Notas de corte da residência médica na USP 2022 por especialidade

Prestou a prova de residência médica da USP para ingresso em 2022? Conferiu o resultado definitivo da primeira fase? Bom, viemos aqui para contar quais foram as notas de corte da residência médica na USP 2022 por especialidade! Pronto para saber?

A USP-SP pode até não divulgar essa informação “oficialmente”, mas, com base na lista de convocados para a segunda fase, conseguimos trazer esses dados pra não te deixar no escuro. Basicamente, trouxemos aqui qual foi a nota do último convocado para a segunda fase em cada especialidade.

Agora, vamos para as notas de corte. Dá só uma olhada no quadro abaixo!

Notas de corte da residência médica na USP 2022

ProgramaNota do último convocado para a 2ª fase
Clínica Médica73,00
Medicina de Família e Comunidade58,00
Medicina Preventiva e Social60,00
Obstetrícia e Ginecologia72,00
Pediatria65,00
Acupuntura51,00
Anestesiologia71,00
Cirurgia Cardiovascular72,00
Cirurgia Geral75,00
Dermatologia72,00
Genética Médica58,00
Infectologia70,00
Medicina de Emergência63,00
Medicina do Trabalho59,00
Medicina Esportiva66,00
Medicina Física e Reabilitação51,00
Medicina Intensiva68,00
Medicina Legal e Perícia Médica49,00
Medicina Nuclear53,00
Neurocirurgia76,00
Neurologia74,00
Oftalmologia71,00
Ortopedia e Traumatologia67,00
Otorrinolaringologia72,00
Patologia60,00
Patologia Clínica/Medicina Laboratorial33,00
Psiquiatria70,00
Radiologia e Diagnóstico por Imagem67,00
Radioterapia39,00

A prova de residência da USP 2022

Este ano, a prova de residência médica da USP mudou um pouquinho em relação ao ano passado. Foram 100 questões de múltipla escolha no modelo ABCDE (no processo seletivo 2021, foram 120 questões de múltipla escolha no modelo ABCD). Dá só uma olhada nos principais comentários dos nossos professores sobre a prova na live de correção completa aqui. 

Algo que muita gente estava se perguntando é sobre qual seria a nota de corte de Medicina Intensiva, que recentemente se tornou uma especialidade de acesso direto. Na USP-SP, a nota do último candidato de Medicina Intensiva classificado para a segunda fase foi 68,00, ou seja, um pouco acima da média considerando as notas de corte de todas as especialidades, que foi 63,28.

Em relação às notas de corte da residência médica na USP 2021, todas as especialidades tiveram aumento na nota de corte em 2022. Isso não quer dizer necessariamente que a prova ficou mais difícil – lembre-se de que a prova deste ano teve 20 questões a menos que a do ano passado, o que automaticamente faz com que cada questão tenha um “peso” maior na nota final da prova.

Neurocirurgia continuou sendo a especialidade com a maior nota de corte – último convocado para a segunda fase dessa especialidade cravou 76,00 pontos na primeira fase! Vale destacar também a Medicina Preventiva e Social, especialidade de acesso direto que teve o maior aumento na nota de corte em relação ao ano anterior, passando de 44,17 para 60,00.

Foi pra segunda fase?

Passou para a segunda fase da prova de residência da USP 2022? Se a resposta for negativa, lembre-se de que a jornada não termina aqui! Você está crescendo a cada experiência e sempre pode contar com a gente!

Se você conseguiu vencer a primeira fase do processo seletivo de residência médica da FMUSP, parabéns! Pelas notas de corte da residência médica na USP 2022 e pela concorrência, você deve ter percebido que não foi fácil superar essa primeira etapa.

Separamos alguns materiais especialmente para te ajudar na próxima etapa, que vai ser composta de prova multimídia e entrevista com análise curricular! Um deles é a Prova Multimídia da Unifesp 2021 adaptada pelo nosso time de professores, com imagens exclusivas e os enunciados originais da Unifesp. Mesmo que você não vá prestar Unifesp, essa é uma ótima forma de ter uma experiência bem parecida com a que você vai ter no dia da sua prova multimídia, então clique AQUI para começar agora!

Nós também reunimos aqui os depoimentos de vários candidatos que já passaram pela etapa de entrevista na USP, contando como foi a experiência e que tipo de clima e pergunta você pode esperar quando for a sua vez.

Ah, e pra finalizar, você sabia que a segunda fase faz toda a diferença na sua nota final? É isso mesmo! Ela pode, inclusive, te colocar em várias posições à frente dos concorrentes! E nessa parte da prova, é o CRMedway que irá te dar o necessário para mandar bem. São mais de 300 checklists na íntegra e mais de 40 estações simuladas para você ficar por dentro de tudo que rola na prova prática, além de ter em mãos um Atlas Multimídia para estudar por meio da revisão de imagens e muito mais! Faça já sua inscrição no CRMedway Online ou no CRMedway Online+Presencial clicando AQUI!

É isso! Agora vamos juntos pra cima?

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.