edital até o dia 25 de novembro.

Além disso, algo que dificilmente muda: a prova abrange conteúdos das cinco grandes áreas, e contamos os 5 focos que mais caem em cada uma delas no nosso Guia Estatístico da Unifesp.

O gabarito vai ser divulgado no dia 5 de dezembro, já a divulgação dos resultados parciais acontece no dia 11 de dezembro e os resultados finais, apenas no dia 17 de dezembro.

Segunda fase: Prova prática multimídia e entrevista

Prova prática multimídia

  • Quando: 9 de janeiro de de 2022 (domingo), a partir das 7h
  • Onde: Local a ser divulgado

Prova multimídia não é novidade na Unifesp! Aqui no nosso blog, quando contamos tudo sobre a prova de residência médica da Unifesp, falamos sobre essa etapa. O edital de residência médica da Unifesp 2022, porém, não traz muitos detalhes sobre a estrutura da prova, apenas que vai ser uma prova informatizada, com conteúdo das cinco grandes áreas.

O local e o horário vão ser divulgados na data da convocação, no dia 17 de dezembro e, para participar, o documento afirma que os candidatos vão ter que ter disponível todo o período das 7h30 às 21h do dia agendado. Essa prova vai ter peso 4 na sua nota final do processo seletivo de residência médica da Unifesp.

Uma dica para você ter a experiência de como é essa prova é o nosso e-book contendo a Prova de Multimídia da Unifesp 2021 na íntegra, com os enunciados originais e imagens exclusivas selecionadas pelo nosso time de professores. Baita oportunidade, né? Clique AQUI e faça o download!

O gabarito da prova multimídia de residência médica da Unifesp 2022 vai ser divulgado no dia 9 de janeiro.

Entrevista e análise curricular

  • Quando: De 17 de janeiro de 2022 a 21 de janeiro de 2022 
  • Onde: Local a ser divulgado

Com peso 1 na classificação final, a etapa de entrevista e análise curricular não teve os locais divulgados no edital de residência médica da Unifesp 2022, mas muita coisa já está bem explicadinha lá para cada um dos programas de residência médica da instituição – e você deve ficar sabendo da data e do local da sua entrevista no dia da divulgação da convocação para a segunda fase, no dia 17 de dezembro.

Cada especialidade tem uma orientação diferente para o envio do currículo e outros materiais. Alguns programas pedem que o envio seja feito com bastante antecedência, então não deixe de ler o edital completo, hein? Lá você vai poder checar quais são os passos no caso da especialidade que você escolheu – e nada de deixar o currículo pra última hora, hein? Já comece a deixar tudo pronto seguindo nossas dicas para turbinar seu currículo.

E mesmo fazendo esse envio antecipado, o edital de residência médica da Unifesp 2022 afirma que os candidatos precisam ir à entrevista munidos de documento de identidade, histórico escolar e do próprio currículo contendo uma foto 3×4 recente e colorida.

Quer saber quanto vale o seu currículo? Então faça o teste no nosso Simulador de nota do currículo e, ao final, receba sua nota baseada nas bancas de São Paulo e sua nota em relação ao Brasil como um todo!

Agora, para montar o currículo mais completo e correto possível, aqui vai uma forcinha: baixe agora o ebook gratuito Como ter um currículo padrão-ouro! Lembre-se que todo ponto faz diferença na classificação final e o currículo pode sim aumentar sua nota!

Os resultados parciais da segunda fase saem a partir do dia 25 de janeiro, mas os resultados finais você só vai saber no dia 4 de fevereiro, junto da convocação para a matrícula!

Lembrando que o CRMedway é nosso curso preparatório para a prova prática, onde você vai ter contato, entre diversas outras aulas, com conteúdos preparatórios para a prova de multimídia, como essa mesmo da Unifesp! Como bônus, o CRMedway também tem curso de entrevista e de currículo. Não dorme no ponto e se inscreve agora mesmo clicando aqui embaixo! Aproveita que as turmas estão abertas – inclusive para o CRMedway Presencial, hein? Clique AQUI para se inscrever ou no botão aqui embaixo!

Clique aqui e inscreva-se no CRMedway!

Preparado para a prova de residência médica da Unifesp?

Se você quer aumentar suas chances de aprovação, vem com a gente! Acha que está tarde demais para se preparar? Larga dessa! Dá tempo de sobra para se preparar e chegar à primeira fase da prova de residência médica da Unifesp com chances reais de aprovação se você estudar do jeito certo e com direcionamento, e nisso o Intensivo São Paulo vai te ajudar muito! Lá você conta com 40 aulas direcionadas com foco na prova de residência médica da Unifesp, além de contar com um Guia Estatístico Avançado com todos os temas e assuntos que mais caem em cada grande área na prova de residência médica da Unifesp – assim vai poder direcionar bem melhor os seus estudos com questões! Clique AQUI e inscreva-se agora ou clique no botão abaixo!

Bora conquistar a vaga na residência, a hora é agora! Vem com a Medway PRA CIIIMA!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração.