Ministério da Saúde publica edital do Pró-residência: confira a retomada do programa

Conteúdo / Residência Médica / Ministério da Saúde publica edital do Pró-residência: confira a retomada do programa

É oficial! O Ministério da Saúde publicou o edital do Pró-residência. A divulgação marca a retomada do Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas, anunciada no dia 6 de março de 2023. E que traz muitas expectativas para os futuros residentes!

Afinal, é por meio dessa proposta que as instituições podem ampliar suas vagas de residência. E assim, contribuir para a formação especializada de mais médicos que atuem em regiões com maior demanda pelo SUS. Uma oportunidade e tanto, não é mesmo?

Por isso, vale a pena se informar a respeito dos detalhes e entender o que esperar do programa e das instituições participantes. Continue a leitura!

Confira o edital do Pró-residência

Para começar, vale a pena fazer uma leitura atenta do edital do Pró-residência. Por lá, constam todas as informações, datas, critérios e detalhes a respeito do programa e de como as instituições podem participar.

Embora não seja um processo no qual os residentes estejam diretamente envolvidos, se você pretende prestar residência nos próximos anos precisa estar por dentro do assunto. Primeiro, porque a concorrência nas principais universidades do país é alta.

Aumentar a quantidade de vagas naquelas que atuam pelo SUS é uma ótima chance de conquistar sua vaga. Além disso, todas as vagas contam com bolsa, e são válidas para diversas especialidades. Ou seja, você terá mais chances de fazer o que você gosta, em um bom hospital e conhecendo a realidade do nosso sistema de saúde.

Mas relaxa! Para que você compreenda melhor as questões técnicas desse edital, a gente fez um apanhado geral dos tópicos mais importantes por aqui.

Como funciona o programa

O programa Pró-residência é voltado para instituições que ofertam residência médica, mas querem expandir suas vagas. Para esta edição, o Ministério da Saúde disponibiliza 983 bolsas destinadas para alocar especialistas nas regiões do SUS consideradas como prioritárias.

Depois, os candidatos à residência entram em ação. Assim que as instituições abrirem o processo seletivo, basta ficar de olho nos respectivos editais e fazer a inscrição. Normalmente, eles começam a sair na metade do 2º semestre.

Para saber quais foram as instituições que tiveram suas vagas ampliadas, é preciso acompanhar o Diário Oficial da União (DOU). É por lá que a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) publica o resultado e outras possíveis atualizações pertinentes.

Essa é mais uma novidade muito próspera para a comunidade médica. A retomada desse programa chega junto da revitalização do Programa Mais Médicos, que também proporciona ótimas possibilidades de atuação para os profissionais da área.

Quem pode aderir

Mas, afinal, quem pode aderir ao programa e participar do edital do Pró-residência? Absolutamente qualquer instituição federal que esteja devidamente vinculada ao Ministério da Saúde (MS) e ao Ministério da Educação (MEC). Além de instituições e órgãos públicos distritais, estaduais e municipais, e outras instituições particulares sem fins lucrativos.

Também é preciso que essas instituições contem com vagas previamente autorizadas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). Seus programas de residência devem ter carga horária de ao menos 75%, em contextos de prática que priorizem o SUS e seus programas de residência.

Se preencherem todos esses requisitos, as instituições realizam a inscrição por meio de um formulário eletrônico. Em seguida, basta aguardar o resultado da seleção, que distribuirá as bolsas pelas áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde.

Critério de prioridade territorial

Sendo assim, é muito importante que você conheça, também, o critério de prioridade territorial do Pró-residência. Assim, fica mais fácil contextualizar as regiões do país em que o SUS tem mais demanda de especialistas, e para quais localidades você tem chances de ir.

Ordem de ClassificaçãoSiglaUnidade da Federação
ACAcre
MAMaranhão
AMAmazonas
SESergipe
PIPiauí
PEPernambuco
ALAlagoas
RNRio Grande do Norte
RRRoraima
10ºPBParaíba
11ºAPAmapá
12ºDFDistrito Federal
13ºPAPará
14ºTOTocantins
15ºBABahia
16ºRORondônia
17ºRJRio de Janeiro
18ºMTMato Grosso
19ºGOGoiás
20ºCECeará
21ºMSMato Grosso do Sul
22ºESEspírito Santo
23ºSPSão Paulo
24ºRSRio Grande do Sul
25ºSCSanta Catarina
26ºMGMinas Gerais
27ºPRParaná

É importante ressaltar que essa classificação foi feita a partir do cálculo do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) e no quantitativo de bolsas concedidas às Unidades Federativas (UFs). Por isso, os estados com menor número de bolsas e maior vulnerabilidade social ocupam lugar de prioridade.

Cronograma

E qual é o prazo para que isso tudo aconteça? O cronograma já foi divulgado e algumas datas já foram cumpridas, então acompanhe de perto para saber se alguma instituição ou estado em que você tenha vontade de estudar já tenha sido aprovada.

EtapasData
Publicação do Edital13/03
Período para impugnação do edital14/03
Resultado de impugnação do edital15/03
Período de adesão15/03 -24/03
Período da análise27/03 – 31/03
Divulgação das instituições com adesão indeferida com documentos com problemas de legibilidade04/04
Período para substituição de documentos com problemas de legibilidade05/04 – 10/04
Publicação de resultado preliminar11/04
Período para interposição de recursos do resultado preliminar12/04 – 16/04
Análise dos recursos17/04 – 19/04
Publicação de resultado final20/04

Todas essas datas estão confirmadas no edital. Elas foram determinadas de acordo com cláusulas estabelecidas no documento, para que tudo se cumpra dentro do período certo e as instituições não atrasem seus próprios processos.

Tudo isso e mais no edital do Pró-residência!

É isso aí! Agora você já sabe tudo sobre o edital do Pró-residência e é só esperar para conferir quais são as instituições que farão parte deste programa. E não se esqueça de continuar a se atualizar sobre o assunto para não perder o prazo de inscrição nos editais de processo seletivo de residência!

O próximo passo é começar a se preparar para as provas de residência. Para isso, você já sabe que pode contar com a gente, não é mesmo? Aproveite que está por aqui, conheça nossos Extensivos e faça a sua inscrição!

JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar. Siga no Instagram: @joaovitorsfernando