Carregando

Especialidades clínicas na Unicamp 2022: veja a nota de corte

A Universidade Estadual de Campinas possui, além do renome no estado de São Paulo, título de uma das instituições mais concorridas do país quando falamos de residência médica na região sudeste. Por isso, se você quer prestar o processo seletivo por lá, precisa ficar de olho em todos os detalhes. Hoje, a gente traz a nota de corte das especialidades clínicas na Unicamp 2022

Nota de corte das especialidades clínicas na Unicamp 2022
Confira a nota de corte das especialidades clínicas na Unicamp 2022

As provas para o R3 em Clínica Médica são consideradas bem desafiadoras, por isso, é importante entender o que o futuro te reserva, mesmo que algumas alterações possam acontecer a cada ano.

Então, vamos lá? Confira essas e outras informações relevantes a respeito das etapas para entrar para a residência e resultado!

Como é a prova do R3 de Clínica Médica da Unicamp 

E antes de a gente te falar sobre a nota de corte das especialidades clínicas na Unicamp 2022, vamos só relembrar que as especialidades clínicas exigem como pré-requisito o programa completo de dois anos de residência médica em Clínica Médica em serviços credenciados pela CNRM-MEC. 

No último processo, que aconteceu em dezembro de 2021, a prova da primeira fase foi realizada em um domingo, no dia 19/12/2021 na cidade de Campinas. A prova teve peso 90 e foi constituída por testes de múltipla escolha, contendo 70 questões relacionadas ao programa pré-requisito, com uma única alternativa correta, pontuada de 0 a 10. 

Durante as 4 horas de prova, o candidato deveria permanecer na sala pelo tempo mínimo de 2 horas. Já no dia 20/12/2021, a prova e gabarito oficial foram publicados no site da instituição e foram convocados para a 2ª fase do processo seletivo os candidatos com melhor desempenho na 1ª fase, conforme especificações do edital. 

A seguir, você pode conferir a quantidade de vagas disponíveis para cada subespecialidade clínica, conforme edital:

Subespecialidade clínicaVagasDuração
Alergia e Imunologia (recredenciado)2 anos 
Cancerologia Clínica (recredenciado)3 anos 
Cardiologia (recredenciado)2 anos 
Endocrinologia (recredenciado) 2 anos 
Gastroenterologia (recredenciado) 2 anos 
Geriatria (recredenciado) 2 anos 
Hematologia e Hemoterapia (recredenciado)2 anos 
Nefrologia (recredenciado)2 anos 
Pneumologia (recredenciado)2 anos 
Reumatologia (recredenciado) 2 anos 
Clínica Médica – R3 (credenciamento provisório)1 ano 

A segunda fase para a residência médica da Unicamp 2022 contou com a análise do curriculum vitae, realizada por uma banca especializada composta por integrantes do departamento ou disciplina correspondente.

Os aprovados para essa segunda etapa tiveram até o dia 19 de janeiro de 2022 para enviar em um único arquivo, o currículo e os documentos comprobatórios das informações constantes nele. Essa fase teve peso 10, pontuada de 0 a 10. Para a nota em casos de empate, foi considerada a idade, privilegiando o mais velho para a vaga. 

O resultado oficial com os aprovados saiu no dia 25 de janeiro e a convocação para matrícula se iniciou em 31 de janeiro de 2022. Viu só como foi rápido todo esse processo? 

Pra resumir tudo isso e você já começar a se preparar para o próximo processo seletivo, fica de olho no cronograma de 2022 para as subespecialidades clínicas da Unicamp

  • Período de inscrições: 13 a 27/10/2021 às 17h;
  • Valor da taxa de inscrição: R$ 460;
  • Data das provas da 1ª fase: 19/12/2021;
  • Divulgação do gabarito: 20/12/2021;
  • Data das provas 2ª fase: 17 a 19/01/2022;
  • Divulgação do resultado final: 25/01/2022; e
  • Período de matrícula: 08 e 09/02/2022.

Veja aqui a nota de corte das especialidades clínicas na Unicamp 2022

Agora sim, vamos às notas de corte das especialidades clínicas da Unicamp 2022

Vale lembrar que essas são as notas dos classificados na prova. Para acessar a lista geral de classificados na primeira fase e na segunda fase, basta clicar aqui.

Subespecialidade clínicaNota da prova objetiva
Alergia e Imunologia 4,57
Cancerologia Clínica 3
Cardiologia 3,57
Endocrinologia 5,57
Gastroenterologia 4,86
Geriatria 5,57
Hematologia e Hemoterapia 4
Nefrologia 3,43
Pneumologia 3,71
Reumatologia 4,57
Clínica Médica – R3 3,43

E aqueles que têm vontade de saber ainda mais, vem aqui e não deixe de ver o edital de residência médica da Unicamp 2022 e tudo o que você precisa saber! 

Unicamp 2022: confira a prova e o gabarito das especialidades clínicas 

Pra quem quer mesmo saber tudo sobre as especialidades clínicas, é aqui mesmo! Que tal agora você dar uma olhadinha em como foi a prova de especialidades clínicas e conferir o gabarito? Vem com a gente! Clica aqui pra ver a prova e aqui pra conferir as respostas no gabarito oficial! 

Agora você já sabe quais são as notas de corte das especialidades clínicas na Unicamp 2022!

E aí? Gostou da nossa conversa? Está pronto para encarar esse desafio para lá de exigente? Uma coisa temos certeza depois disso tudo: vai valer a pena todo esforço e dedicação que você despender nessa caminhada!

E fica a dica: se vai trilhar o caminho da residência médica, pode contar com a gente! Aqui no blog, nós já contamos tudo sobre como são as provas de residência médica! Dá uma olhada na Academia Medway, recheada de conteúdo gratuito e de excelente qualidade, como Guia Definitivo da Residência Médica na Unicamp. 

Nele, você vai saber tudo que precisa para se tornar um médico residente na Universidade Estadual de Campinas. É tudo mesmo, viu? Desde a preparação até a vida de quem já é residente. Bora brilhar? 

Já conhece o Curso R3 Clínica Médica?

Se você vai prestar essa prova no próximo processo seletivo, já está ligado que vai ter que se preparar muito e com foco e determinação pra se dar bem.

E a gente pode te ajudar a conquistar esse objetivo. Entre para o nosso curso R3 de Clínica Médica e venha estudar com os melhores! A preparação é direto ao ponto e específica para essa finalidade, então não perca essa super chance de conquistar a vaga de seus sonhos.

Vale a pena se esforçar pra estudar nessa instituição de peso e se destacar ainda mais no mercado! Pra isso, não deixe de ler nossos conteúdos e ficar sempre ligado no que você não pode se esquecer para a prova de residência da Unicamp! 

Agora que já falamos das notas de corte das especialidades clínicas na Unicamp 2022, bora pro único lugar possível? Pra ciiiima!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.