Confira a nota de corte das especialidades clínicas na Unicamp

Conteúdo / Residência Médica / Confira a nota de corte das especialidades clínicas na Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas é uma das instituições mais concorridas do país quando se trata de residência médica na região Sudeste. Por isso, você precisa ficar de olho em todos os detalhes. Hoje, a gente traz a nota de corte das especialidades clínicas na Unicamp e outras informações.

As provas para o R3 em Clínica Médica são consideradas bem desafiadoras. Por isso, é importante entender o que o futuro reserva, mesmo que algumas alterações possam acontecer a cada ano. Confira essas e outras informações a respeito das etapas para entrar para a residência!

Como é a prova do R3 de Clínica Médica da Unicamp

Antes de a gente falar sobre a nota de corte das especialidades clínicas na Unicamp, vamos só relembrar que elas exigem como pré-requisito o programa completo de dois anos de residência médica em Clínica Médica em serviços credenciados pela CNRM-MEC.

O último processo para residência médica na Unicamp aconteceu 19/12/2021 na cidade de Campinas. A prova teve peso 90 e foi constituída por testes de múltipla-escolha, contendo 70 questões relacionadas ao programa de pré-requisito, com uma única alternativa correta, pontuada de 0 a 10.

Durante as 4 horas de prova, o candidato deveria permanecer na sala pelo tempo mínimo de 2 horas. Já no dia 20/12/2021, a prova e o gabarito oficial foram publicados no site da Unicamp. Os candidatos com melhor desempenho na 1ª fase foram convocados para a 2ª fase do processo seletivo, conforme especificações do edital.

A seguir, você confere a quantidade de vagas disponíveis para cada subespecialidade clínica e o tempo de duração, incluindo a tão concorrida residência em clínica médica na Unicamp, conforme edital:

  • Alergia e Imunologia (recredenciado) – 1 vaga com duração de 5 anos;
  • Cancerologia / Clínica (recredenciado) – 5 vagas com duração de 3 anos;
  • Cardiologia (recredenciado) – 6 vagas com duração de 2 anos;
  • Endocrinologia (recredenciado) – 4 vagas com duração de 2 anos;
  • Gastroenterologia (recredenciado) – 4 vagas com duração de 2 anos;
  • Geriatria (recredenciado) – 2 vagas com duração de 2 anos;
  • Hematologia e Hemoterapia (recredenciado) – 6 vagas com duração de 2 anos;
  • Nefrologia (recredenciado) – 5 vagas com duração de 2 anos;
  • Pneumologia (recredenciado) – 2 vagas com duração de 2 anos;
  • Reumatologia (recredenciado) – 4 vagas com duração de 2 anos.

Ano adicional

  • Clínica Médica – R3 (credenciamento provisório) – 4 vagas com duração de 1 ano.

Segunda fase para a residência médica da Unicamp

Antes de trazer as notas de corte das especialidades clínicas na Unicamp do último concurso, vamos explicar como foi a segunda fase: composta por análise do curriculum vitae, realizada por uma banca especializada.

Os aprovados para a segunda etapa da prova da Unicamp para residência médica de 2021 tiveram até o dia 19/01/2022 para enviar o currículo e os documentos comprobatórios das informações constantes nele em um único arquivo. Essa fase teve peso 10, pontuada de 0 a 10, e contou com critérios de desempate.

O resultado oficial com os aprovados saiu no dia 25/01/2022. A convocação para matrícula se iniciou em 31/01/2022. Viu só como todo esse processo foi rápido? Agora, vamos falar sobre a nota de corte da Unicamp!

Veja a nota de corte das especialidades clínicas na Unicamp

Agora que já explicamos o funcionamento do último edital, os prazos e as exigências, vamos finalmente falar sobre a nota de corte das especialidades clínicas da Unicamp.

Vale lembrar que essas são as notas dos classificados na prova. Para acessar a lista geral na primeira e na segunda fase, basta verificar o edital no site da instituição. Olha como ficou a nota de corte:

  • Alergia e Imunologia – 4,57;
  • Cancerologia / Clínica – 3;
  • Cardiologia – 3,57;
  • Clínica Médica (R3) – 3,43;
  • Endocrinologia – 5,57;
  • Gastroenterologia – 4,86;
  • Geriatria – 5,57;
  • Hematologia e Hemoterapia – 4;
  • Nefrologia – 3,43;
  • Pneumologia – 3,71;
  • Reumatologia – 4,57.

Uma dica muito importante para quem quer concorrer a uma dessas vagas é acompanhar a nota de corte de corte de todas as outras especialidades da Unicamp. Assim, você fica muito mais ambientado com o nível da prova.

Você já está por dentro da nota de corte. Agora, saia na frente!

E aí? Curtiu nosso papo? Fizemos questão de explicar em detalhes como a nota de corte da Unicamp funciona para você ficar por dentro do nível de exigência dessa prova e se preparar de forma certa.

Acompanhando nossos conteúdos exclusivos aqui, com certeza, você vai ficar mais confiante nessa caminhada e seguir rumo a tão sonhada aprovação em residência médica na Unicamp.

Vem com a gente ser aprovado na Unicamp!

Agora, você já sabe como a nota de corte das especialidades clínicas na Unicamp funciona. Então, que tal complementar a sua preparação para a vaga com conteúdos exclusivos e mais direcionados? Pensando nisso, preparamos um guia com os principais assuntos mais cobrados. Bora para cima!

JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina. Siga no Instagram: @jodamedway