Edital de residência médica do Sírio-Libanês 2021: tudo que você precisa saber

As informações sobre o edital de residência médica do Sírio-Libanês 2022 já estão disponíveis! Para acessar, CLIQUE AQUI.

E lá vem mais um! Depois dos da Famerp, USP-SP, Unifesp, Unicamp, Santa Casa e Einstein, agora é a hora de falarmos do edital de residência médica do Sírio-Libanês 2021, outra instituição muito celebrada – e concorrida – que finalmente liberou o edital do seu processo seletivo. E nós estamos aqui, como você sabe, pra te passar as principais novidades!

O Sírio-Libanês é uma referência tanto no Brasil quanto fora dele pelos atendimentos de alta complexidade e pela infraestrutura completa e altamente tecnológica. É um sonho pra muita gente que deseja fazer a residência médica em um ambiente bem estruturado com profissionais renomados.

Antes de seguirmos, tenho um recado pra você, que quer passar nas melhores instituições de residência do país: pra mandar bem na prova de residência médica em 2022, você precisa participar da Jornada de Aprovação na Residência Médica. Serão 4 aulas gratuitas e AO VIVO, entre os dias 4 e 7 de outubro, em que vamos te dar todos os passos para uma preparação padrão-ouro, mostrando qual é o caminho pra alcançar mais de 80% de desempenho nas provas no ano que vem. Agarre essa chance que pode mudar a sua vida clicando AQUI.

Agora, sem firula, pois cada segundo conta: assim como outras instituições que já soltaram o edital, o Sírio-Libanês não vai ter prova prática! Segundo o edital de residência médica do Sírio-Libanês 2021, o processo seletivo deste ano será composto apenas de uma prova teórica e de uma entrevista com análise curricular.

Segundo o edital de residência médica do Sírio-Libanês 2021, o processo seletivo pra ser residente aqui vai ser bem diferente esse ano!
Segundo o edital de residência médica do Sírio-Libanês 2021, o processo seletivo pra ser residente aqui vai ser bem diferente esse ano!

Como já falamos em outros posts, o ideal é que você leia o edital na íntegra, então é só clicar aqui pra baixar e ter acesso a ele por inteiro. Em todo caso, continua aqui com a gente pra saber as principais novidades do processo seletivo de residência médica do Sírio-LIbanês 2021!

Inscrições para a residência médica do Sírio-Libanês 2021

  • Quando: De 24 de novembro de 2020 a 9 de dezembro de 2020 até as 14h
  • Taxa de inscrição: R$ 407,00

Segundo o edital de residência médica do Sírio-Libanês 2021, as inscrições vão ser feitas pela internet, exclusivamente por meio do site da Fundação Carlos Chagas, empresa que organiza o processo seletivo de residência médica da instituição. Lá, você também encontra o edital de residência médica do Sírio-Libanês 2021 completo e fica sabendo de outras atualizações do concurso.

Depois de se inscrever, é só pagar o boleto bancário, que também fica disponível no site da FCC, pra confirmar sua inscrição. E fica atento à data máxima de pagamento, hein? Não vão ser consideradas as inscrições nas quais o pagamento do valor da inscrição seja feito no último dia de inscrição, após os horários limites das instituições financeiras. Você não estudou o ano todo pra morrer na praia!

De qualquer forma, a partir do dia 30 de novembro, você vai poder conferir no site da FCC se os dados da sua inscrição foram recebidos e se o valor foi mesmo pago.

Vagas das especialidades de acesso direto

ProgramaDuraçãoVagas Previstas
Anestesiologia3 anos8
Clínica Médica2 anos6
Dermatologia3 anos3
Neurologia3 anos3
Pediatria3 anos6
Radiologia/Diagnóstico por Imagem3 anos6
Radioterapia4 anos2

Outras especialidades oeferecidas

O Sírio-Libanês também oferece vagas em especialidades com pré-requisitos, como Cardiologia, Oncologia Clínica, Endoscopia, Mastologia e Medicina Intensiva. Além disso, há os anos adicionais, que também possuem pré-requisitos, como Endoscopia Digestiva e Ergometria

Prova de residência médica do Sírio-Libanês 2021: o que muda?

Como já comentamos, o edital de residência médica do Sírio-Libanês 2021 trouxe que esse ano não vai ter prova prática, tradicional no concurso. Mas antes, vamos falar da primeira fase.

Primeira fase: prova escrita objetiva

  • Quando: 04 de janeiro de 2021
  • Onde: Local a ser divulgado
  • Duração: 5 horas
  • Peso: 9
  • Divulgação do resultado: 05 de janeiro de 2021

O edital de residência médica do Sírio-Libanês 2021 confirma que a primeira fase continua praticamente com a mesma estrutura: 100 questões de múltipla escolha com cinco opções de resposta. A prova teórica corresponde a 100% da nota da primeira fase e esse ano vai ter peso 9.

Na Academia Medway, temos vários materiais gratuitos pra te ajudar na preparação para a prova de residência médica: ebooks, guias, minicursos – é só entrar e devorar!

O edital de residência médica do Sírio-Libanês 2021 não divulga o local nem horário da prova, então fica esperto pra divulgação dessas informações, que vai ser feita por meio da divulgação do Edital de Convocação para Provas, a ser publicado no site da FCC e no site do Hospital Sírio-Libanês.

Sobre conteúdo, dificilmente aparecerão mudanças: a prova continua abrangendo conteúdos das cinco grandes áreas.

A divulgação do gabarito e das questões da prova escrita acontece no dia 5 de janeiro, a partir das 17h. Já o resultado dessa etapa sai no dia 22 de janeiro.

Segunda fase: Entrevista e análise curricular

  • Quando: 26 a 29 de janeiro de 2021
  • Onde: Presencial, no Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa, na rua Prof. Daher Cutait, 69, Bela Vista, São Paulo, CEP: 01308-060; ou online
  • Envio do currículo: De 24 de novembro de 2020 a 8 de janeiro de 2021
  • Peso: 1
  • Divulgação do resultado: 7 de fevereiro

Com peso 1 na classificação final, a etapa de entrevista e análise curricular vai acontecer de forma presencial ou online, dependendo da especialidade escolhida – o formato de cada uma já está disponível no edital de residência médica do Sírio-Libanês 2021, então confere lá, hein? As informações sobre horário vão ser divulgadas por meio da Área do Candidato no site da FCC e também vão chegar por e-mail!

Todo candidato que passar pra segunda fase tem que ter enviado o CV previamente, hein? Quem não tiver feito o upload do curriculum vitae acompanhado dos documentos comprobatórios no site da FCC dentro do período indicado vai ser considerado desistente e eliminado do processo seletivo!

Não vai deixar o currículo pra última hora, hein? Já comece a deixar tudo pronto seguindo nossas dicas para turbinar seu currículo.

Quer saber quanto vale o seu currículo? Então faça o teste no nosso Simulador de nota do currículo e, ao final, receba sua nota baseada nas bancas de São Paulo e sua nota em relação ao Brasil como um todo!

A publicação do Edital de Resultado vai ser no dia 2 de fevereiro, e os resultados finais saem no dia 7 de fevereiro!

Apenas lembrando que o CRMedway, além de te preparar para as provas práticas, também vem com um curso completo de preparação para entrevista! São mais de 6 horas de aula contando o segredo dessa etapa!

Atenção aos protocolos de segurança para a prova!

O edital de residência médica do Sírio-Libanês 2021 trouxe uma série de orientações quanto aos cuidados para combater o coronavírus. Alguns você já deve imaginar, como a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção facial, distanciamento e higienização das mãos.

Todos os candidatos também vão ter que passar por uma aferição da temperatura corporal na entrada do prédio. Só vai ser permitida a permanência de quem tiver temperatura inferior a 37,5ºC – vão ser realizadas até três medições e, após a terceira aferição confirmando a temperatura mencionada, o candidato é eliminado!

O edital de residência médica do Sírio-Libanês 2021 também recomenda que os candidatos tragam sua própria garrafa d’água para uso individual.

Pronto para mandar bem?

Esse monte de informação do edital de residência médica do Sírio-Libanês 2021 fez surgir aquela insegurança? Calma que a gente já está na reta final, mas ainda dá tempo de sobra pra estudar do jeito certo e com direcionamento para ser aprovado na residência médica do Sírio-Libanês e outras instituições que prestar, chegando no 4 de janeiro com chances reais de mandar bem na prova teórica do Sírio-Libanês e passar pra segunda fase!

Bora correr atrás? O Intensivo São Paulo tem provas de residência médica comentadas dos últimos cinco anos, além de aulas direcionadas e guias estatísticos das principais instituições de São Paulo! Abrimos 10 vagas extras do Intensivo São Paulo neste fim de semana e agora restam poucas! Corre, pois estão se esgotando!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar.