É importante conhecer as melhores residências de Cirurgia Oncológica. A área é uma das mais desafiantes e transformadoras da Medicina. O cirurgião oncológico é o profissional preparado para realizar procedimentos de alta complexidade, atuando no tratamento de tumores sólidos e, muitas vezes, sendo responsável pela única chance de cura para pacientes com câncer em estágio inicial.
No Brasil, a cirurgia aberta ainda é a técnica mais utilizada, mas avanços como a videolaparoscopia e a cirurgia robótica vêm ganhando espaço, ampliando as possibilidades de tratamento e recuperação dos pacientes.
Para quem deseja se especializar nessa área, escolher uma residência de excelência é fundamental. A seguir, conheça algumas das melhores residências de Cirurgia Oncológica do Brasil, suas características, processos seletivos e o que esperar de cada instituição.
A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) é referência em formação médica no sul do país.
Fundada em 1961, a UFCSPA mantém uma forte tradição em ensino e pesquisa, sendo a única instituição federal de ensino superior especializada em saúde no Brasil.
O programa de residência em Cirurgia Oncológica é realizado em parceria com a Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, um dos hospitais mais tradicionais do estado. O processo seletivo da UFCSPA é composto por duas etapas:
No último processo seletivo, a prova objetiva, realizada em Porto Alegre e São Paulo, contou com 100 questões de múltipla escolha, envolvendo as principais áreas da Medicina. Para ser aprovado, o candidato precisa acertar pelo menos 50% da prova.
A análise curricular avalia produção científica, participação em eventos, monitorias, domínio de inglês, entre outros critérios.
As inscrições para o processo seletivo de 2025 ocorreram entre setembro e outubro, com taxa de inscrição de R$ 660,00. Foram 2 vagas para Cirurgia Oncológica, com 6 inscritos e uma concorrência de 3 candidatos por vaga.
O Hospital AC Camargo, em São Paulo, é um dos maiores centros de referência em Oncologia da América Latina. Fundado em 1953, o hospital é reconhecido internacionalmente pela excelência em ensino, pesquisa e assistência multidisciplinar ao paciente com câncer.
O programa de residência médica do AC Camargo é credenciado pelo MEC e pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), oferecendo uma formação completa, com intensa vivência prática e teórica ao lado de alguns dos melhores especialistas do Brasil.
O programa é um dos melhores do país, sendo o processo seletivo realizado pelo SUS-SP, um dos sistemas de seleção mais concorridos no território nacional.
No último processo seletivo, o hospital ofereceu 12 vagas para a especialidade, com carga horária de 60 horas semanais e dedicação exclusiva.
Os residentes participam de plantões, atividades teóricas, estudos de caso e práticas supervisionadas, em um ambiente de alta complexidade e tecnologia de ponta.
O Instituto do Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho, também em São Paulo, é uma das instituições mais tradicionais no ensino e tratamento oncológico do país.
O programa de residência médica do instituto alia ensino de excelência à assistência integral ao paciente, proporcionando ao residente uma formação sólida e abrangente em cirurgia oncológica.
Assim como o AC Camargo, o processo seletivo para a residência em Cirurgia Oncológica do Instituto Dr. Arnaldo é realizado pelo SUS-SP.
O candidato deve ficar atento ao edital anual, que detalha o número de vagas, as etapas do processo e os critérios de avaliação. O programa é reconhecido pela qualidade do corpo docente e pela estrutura hospitalar destinada ao atendimento de casos complicados.
No último processo, foram disponibilizadas 4 vagas.
A Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) é uma das principais instituições de ensino médico do interior paulista.
Com 64 programas de residência médica, a FAMERP se destaca pela integração entre ensino, pesquisa e assistência, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a FUNFARME.
O processo seletivo da FAMERP se compõe de uma única etapa: uma prova teórica com 80 questões objetivas, classificatória e eliminatória. O conteúdo da prova varia conforme a especialidade, sendo direcionado para as áreas de conhecimento exigidas como pré-requisito.
As inscrições são realizadas online, com taxa de R$ 750,00, e a instituição oferece isenção ou redução da taxa para candidatos de baixa renda ou estudantes.
A instituição ofereceu, na última edição, 2 vagas para o programa em Cirurgia Oncológica, com uma relação candidato/vaga de 2,5,
O Hospital do Câncer de Londrina é referência nacional em assistência oncológica de alta complexidade. O programa de residência em Cancerologia Cirúrgica foi implantado em 2010 e é reconhecido pela formação prática e teórica supervisionada por preceptores experientes. O hospital conta com infraestrutura completa, incluindo centro cirúrgico, UTI, radioterapia, oncologia clínica, laboratório de anatomia patológica e biblioteca especializada.
O processo seletivo é realizado pela AMP (Associação Médica do Paraná) e requer como pré-requisito dois anos de residência em Cirurgia Geral.
O programa tem duração de três anos, com rodízios em diversas áreas da Cirurgia Oncológica, preparando o residente para trabalhar em todos os tipos de tumores sólidos e suas complicações cirúrgicas.
O Hospital Luxemburgo, em Belo Horizonte, é um dos principais centros de tratamento oncológico de Minas Gerais e também oferece uma das melhores residências de Cirurgia Oncológica. O hospital integra o complexo da Fundação Cristiano Varella e é reconhecido pela excelência em assistência, ensino e pesquisa na área de câncer.
O processo seletivo para a residência em Cirurgia Oncológica do Hospital Luxemburgo é realizado pelo PSU-MG (Processo Seletivo Unificado de Minas Gerais), que reúne diversas instituições do estado.
O edital anual detalha o número de vagas, etapas do processo e critérios de avaliação. O hospital oferece uma formação completa, com acesso à tecnologia moderna e acompanhamento de casos que demandam alta performance do médico.
A escolha da RM deve ser uma decisão bem planejada e embasada. As instituições apresentadas acima são reconhecidas nacionalmente por oferecerem algumas das melhores residências de Cirurgia Oncológica, com excelentes programas, infraestrutura e corpo docente.
Se você está se preparando para esse desafio, aproveite para conhecer o Extensivo R+ de Cirurgia e potencializar seus estudos rumo à aprovação no programa dos seus sonhos!
Professor da Medway. Formado em Medicina pela Universidade de Brasília (UnB), com residência em Cirurgia Geral e subespecialização em Cirurgia do Aparelho Digestivo pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).