Edital de residência médica do IAMSPE 2021: tudo que você precisa saber

Pode respirar que acabou a espera: o edital de residência médica do IAMSPE 2021 foi – finalmente – liberado! Já cobrimos aqui no blog vários outros editais, como da USP-SP, Unicamp, Santa Casa, Albert Einstein e Famerp, e hoje é a vez de trazer as novidades do IAMSPE, outra instituição muito procurada de São Paulo.

Vem saber tudo sobre o edital de residência médica do IAMSPE 2021!

E pra já tirar o mistério do caminho, aqui vai o que você tanto queria saber: a tradicional prova multimídia do IAMSPE tá de pé, mas não vai ter entrevista! E pra você que vai participar desse processo seletivo e concorrer por uma vaga para 2021, se liga nisso aqui: a prova objetiva ficou um pouco menor! E se segura, pois já é no dia 12 de dezembro!

Então já fica aí, pra saber logo das principais novidades, pois agora tempo é mais do que ouro, é aprovação! E não perca tempo pra ler o edital inteiro depois, hein? Você pode baixá-lo na íntegra clicando aqui!

Inscrições para a residência médica do IAMSPE 2021

  • Quando: De 17 de novembro de 2020, a partir das 10h, a 26 de novembro de 2020, até as 23h59
  • Taxa de inscrição: R$ 294,00

Essa parte continua basicamente a mesma coisa de sempre: as inscrições do IAMSPE continuam sendo realizadas pela internet. Segundo o edital de residência médica do IAMSPE 2021, para fazer a sua, você vai precisar entrar no site da Quadrix, empresa responsável pelo processo seletivo.

Depois disso, é só localizar o link correlato ao processo seletivo de residência médica do IAMSPE 2021, ler o edital, clicar em “Faça sua inscrição”, informar CPF e senha (se você já tiver cadastro) ou clicar em Novo Cadastro (se ainda não estiver cadastrado) e depois acessar o cadastro em “Inscrição”. Pelo menos até aqui tudo facinho, né?

Depois de terminar seu cadastro, é só efetuar o pagamento da taxa de inscrição por meio do boleto bancário até o dia 27 de novembro.

Vagas das especialidades de acesso direto

ProgramaDuraçãoVagas PrevistasForças Armadas
Cirurgia Geral3 anos3
Área Cirúrgica Básica2 anos193
Clínica Médica2 anos363
Ginecologia e Obstetrícia3 anos8 
Pediatria3 anos10
Anestesiologia3 anos101
Dermatologia3 anos3 
Infectologia3 anos4
Medicina do Trabalho2 anos1
Medicina Esportiva3 anos3
Medicina Física e Reabilitação3 anos2 
Neurocirurgia5 anos2 
Neurologia3 anos10
Oftalmologia3 anos81
Ortopedia e Traumatologia3 anos81
Otorrinolaringologia3 anos61
Patologia3 anos2
Psiquiatria3 anos12
Radiologia e Diagnóstico por Imagem3 anos101
Radioterapia4 anos1

Prova de residência médica do IAMSPE 2021: o que muda?

Como tínhamos comentado, o edital de residência médica do IAMSPE 2021 deixou claro que a instituição manteve sua prova multimídia este ano. Por outro lado, não vai ter entrevista e nem análise curricular. Pronto pra saber tudo sobre como vai ser a prova de residência médica do IAMSPE? Vamos lá!

Primeira fase: prova objetiva de múltipla escolha

  • Quando: 12 de dezembro de 2020
  • Onde: Local a ser divulgado
  • Duração: 3 horas e 30 minutos

A primeira fase do IAMSPE teve poucas mudanças esse ano. A estrutura permanece a mesma: trata-se de uma prova objetiva pontuada de 0 a 10, mas, em vez de 100 questões, como no ano passado, a prova desse ano vai ter 80 questões. Não à toa a duração dela reduziu em meia hora em comparação com o ano passado, né?

Essa etapa continua tendo peso 5 na classificação final e, apesar de ainda não ter tido o horário e o local divulgados no edital de residência médica do IAMSPE 2021, já sabemos que vai ser na parte da manhã e que o local vai ser divulgado, provavelmente, no dia 9 de dezembro lá no site da Quadrix, então fica de olho, hein?

Mas temos que te lembrar que, em termos de conteúdo da prova, muita coisa não vai mudar. Por isso, vale a pena consultar o nosso post que fala especificamente sobre a prova do IAMSPE, direto ao ponto. Confere lá!

Na Academia Medway, também temos vários materiais gratuitos pra te ajudar na preparação para a prova de residência médica: ebooks, guias, minicursos – é só entrar e devorar!

Segunda fase: Prova prática multimídia (casos clínicos)

  • Quando: 12 de dezembro de 2020
  • Onde: Local a ser divulgado
  • Duração: 1 horas e 30 minutos

Ah, a famosa prova prática do IAMSPE! Achou que esse ano não ia ter? Pois vai ter sim, e esse ano ela tem peso 5, que é o mesmo peso da prova teórica objetiva da primeira fase. Conhecida por ser uma prova multimídia, a segunda fase não está muito detalhada quanto à sua estrutura no edital de residência médica do IAMSPE 2021, mas já te adiantamos por aqui que nos últimos anos a prova trazia 10 casos clínicos, 4 de cada especialidade, com 4 questões para cada caso clínico (um total de 40 questões).

As perguntas são “padrão IAMSPE”: diretas! Quer saber como é isso? Sugiro dar uma olhada no nosso Minicurso de Prova Multimídia – são 3 aulas gratuitas com várias dicas valiosas para mandar bem nesse tipo de prova!

A divulgação dos resultados do processo seletivo de residência médica do IAMSPE 2021 vai acontecer seguindo essas datas: no dia 13 de dezembro acontece a publicação do gabarito da prova objetiva; depois do prazo para os recursos, o gabarito final e os resultados preliminares da prova objetiva saem no dia 29 de dezembro de 2020;  no dia 4 de janeiro sai o resultado definitivo da prova objetiva e a lista de candidatos que vão ter a prova multimídia corrigida; o resultado preliminar da segunda fase vai ser divulgado no dia 20 de janeiro e, finalmente, no dia 27 de janeiro, teremos o resultado final! Ufa!

Protocolos de segurança para a prova de residência médica do IAMSPE 2021

O edital de residência médica do IAMSPE 2021, diferente dos que foram divulgados nos últimos dias, não traz menções à pandemia de Covid-19 ou aos cuidados que vão ser adotados durante a aplicação das provas. De qualquer forma, fica atento à obrigatoriedade de usar máscara de proteção facial, que ainda vale para todo o estado de São Paulo, hein?

Pegou tudo? Então agora é contigo!

Sabemos o quanto você esperou por esse edital e que essa demora tem afetado muita gente! Mas não é hora de desanimar! Ainda dá tempo – e de sobra – pra se preparar do jeito certo e estudar com direcionamento para essa prova e ser aprovado na residência médica dos seus sonhos.

Se você vai prestar a prova de residência médica do IAMSPE e quer saber quais os principais assuntos cobrados dentro de cada grande área, com aulas direcionadas para cada um desses temas, além de realizar questões comentadas por quem é da casa e simulados originais no estilo da instituição, vou te fazer um convite: abrimos 10 vagas extras do Intensivo São Paulo no último fim de semana, hein? Mas corre, pois estão se esgotando rápido!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar.