Especialidades nas provas de São Paulo: quais estão mais presentes?

Conteúdo / Residência Médica / Especialidades nas provas de São Paulo: quais estão mais presentes?

Fala, pessoal! Sabemos que o processo seletivo de residência médica aborda muitos temas, e acaba sendo inviável falar de todas as áreas, além de desnecessário. Por isso, queremos esclarecer sobre as especialidades nas provas de São Paulo e como elas aparecem nas questões!

Antes de continuarmos, temos a melhor sugestão de curso de preparação para residência médica para vocês ficarem craque nas questões de São Paulo!

Estou falando do Extensivo Medway, nosso curso que conta com mais de 2.950 questões autorais e 15 simulados ao longo do ano! Quer fazer parte da mesma preparação dos mais de 40% dos aprovados na USP-SP, Unifesp, Unicamp, USP-RP e Iamspe em 2023? Clique AQUI para conhecer mais!

E temos novidades para 2024: você pode adquirir o novo Extensivo São Paulo Presencial, que terá o bônus de uma aula presencial toda semana! Agora você tem diversas opções diferentes para se preparar para as provas de residência médica. Venha entender melhor AQUI!

Ainda não acabamos! Você vai poder ter acesso ao teste gratuito de 7 dias desse curso para descobrir! E de quebra poderá conhecer, na prática, os recursos como MedBrain, videoaulas completas e mais de 50 mil questões comentadas e simulados originais que fizeram parte da preparação de muitos candidatos aprovados. Tá esperando o que? Clique AQUI para começar agora!

Enfim, quais são as especialidades nas provas de SP mais presentes?

Sabemos que as provas de residência médica focam nas 5 grandes áreas da Medicina (Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina Preventiva), tanto que os testes objetivos são separados em questões iguais de cada uma dessas áreas.

Não viemos aqui falar sobre essas 5 áreas, mas sim de outros campos da Medicina que aparecem frequentemente no meio de uma questão ou outra. Se você deseja estar preparado para ser residente médico, será importante entender mais sobre isso. Sem enrolação, acompanhe algumas aparições de especialidades nas provas de São Paulo!

Radiologia

Esse aqui era fácil, né? Para muitos, as imagens radiológicas são uma pedra no sapato na preparação para as provas de residência médica. As mais comuns são: 

  • RX de tórax;
  • RX de abdome;
  • TC de crânio;
  • TC de abdome;
  • POCUS.

Essas imagens têm aparecido com cada vez mais frequência nas provas, e em muitas das instituições mais concorridas do Brasil. Em questões de todas as especialidades, porque esse é um tipo de exame frequente na rotina médica e utilizado em uma série de situações e diagnósticos.

Por isso, se você ainda tem dificuldades interpretando raio-x de tórax e abdome, sugiro dar uma olhada no nosso e-book gratuito ABC da radiologia: raio-x de tórax e abdome. Lá nós te damos um passo a passo para a interpretação de radiografia simples de tórax e abdome, ideal para você dar o pontapé inicial nos seus estudos sobre o raio-x e ficar por dentro deste que segue sendo o método de imagem mais disponível nos serviços no Brasil!

Dermatologia

A pele é o maior órgão do corpo humano, e isso não é surpresa para nenhum de vocês, mas por conta da pele estar presente na superfície do nosso corpo, muitas enfermidades serão tratadas se diagnosticadas por causa desse órgão.

Traumas penetrantes, urticárias, ou qualquer patologia que tenha reação na pele fazem uma citação para essa especialidade. Além das cirurgias, que por conta do acesso à parte interna do corpo, precisa passar pelas camadas do maior órgão do corpo.

Ortopedia

Assim como na parte de Dermatologia, vou ter que chover no molhado. A Ortopedia está presente entre as especialidades nas provas de São Paulo justamente por que somos animais vertebrados, compostos por ossos, esqueleto e coluna vertebral.

Para você se provar um residente com bom conhecimento na Medicina, você precisa entender as complexidades de Ortopedia para mostrar que estará apto para atuar em PS ou em outro lugar que precise de um atendimento rápido. Por isso que o programa de Ortopedia envolve Traumatologia também, ambos andam juntos para uma boa atuação!

Psiquiatria

Aqui é bem tranquilo de imaginar, não é? A banca vai passar um histórico do paciente e o candidato vai ter que concluir um diagnóstico. Isso é muito também em provas práticas ou provas multimídias, então estudar os principais transtornos e seus sintomas vai ser de grande ajuda.

Quando a Psiquiatria estiver dentro das questões de Pediatria, os transtornos mais comuns serão aqueles normalmente diagnosticados logo na infância, quando envolve problema de fala, aprendizado e socialização. Em Clínica Médica, será comum os outros transtornos, mas nada impede de parecer uma surpresinha, então não abaixe a guarda!

Otorrinolaringologia

Essa é uma especialidade procurada pelos pacientes para melhorar sua respiração, seu sono, sua audição e equilíbrio, sua voz e deglutição. Claro, existem alguns casos mais cabulosos, entretanto, é muito comum as pessoas não entenderem como algumas enfermidades podem atrapalhar a sua qualidade de vida.

A maioria das questões de Otorrinolaringologia que você encontrará será em Clínica Médica e Pediatria. Quando o assunto for pessoas adultas ou idosas, será comum aparecer casos de tabagismo e vertigem.

Agora você conheceu algumas especialidades nas provas de SP que podem cair!

Espero que tenha gostado de saber das especialidades nas provas de São Paulo! Fique atento caso um desses temas seja seu ponto fraco e estude bastante para entender como a banca da sua instituição prioritária dedica esses temas no processo seletivo. 

E é claro que a Medway está com você para enfrentar esse desafio. Inscreva-se no Extensivo São Paulo e bora estudar com os melhores professores que existem, materiais atualizados e, é claro, uma mentoria especial feita especialmente para atender às suas necessidades. Te esperamos!

MarinaPereira

Marina Pereira

Maranhense, nascida em São Luís em 1991, médica desde 2016, formada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fez residência em Medicina Preventiva e Social na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisa e apreciação por Saúde Coletiva. Tem como maior objetivo ensinar a Medicina Preventiva de forma descomplicada. Siga no Instagram: @marina.ulp