Carregando

Já garantiu sua vaga no CRMedway 2021?

Já estamos na metade de março e, se você vai tentar uma vaga no programa de residência médica dos seus sonhos no fim do ano e acha que está cedo demais pra se preparar para as provas práticas, está dando bobeira, hein? Mas não se preocupe, pois é pra isso que estamos aqui: estão abertas as inscrições para as turmas online e presenciais do CRMedway 2021! E os conteúdos já estão até sendo liberados na plataforma do curso, que esse ano está com novidade: além de aulas gravadas, vai ter também aulas AO VIVO!

Na live de lançamento, que aconteceu no dia 07/03, falamos tudo sobre como vai funcionar o CRMedway este ano, contando como o curso vai te preparar para a segunda fase dos processos seletivos de residência médica: a prova prática, seja ela de habilidades ou de multimídia.

A prova prática corresponde a 40% da nota final de vários dos principais processos seletivos de residência médica do Brasil e, cada vez mais, tem cobrado conceitos teóricos. Então você não vai fazer a besteira de deixar para focar na preparação para essa etapa do processo seletivo na última hora, não é?

Um curso de prova prática de residência médica é uma das melhores formas de se preparar para essa etapa e, aqui na Medway, com o CRMedway, temos comprovado o impacto desse apoio na nota e no aumento das chances de aprovação. Contamos vários casos durante a live, que você pode assistir completa aqui:

Nosso objetivo com o CRMedway 2021 é claro: mostrar a você a prova prática como ela realmente é. Seja de forma online ou presencial, nosso intuito é fazer você entender que, hoje em dia, os manequins e procedimentos são raros dentro do contexto da segunda fase.

O mais importante é que você saiba exatamente como os checklists são estruturados para que alcance a maior pontuação possível! Além de, obviamente, estar preparado para os 3 componentes das provas de multimídia: imagens radiológicas, não radiológicas e o componente audiovisual.

Desvendando a verdade sobre a missão da prova prática

Mas afinal qual é a verdade sobre a prova prática que a gente quer tanto te mostrar? Bom, pra começar, pode esquecer aquele papo de que a prova prática é igual à prática médica ou de que é um bicho de sete cabeças, especialmente para quem não teve nenhum treinamento do tipo durante a graduação.

A prova prática de residência médica nada mais é do que uma avaliação baseada na metodologia OSCE, um exame clínico objetivo estruturado. Tanto as provas práticas de São Paulo quanto de qualquer instituição do País seguem essa metodologia. É claro que sempre cada instituição faz algumas adaptações importantes, mas se você aprender esse método, que nós ensinamos no CRMedway 2021, vai estar pronto para qualquer prova prática do Brasil.

Também pode esquecer aquela conversa de que prova prática é igual a procedimento, tá? Cada vez mais estão aparecendo nos exames aquilo que chamamos de soft skills e menos procedimentos. É claro que eles ainda existem – especialmente os mais clássicos -, mas costumam ser muito mais fáceis do que você imagina e, por vezes, é cobrada apenas uma descrição de como você faria o procedimento X, ao invés de efetivamente colocar a mão na massa. 

E, se você pensa que o estudo esporádico de imagens vai salvar sua pele na hora da prova de multimídia, pode já ir esquecendo isso também, hein? Estudar picotado, pegando uma imagem aqui e outra ali, não vai te ajudar… é preciso estudar de forma estruturada para melhorar seu desempenho nesse tipo de avaliação!

Quer dizer que existe uma fórmula mágica de se preparar para a prova prática de residência médica? Não mesmo! A melhor forma de se preparar para a prova prática é TREINAR, TREINAR e TREINAR. Mas é claro que você precisa fazer isso do jeito certo, com base em 3 pilares fundamentais: estações simuladas, checklists na íntegra e provas comentadas.

Pensando nisso, o que é melhor: estudar por conta própria, torcendo pra que tudo dê certo, ou estudar para a prova prática com as 40 estações mais frequentes simuladas e com debriefing teórico-prático depois, uma bíblia de checklists (são mais de 300 checklists!) para treinamento, atlas de multimídia, simulados ao vivo e mais tudo o que o CRMedway pode entregar?

O CRMedway 2021 tim-tim por tim-tim

Se você ainda tem dúvidas de como o CRMedway 2021 pode ser um diferencial na sua preparação, te explico melhor: além de tudo isso que o curso te entrega e que falei acima, com o CRMedway, você vai saber não apenas o quê, mas como estudar para a prova prática de residência médica. A verdade é que não se trata apenas de descobrir o diagnóstico ou só saber a conduta. A preparação para a prova prática de residência médica envolve uma série de habilidades (desde a interação com o ator até o manejo adequado, englobando até o pós-consulta em alguns casos) que, sem um treinamento específico, são dificilmente abordadas na graduação – ou até em outros cursinhos.

Sem contar que existem diversos tipos de estações que podem aparecer para você lá na hora! Existe o modelo “clássico” de conduzir uma consulta com o ator, mas também é possível que você se depare apenas com um examinador, ou que haja a necessidade de escrever as respostas das tarefas, ou até mesmo que a estação seja baseada num modelo de “perguntas e respostas”. Não vá achando que existe uma “receita de bolo” única de prova prática!

A realização de checklists, sempre com um bom embasamento teórico, é uma etapa fundamental no seu processo! Claro, ir “acostumando” sua mente a pensar com mindset de prova prática também é da maior importância. O ideal é que toda vez que você estiver estudando um tema, pense em como ele seria cobrado numa estação, repassando o tema na sua cabeça, sistematizando pontos principais da anamnese, exame físico, exames complementares cruciais, conduta etc.

Quando o assunto é prova multimídia, muita gente começa a pensar que o importante são só as imagens radiológicas. Não se engane! A multimídia é composta de três componentes fundamentais: imagens radiológicas, imagens não-radiológicas e o componente audiovisual. Muitas vezes os cursinhos oferecem um treinamento focado em imagens, mas chega na hora e focam apenas em imagens radiológicas. Até existem alguns treinamentos com outros tipos de imagens, mas com uma mescla grande e sem nenhuma padronização. Fica tudo “misturado”. Assim não dá, né?

No CRMedway 2021, você tem um treinamento de imagens radiológicas e não radiológicas — tudo roteirizado e categorizado de modo a melhorar a otimização dos seus estudos e dos seus resultados. Trouxemos alguns exemplos de imagens não radiológicas que são cobradas com frequência:

  • Não radiológicas: histologia
  • Não radiológicas: lesões de pele
  • Não radiológicas: ECG 
  • Radiológicas: rx de Crânio; RX tórax; rx de abdome…
  • Radiológicas: TC de crânio; TC de tórax; TC de abdome…
  • Audiovisual – semiologia: ausculta cardíaca; ausculta respiratória…
  • Audiovisual – cirurgia: identificação de estruturas anatômicas em uma videolaparoscopia…

O valor de uma experiência presencial na preparação para a prova prática

Mesmo sendo perfeitamente possível se preparar online, uma experiência presencial vale a pena, especialmente para quem quer viver o dia de prova na prática, e isso é possível com o CRMedway Online + Presencial, que traz, além do conteúdo online, um treinamento único baseado nas estações práticas das principais instituições do Brasil.

Com o CRMedway Online, pode acreditar que toda a base teórica envolvendo a prova prática você vai ter! São mais de 40 estações simuladas gravadas, vários procedimentos mostrados da maneira como são cobrados, aulas de revisão dos temas mais cobrados, lives com comentários das estações cobradas nas instituições nos últimos anos… ufa! Isso sem falar nos mais de 300 checklists que você vai poder treinar à vontade!

MAS…

O CRMedway Presencial foi feito sob medida pra você que não quer deixar pra ter uma experiência de prova prática apenas quando já “estiver valendo” – ou seja, no dia em que for prestar a prova de habilidades ou de multimídia -, afinal, é de 40% da nota final que vai determinar sua aprovação na residência médica dos seus sonhos que estamos falando, não é?

Além de todo o conteúdo do CRMedway Online disponível, com o CRMedway Presencial você vai ter dois dias de treinamento imersivo em São Paulo e mais de 25 estações para treinamento! É a oportunidade perfeita para sentir na pele o medo e o “friozinho na barriga”, justamente para não sentir o mesmo no dia da prova. Lá você vai treinar estações de habilidades, multimídia, entrevista… ou seja, vai poder passar por todo tipo de estação, identificar pontos de falha e ainda receber dicas de como melhorar!

Além de se preparar psicologicamente para o exame, vale lembrar que você vai ter a chance única de trocar experiências com outros alunos e estar próximo dos professores da Medway absorvendo ainda mais conhecimento!

Dá só uma olhada em algumas fotos do CRMedway 2020. Foram 9 turmas presenciais fechadas que passaram pelo treinamento em São Paulo, no Hotel Hilton do Morumbi:

O que dizem os aprovados que contaram com o CRMedway

A lista de aprovados que contaram com a preparação para a prova prática oferecida pela Medway para conquistar a residência médica dos sonhos é enorme! AQUI você confere todas as aprovações de quem contou com a Medway em alguma etapa do processo seletivo da residência médica – seja na primeira (prova teórica) ou na segunda fase (prova prática, de multimídia e/ou entrevista).

De qualquer forma, separei aqui alguns depoimentos de quem sentiu o impacto do CRMedway no seu desempenho, inclusive saltando várias posições na classificação final graças à nota na prova prática:

Ainda não fez sua inscrição no CRMedway 2021?

As inscrições para o CRMedway estão abertas! Então, se você ainda não fez sua inscrição, calma que ainda dá tempo, é só clicar AQUI! Mas fica esperto, pois 9 turmas presenciais já foram fechadas e o conteúdo do CRMedway Online já está rolando. Lembre-se de que, ao se inscrever no curso presencial, você também vai ter acesso ao curso online! CORRE, pois é sua aprovação que está em jogo, clica já AQUI.

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração.