Planejamento Previdenciário do médico: uma ferramenta indispensável para garantia de um futuro tranquilo

Conteúdo / Residência Médica / Planejamento Previdenciário do médico: uma ferramenta indispensável para garantia de um futuro tranquilo

Hoje é dia de falarmos sobre o planejamento previdenciário do médico. Mas antes de iniciarmos, temos uma pergunta: será que você, como médico recém-formado, já parou para pensar no seu futuro?

Em meio a uma rotina de trabalho e estudos constantes, horas e horas a fio é bem provável que não, mas este artigo é para lhe alertar, e fazer com que pare um pouco e busque por essas informações que são valiosas para se ter tranquilidade lá na frente. Vamos nessa? 

Por que começar a planejar sua previdência com antecedência? 

Você deve estar se perguntando o porquê de um médico ter que começar a planejar seu futuro tão cedo. A resposta, é que talvez daqui a alguns anos você não tenha mais o pique que tem hoje e talvez não consiga fazer tantos plantões e atendimentos (e é bem provável que nem queira). 

Com o tempo, a necessidade de desacelerar a rotina bate à porta, sendo necessário não pensar nisso depois, mas sim, agora. Quando nossa força de trabalho diminui e como dito acima, chega a hora de desacelerar, estamos falando de aposentadoria. E como pode-se dar essa futura aposentadoria do médico que hoje é recém-formado?

Para que esse profissional tenha um futuro seguro e tranquilo nós temos que pensar na aposentadoria. Isso porque, o que vamos fazer quanto a isso hoje, é o que vai determinar nossa tranquilidade ou não amanhã!

O que é planejamento previdenciário do médico? 

O planejamento previdenciário é uma importante ferramenta para planejar uma aposentadoria futura. É por meio dessa ferramenta que vamos organizar do melhor modo possível o futuro do médico, analisando de forma pormenorizada vínculos, atividades e contribuições para que se projete tudo isso para um futuro que não demora a chegar.

É com essa ferramenta, então, que vamos estruturar nosso futuro, começando agora.

O planejamento previdenciário consiste, então, em planejar como o próprio nome nos informa uma aposentadoria que garanta ao médico um futuro tranquilo. E como funcionam então as etapas do planejamento previdenciário?

Etapas do planejamento previdenciário para médicos

O primeiro passo é ter uma boa conversa com um advogado para entender quais são suas atividades atuais. Feito isso, já teremos informações para começar a mapear a futura aposentadoria.

Dado o primeiro passo, o advogado vai seguir orientando com as mais diversas regras e benefícios dos sistemas de aposentadoria aplicáveis tanto ao regime geral de previdência social INSS (iniciativa privada) como regimes próprios de previdência social, os RPPs (serviço público), e com as complementações das previdências privadas ou complementares.

Importante desde já ficar claro que não há um caminho único nessa jornada, não estamos aqui falando de situações similares de maneira plural, cada concessão de um benefício é específica para cada caso, por isso a importância de se planejar.

A atividade médica, por exemplo, em muitas situações — na grande maioria podemos assim dizer — é uma atividade considerada especial, pois muitos dos casos médicos estão expostos a riscos que podem comprometer sua saúde e até mesmo sua integridade física.

Logo, essa atividade tem que ter um olhar diferenciado tanto por vezes quanto por aplicação de multiplicadores que aumentam o tempo de contribuição.

Não é raro o médico exercer mais de uma atividade, ou seja, ter vários vínculos e assim várias contribuições, algumas para o mesmo regime previdenciário que em geral ultrapassam os limites contributivo, podendo nesse caso restituir o que foi além do necessário.

Como os médicos exercem vários vínculos, podem vir a ter mais de uma aposentadoria no futuro, para tanto, é necessário estar por dentro das regras de cumulação de benefícios.

Agora você sabe como funciona o planejamento previdenciário do médico! 

É isso, agora você sabe como funciona o planejamento previdenciário do médico. Aprender desde cedo a contribuir de forma correta vai fazer com que você tenha uma noção projetada para o futuro do quanto irá perceber com a concessão de uma aposentadoria, podendo assim ajustar a melhor forma de contribuir desde já.

Assim, o planejamento previdenciário para o médico é fundamental para garantia de segurança financeira futura para si e para sua família, devendo planejar desde já o futuro que já está chegando.

Gostou deste conteúdo? Para ficar por dentro das principais atualizações da área médica, além de dicas de como se preparar para as provas de residência, fique de olho aqui no nosso blog

E se você vai prestar provas de residência médica, aproveita para dar uma olhada no Medway Radar. Por lá, trazemos as principais atualizações sobre os processos seletivos de residência, além de reunir todas as informações dos processos anteriores.  

KisleyDomingos

Kisley Domingos

Kisley Domingos, Advogado, Especialista em Direito Previdenciário pela Escola Paulista de Direito - EPD/SP, Professor em cursos de Pós-graduação e Extensão em Direito Previdenciário, Vice Presidente da Comissão de Direito Previdenciário RGPS OAB/SC, Conselheiro Fiscal da OABPrev - Previdência Complementar dos Advogados de Santa Catarina, Assessor Jurídico COBAP - Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas, Autor do Livro Direito Previdenciário Simplificado.