Carregando

Edital de Residência Médica na UERJ: tudo que você precisa saber

E aí, pessoal? Preparados para dar aquela repassada no edital de residência médica na UERJ? Essa é uma das universidades mais concorridas do país, ainda mais quando se trata de Medicina. Então, além de estudar, é bom ficar de olho em todos os detalhes e prazos para não correr risco de deixar nada para trás.

A instituição conta com muitas especialidades, uma infraestrutura incrível e ótimas oportunidades de se especializar. É por isso que todo mundo que abocanha uma vaga por lá também é extremamente preparado em todos os sentidos, inclusive quando se trata de ter esse documento na ponta da língua.

Vamos lá? A seguir, a gente reuniu as informações mais importantes para que você relembre o que é essencial e tire mais essa prova de letra!

Inscrições para a residência médica na UERJ

As inscrições para a prova de residência médica na UERJ serão feitas pela internet, no período de 14/09/2021, às 14h até 14/10/2021, às 23h59. Você tem exatamente um mês para cumprir essa etapa, portanto nada de deixar para última hora!

O valor da inscrição é de R$ 380,00 e deve ser pago via boleto bancário. Não se esqueça de entrar no site para conferir a confirmação do pagamento e evitar algum impasse. Mas não se assuste, porque ela também não acontece de imediato e pode levar até 48 horas.

Não se esqueça de preencher todos os dados com atenção. Há alguns critérios para pontuar adicionalmente nessa prova. Veja se você se encaixa, caso tenha cumprido todos eles, e siga as instruções do edital para garantir esse benefício. Lembrando que ela não eleva a nota máxima da prova, que é 90 pontos, e é válida somente para programas como PROVAB e PRMGFC.

Para se inscrever, é preciso ter concluído a graduação no curso de Medicina, ou fazer parte de um curso que seja concluído até o dia 28/02/2022. Também é preciso ter a situação regularizada junto ao Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ). Candidatos de outros estados devem estar devidamente habilitados para atuar no RJ.

Há também outras determinações mais simples, como estar com as obrigações eleitorais em dia, entre outros, tudo listado no edital. Não deixe de checar cada item e correr atrás para regularizar alguma situação que porventura não esteja ok.

Vagas das especialidades de acesso direto

E em relação às especialidades e vagas? O que e quantas estão disponíveis na residência médica na UERJ para esse edital? Aqui está uma relação completa para que você avalie suas chances e dê uma pesquisada mais a fundo a respeito da concorrência!

  • Anestesiologia (3 anos): 7 vagas
  • Cirurgia Geral (3 anos): 2 vagas
  • Cirurgia Cardiovascular (5 anos): 2 vagas
  • Clínica Médica (2 anos): 20 vagas
  • Dermatologia (3 anos): 6 vagas
  • Ginecologia e Obstetrícia (3 anos): 4 vagas
  • Infectologia (3 anos): 3 vagas
  • Medicina de Família e Comunidade (2 anos): 20 vagas
  • Medicina do Trabalho (2 anos): 2 vagas
  • Medicina Física e Reabilitação (3 anos): 2 vagas
  • Medicina Intensiva (3 anos): 3 vagas
  • Neurocirurgia (5 anos): 2 vagas
  • Neurologia (3 anos): 4 vagas
  • Oftalmologia (3 anos): 5 vagas
  • Ortopedia e Traumatologia (3 anos): 4 vagas
  • Otorrinolaringologia (3 anos): 3 vagas
  • Pediatria (3 anos): 12 vagas
  • Psiquiatria (3 anos): 5 vagas
  • Radiologia e Diagnóstico por imagem (3 anos): 6 vagas

Prova de residência médica na UERJ 2022

Agora é hora de descobrir o que esperam dos alunos na prova de residência médica da UERJ. O que a gente pode dizer de cara é que o processo seletivo será mais curto em comparação a algumas outras universidades.

Isso porque os futuros residentes terão que encarar uma primeira e única fase, de caráter classificatório ou eliminatório. É isso mesmo! Nada de prova prática ou análise curricular para se preocupar (use o tempo de estudos que sobrar e se dedique a outras instituições que você possa querer prestar e que contenham essas etapas). Sendo assim, a pressão fica ainda maior, porque você deverá ter uma nota incrível para passar de primeira.

O exame acontece no dia 14 de novembro de 2021, no Campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Sua duração será de 3 horas.

Chegue com pelo menos meia hora de antecedência ao local, para ouvir as instruções e encontrar a sua sala de prova. Caso você ainda não conheça o campus ou mesmo o trajeto para a universidade, tente realizá-lo com antecedência para calcular seu tempo e não se atrasar.

A prova conta com 60 questões de múltipla escolha, sobre as 5 grandes áreas da Medicina. Ela é pontuada de 0 a 60, e costuma ter questões muito objetivas, sem muitas polêmicas ou aqueles detalhes que a gente só encontra em rodapé de livros.

Por ser uma prova considerada fácil, as notas de corte são bem altas. Mas nada de relaxar, viu? Da mesma forma que a prova é considerada simples, a concorrência aumenta ainda mais, então é muito importante dominar o conteúdo.

Por este motivo, essa também é uma prova que não costuma caber muito recurso. De qualquer forma, ele estará disponível no site da Cepuerj na data determinada após a prova. Há uma série de determinações a serem cumpridas para que o recurso seja aceito, e o aceite depende totalmente da banca examinadora e sua avaliação a respeito da solicitação.

Como é uma prova mais simples, os temas e estruturas de questões são recorrentes. Mais uma vez, a dica é pegar as provas de edições passadas para destrinchar e fazer as questões como forma de estudar. Assim, você já vai pegando o jeito e vê exatamente o que te espera quando chegar a sua vez.

Não há exigências específicas para o material que pode ser usado na prova. Então, siga as recomendações usuais para esse tipo de processo seletivo: caneta preta de corpo transparente e ponta grossa para preencher o cartão de respostas, lápis, apontador e borracha, tudo sem identificação ou qualquer tipo de detalhe chamativo. Leve também uma garrafa de água transparente e sem rótulos ou algo escrito, porque normalmente não é permitido usar bebedouro, ainda mais agora em tempos de pandemia.

Para ser aprovado, é preciso obter 40% da média aritmética das cinco maiores notas. Em caso de empates, os critérios para a galera ser aprovada são os seguintes:

  • Maior nota em Clínica Médica;
  • Maior nota em Cirurgia Geral;
  • Maior nota em Pediatria;
  • Maior nota em Medicina de Família e Comunidade;
  • Candidato mais velho;
  • Sorteio público para empates persistentes.

A divulgação do gabarito preliminar acontece no mesmo dia da prova, pouco tempo depois que ela termina. Por aí, dá para saber como você se saiu e comparar as respostas para ter uma ideia do seu desempenho em cada especialidade.

O resultado oficial e homologado será divulgado um tempo depois: somente no dia 6 de janeiro de 2022! Portanto, é preciso segurar a ansiedade para ter a certeza de que aquela vaga é mesmo sua.

Atenção aos protocolos de segurança da prova

O edital de residência médica da UERJ não pontua nenhuma recomendação específica para esse período de pandemia. Na verdade, esse é um documento muito objetivo e curto, com as informações bem básicas mesmo.

É bom ficar de olho em possíveis retificações ou ir atrás de informações em caso de dúvidas. No mais, é superimportante não abandonar os protocolos de segurança que a gente já conhece para evitar a Covid-19.

Use máscara, leve algumas para trocar antes e depois da prova, mantenha o distanciamento de colegas e aproveite para usar o álcool em gel que estará disponível em pontos do local de prova. É muito importante ser responsável em relação a isso, ainda mais como médico, combinado?

Pronto para mandar bem?

A residência médica na UERJ tem tido cada vez mais procura nos últimos tempos. Não é à toa que a instituição é referência no Brasil, equiparada inclusive às grandes universidades de São Paulo.

Então, se você quer mesmo fazer a sua especialidade por lá, precisa dominar cada cláusula desse edital. Leia o documento completo, além de seguir as nossas dicas aqui, para poder entender todo o esquema perfeitamente e deixar tudo em ordem antes da prova.

Outra observação importante: depois da sua aprovação, será preciso ficar de olho no edital complementar do processo seletivo. É ele que trará todas as informações sobre a sua matrícula, portanto fique esperto para não perder a data e descubra exatamente qual é a documentação necessária para efetivar sua participação.

Vale lembrar que todos os residentes da UERJ têm bolsa! O valor e as determinações para receber também estarão nessa segunda parte do edital.

E aí, está pronto para mandar bem nessa? Se você precisa direcionar melhor seus estudos e se preparar com mais foco na instituição, a gente deixa a dica aqui: corre para a Academia Medway, que tem uma série de materiais gratuitos para ajudar na concentração de seus esforços na busca deste sonho.

Você também pode entrar para um de nossos cursos Extensivos. No Extensivo SP, você se prepara com foco nas instituições do estado, enquanto no Extensivo Programado tem acesso a 4 cursos em 1 e no Extensivo Base, pode se preparar a partir do 5º ano. Faça sua escolha e bora pra cima!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.