Mais Médicos 2023: Ministério da Saúde divulga edital com mais de 6 mil vagas

Conteúdo / Residência Médica / Mais Médicos 2023: Ministério da Saúde divulga edital com mais de 6 mil vagas

Olha só que boa notícia! O programa Mais Médicos 2023 divulgou seu edital com mais de 6 mil vagas disponíveis para quem quiser se candidatar. Dessas, estão previstas cerca de 1000 vagas somente para a Amazônia Legal. Além disso, há também a reposição de profissionais em várias localidades.

As prefeituras dos municípios brasileiros podem aderir ou renovar a participação no programa, de acordo com o número de vagas disponibilizadas e autorizadas. Entretanto, as expectativas são bastante positivas, especialmente por causa das mudanças pelas quais o Mais Médicos passou.

Que tal saber mais sobre o assunto e explorar alguns pontos importantes no edital? Continue a leitura e aproveite para tirar suas dúvidas!

Confira o edital do programa Mais Médicos 2023!

O edital do programa Mais Médicos 2023 está liberado, e se você pretende se inscrever, é importante ler o documento com muita atenção. Assim, você não deixa nenhum detalhe passar e confirma se preenche os requisitos para participar.

Mas para resumir um pouco o conteúdo e facilitar a sua vida, aqui estão algumas informações básicas! Ao todo, são 5.970 vagas para médicos, espalhadas por 1.994 municípios do nosso país.

As inscrições acontecem de 26 a 21 de maio, pela internet. A remuneração é de R$12.386,50 para todos os médicos selecionados. Contudo, a seleção acontece de maneiras diferentes para dois tipos de perfis.

Os médicos brasileiros com CRM, ela acontece em uma etapa única, que envolve a análise de documentos. Os médicos que contam com habilitação no exterior, por sua vez, passam por duas etapas: análise de documentos e módulo de acolhimento e avaliação.

A previsão para que as atividades comecem é agosto de 2023. Para participar, é preciso apenas ter diploma para comprovar a graduação em Medicina e habilitação para atuação na área, que pode ser expedida tanto no Brasil quanto no exterior.

Em algumas capitais do país a recontratação de médicos para os próximos 4 anos está autorizada. Os profissionais que já atuaram no programa nos ciclos 13° e 19° podem se candidatar. Os resultados serão divulgados no dia 5 de maio, pelo site do programa.

O que é o programa Mais Médicos e o que mudou em 2023?

O programa Mais Médicos faz parte de um grupo de iniciativas elaboradas pelo governo federal para fortalecer a Atenção Primária à Saúde, que é a principal referência do SUS. Ela deve estar presente em absolutamente todos os municípios do país, e próxima das comunidades.

O Mais Médicos existe desde 2013, mas passou por uma reformulação para 2023. De acordo com o Ministério da Saúde, agora o programa se estrutura com base em três pilares: a contratação emergencial de profissionais, a expansão de vagas para cursos de Medicina e a disponibilização de programas de residência médica em diversas regiões do país.

Dessa forma, haverá a implantação de um currículo novo, que tem como objetivo uma formação com foco no atendimento humanizado e na Atenção Básica. Além disso, a proposta também inclui a implementação de estratégias destinadas a melhorias na infraestrutura de Unidades Básicas de Saúde.

Os médicos contratados pelo programa também terão direito a alguns benefícios a mais. Por exemplo:

  • acréscimo de 10% a 20% no salário, a depender da vulnerabilidade da região de atuação;
  • incentivo a permanência depois de 48 meses em atividade no programa;
  • incentivo de fixação para profissionais do FIES;
  • possibilidade de cursar mestrado, especialização ou aperfeiçoamento ao longo do trabalho no programa;
  • mulheres que engravidam durante seu tempo no programa recebem bolsa auxílio por pelo menos 6 meses;
  • pontuação adicional de 10% para médicos que completarem a residência em Medicina de Família e Comunidade.

A prioridade do programa é para médicos brasileiros. Se as vagas não forem preenchidas, aí sim pode haver a possibilidade de destinar vagas para médicos estrangeiros. São muitas mudanças positivas para o Mais Médicos 2023, concorda?

Por que existe o Mais Médicos?

O programa Mais Médicos foi criado com o objetivo de suprir a carência de profissionais de saúde em municípios remotos, localizados no interior dos estados brasileiros e nas periferias de cidades grandes. A iniciativa tem o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Desde sua implementação, mais de 4 mil vagas foram preenchidas pelo Brasil. Com isso, muitas questões emergenciais puderam ser resolvidas ou reformadas, fazendo com que o SUS prestasse atendimento padrão de qualidade e permitisse uma maior aproximação de médicos e pacientes.

Então, basicamente, o intuito do programa é tentar diminuir a desigualdade no país e garantir mais dificuldade para a população que não tem muito acesso a serviços de saúde ou informação. Ainda há muito trabalho para ser feito até que os resultados sejam ainda mais expressivos, mas é inegável que muita coisa já foi feita até então.

Para 2023, o estado que apresenta mais vagas é São Paulo, seguido de perto pelo Amazonas. Alagoas, por sua vez, tem um menor número de vagas disponíveis. É importante reforçar que o número de vagas não representa maior ou menor carência, e sim a aderência das prefeituras ao programa. Os médicos selecionados também têm a oportunidade de escolher suas vagas.

Depois, é divulgada uma lista preliminar de alocação. Se necessário, é possível entrar com recursos, mas a avaliação é bem rígida. Por fim, o médico precisa confirmar a escolha de vaga e enviar sua documentação para análise. Fique de olho para não perder a sua vaga e conseguir ser alocado na região em que realmente deseja atuar.

E aí? Vai se inscrever no programa Mais Médicos 2023?

E então, você vai se inscrever no programa Mais Médicos 2023 ou ainda vai esperar uma próxima edição do programa para ter essa experiência? Saiba que ela pode ser muito valiosa para a sua prática médica, afinal, é a chance de conhecer uma realidade bem diferente daquela vista em instituições renomadas e bem estruturadas e ainda contribuir para o sistema de saúde brasileiro.

De qualquer forma, você viu que a residência médica pode ser feita antes ou durante o programa, e você precisa se preparar para as provas. E é claro que estamos aqui para te ajudar! Quer estudar com os melhores e conquistar a sua vaga? Conheça o Extensivo Medway e faça a sua inscrição!

Ana KarolineBittencourt Alves

Ana Karoline Bittencourt Alves

Catarinense nascida em 1995, criada em Imbituba e apaixonada por uma praia. Formada pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2018, com residência em Clínica Médica pela Universidade de São Paulo (USP-SP 2019-2021) e professora de Clínica na Medway. "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender" - Paulo Freire. Siga no Instagram: @anakabittencourt