Edital de residência médica da USP 2021: confira as novidades

As informações sobre o edital de residência médica da USP-SP 2022 já estão disponíveis! Para acessar, CLIQUE AQUI.

Uma ótima notícia para quem estava morrendo de ansiedade e com a impressão de que já estava esperando há 84 anos, como diz a tia do Titanic: o edital de residência médica da USP 2021 está entre nós! E, como prometido, aqui estamos para trazer as principais novidades, assim como também falamos dos editais da Famerp, Santa Casa, Unesp e Unicamp

O edital de residência médica da USP 2021 é o primeiro passo para você ser residente no Hospital das Clínicas
Quer ser residente aqui no ano que vem? Então se liga no edital de residência médica da USP 2021!

Já quer saber de cara quais são as principais novidades desse ano na USP? Te conto a primeira: não vai ter prova prática. Em 2021, o processo seletivo de residência médica da FMUSP vai contar apenas com uma prova teórica – que inclusive está bem diferente dos outros anos – e uma entrevista. Além disso, o edital de residência médica da USP 2021 traz uma série de orientações relacionadas às medidas que vão ser adotadas no dia da prova para prevenção do contágio e combate ao novo Coronavírus.

Você pode baixar o edital do processo seletivo de residência médica da USP 2021 aqui. E como já conversamos por aqui, o ideal é que você faça a leitura completa dele.

Mas fica tranquilo, pois não vamos largar você aí todo ansioso, continue aqui com a gente, pois vamos explicar tudo sobre essas mudanças agora!

Só que, antes de qualquer coisa, eu quero te dar uma dica porque sei que o seu sonho é entrar nessa instituição. Você não quer passar em qualquer residência, quer passar na melhor do país, certo? Então, pra mandar bem na prova de residência médica em 2022 e chegar mais perto da sua vaga na USP, você precisa participar da Jornada de Aprovação na Residência Médica. Serão 4 aulas gratuitas e AO VIVO, entre os dias 4 e 7 de outubro, em que vamos te dar todos os passos para uma preparação padrão-ouro, mostrando qual é o caminho pra alcançar mais de 80% de desempenho nas provas no ano que vem. Agarre essa chance clicando AQUI.

Inscrições para a residência médica da FMUSP 2021

  • Quando: De 9 de novembro de 2020, a partir das 9h, a 27 de novembro de 2020, até as 16h (horário de Brasília)
  • Taxa de inscrição: R$ 620,00

As inscrições para o processo seletivo de residência médica da USP 2021 devem ser realizadas pelo site da FMUSP ou pelo site da Tekyou, empresa que organiza a prova de residência médica da FMUSP.

Depois de se inscrever, é só pagar a taxa de inscrição por meio do boleto bancário que vai ser disponibilizado em no máximo um dia útil da conclusão do preenchimento do formulário de inscrição.

Vagas das especialidades de acesso direto

ProgramaDuraçãoVagas PrevistasForças Armadas
Clínica Médica2 anos40+11*8 + 1*
Medicina de Família e Comunidade2 anos91
Medicina Preventiva e Social2 anos5 
Obstetrícia e Ginecologia3 anos142
Pediatria3 anos391
Programa de Pré-Requisito em Área Cirúrgica Básica2 anos3310
Acupuntura2 anos1 
Anestesiologia3 anos341
Cirurgia Cardiovascular5 anos4 + 1*1*
Cirurgia Geral3 anos32
Dermatologia3 anos91
Genética Médica3 anos2 + 3* 
Infectologia3 anos8 
Medicina de Emergência3 anos22*2*
Medicina do Trabalho2 anos2 
Medicina Esportiva3 anos51
Medicina Física e Reabilitação3 anos10 
Medicina Legal e Perícia Médica3 anos2 + 2*1*
Medicina Nuclear3 anos41
Neurocirurgia5 anos4 
Neurologia4 anos111
Oftalmologia3 anos122
Ortopedia e Traumatologia3 anos171
Otorrinolaringologia3 anos8 
Patologia3 anos9 
Patologia Clínica/Medicina Laboratorial3 anos2 
Psiquiatria3 anos20 
Radiologia e Diagnóstico por Imagem3 anos22 
Radioterapia4 anos5 

* Previsão de bolsas provenientes do Ministério da Saúde

Prova de residência médica da USP 2021: o que muda?

Como já comentamos, o edital de residência médica da USP 2021 trouxe que não vai haver a tradicional prova prática de habilidades na segunda fase do processo seletivo esse ano. Em vez disso, vamos ter a primeira fase, com uma prova teórica, e a segunda fase, com uma entrevista online ou presencial (a depender da especialidade).

Primeira fase: prova objetiva de múltipla escolha

  • Quando: 3 de janeiro de 2021 (domingo), às 9h50 e às 10h50 (verifique seu horário na área do candidato), com fechamento dos portões às 11h50
  • Onde: Local a ser divulgado.
  • Duração: 5 horas.
  • Peso: 9
  • Divulgação de resultado: nota da primeira fase no dia 7 de janeiro de 2021 e lista de aprovados para a segunda fase no dia 15 de janeiro de 2021

Segundo o edital de residência médica da USP 2021, a primeira fase vai ter mudanças importantes. Pra começar, não vai haver prova dissertativa, mas apenas uma prova objetiva de múltipla escolha de 120 questões no modelo ABCD.

Segundo o edital de residência médica da USP 2021, a prova teórica vai valer 90% da nota na classificação final
Prova teórica vai valer 90% da nota final no processo seletivo de residência médica do HC-FMUSP 2021

Essa prova vai valer 100% da nota da primeira fase e vai ter peso 9 na sua classificação, e vai ter duração de 5 horas.

O horário e o local de realização da primeira fase ainda não foram divulgados, mas o edital de residência médica da USP 2021 afirma que essa informação vai ser disponibilizada em até 20 dias antes da prova, na Área do Candidato, então fique atento aos próximos capítulos!

Além disso, o edital de residência médica da USP-SP avisa que a convocação para chegada dos candidatos vai ser em horários diferentes, com o objetivo de evitar aglomerações na entrada do local de prova.

E, claro, tem muita coisa que não muda: a prova abrange conteúdos das cinco grandes áreas, e contamos os 5 temas e focos que mais caem em cada uma delas no nosso novo Guia Estatístico da USP-SP.

A divulgação da nota da primeira fase acontece no dia 7 de janeiro, e a lista de aprovados para a segunda fase sai no dia 15 de janeiro.

Segunda fase: Análise e Arguição de Curriculum Vitae

  • Envio do currículo: De 15 a 18 de janeiro de 2021, às 16h
  • Entrevistas: De 21 a 26 de janeiro de 2021
  • Onde: Online ou presencial, a depender da especialidade
  • Peso: 1
  • Divulgação de resultado: nota da segunda fase no dia 29 de janeiro de 2021 e lista de aprovados no dia 5 de fevereiro de 2021

A segunda fase da prova de residência médica do HC-FMUSP 2021 vai contar apenas com a entrevista, que vai ser feita online no caso da maioria das especialidades – apenas as entrevistas de residência em Clínica Médica na USP vão ser presenciais.

Fachada do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP
Fachada do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP, onde a maioria dos programas de residência médica da USP praticam suas atividades

O edital de residência médica da USP 2021 tem bem explicado como cada especialidade vai realizar essa etapa do processo seletivo, que é avaliada de 0 a 100 pontos e tem peso 1 na classificação final.

Como você deve saber, cada especialidade aborda a entrevista de um jeito diferente. Quer saber como vai ser a sua? Então dá uma olhada aqui nesse artigo em que contamos como é a entrevista de residência médica da USP para cada uma das principais especialidades de acesso.

Vale a pena lembrar que o envio do currículo de residência médica deve ser feito antecipadamente dentro do período definido no edital de 2021 por meio do site da FMUSP ou do site da Tekyou, a partir de um link específico que é disponibilizado durante esse período.

A nota da segunda fase vai ser divulgada no dia 29 de janeiro e a tão aguardada convocação dos aprovados vai sair no dia 5 de fevereiro.

Protocolos de segurança para a prova de residência médica da USP 2021

Como era de se esperar, o edital de residência médica da USP 2021 trouxe algumas medidas de segurança que vão fazer parte da realização das provas, e é preciso estar atento a algumas delas.

Para começar, algo meio óbvio: se estiver com sintomas de COVID-19, não compareça ao local da prova e, claro, esteja de máscara – não vai ser permitida a entrada e nem a permanência no local de prova sem estar de máscara de proteção facial.

Além da convocação para chegada em horários diferentes para evitar aglomerações na entrada do local de prova, na entrada do prédio, todo candidato vai ter que se submeter à medição da temperatura. Quem estiver com temperatura igual ou superior a 37,5º vai ter a temperatura aferida outras duas vezes e, se após a terceira medição a temperatura for igual ou superior a 37,6º, o candidato é dispensado e desclassificado do processo seletivo sem reembolso da taxa de inscrição.

Há ainda algumas recomendações, como levar máscaras adicionais de acordo com o período de duração da prova; levar álcool em gel para uso pessoal; e levar garrafa ou utensílio para água, já que não vai ser permitido beber água diretamente do bebedouro.

O que esperar da residência médica na USP

A residência médica da USP é uma das mais tradicionais do país. A FMUSP oferece 54 programas de especialização, sendo 883 o total de vagas credenciadas e distribuídas entre as especialidades de acesso direto, com pré-requisito e programas de anos adicionais.

Durante os anos de residência, o médico passará pelo Hospital Universitário (HU) da Universidade, pelo Hospital das Clínicas da FMUSP e por UBSs. Isso tudo tomará boa parte do seu tempo. Ainda que a USP seja reconhecida pela sua grande produção acadêmica, 80% a 90% da carga horária dos residentes é dedicada aos estágios práticos — o que é natural, dada a proposta de uma residência médica.

E se você está preocupado com a sua permanência, certamente deve pensar sobre o valor da bolsa de residência na USP. Como esse é um benefício baseado em determinações do próprio Ministério da Educação (MEC), ele raramente varia. Hoje esse valor é de R$3.330,43.

Mas se você quiser tiver um gostinho ainda maior do que esperar da residência médica na USP, se liga! Clique no banner abaixo e descubra tudo sobre o programa de Clínica Médica da instituição.

Edital de residência médica da USP 2021: chegando na residência em Clínica Médica

Ufa, agora é só se preparar!

Como você deve ter percebido, muita coisa em relação ao processo seletivo de residência médica da FMUSP 2021 está acontecendo mais tarde do que nos outros anos. Mas antes tarde do que nunca, então bora revisar os conteúdos pra prova! 

A parte boa disso é que ainda dá tempo de sobra pra se preparar do jeito certo e estudar com direcionamento para essa prova. O Intensivo São Paulo tem provas de residência médica da USP dos últimos 5 anos comentadas e um guia estatístico exclusivo para os alunos, com TODOS os temas que mais caem na prova! Sabia que, no último ano, 1 em cada 3 aprovados na USP-SP fizeram Medway? Corre que as vagas da turma 2 estão se esgotando!!!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar.