Prova prática de residência médica: como se preparar

O processo de seleção para residência médica em algumas das principais instituições médicas do Brasil inclui uma fase muito difícil e temida pela grande maioria dos candidatos: a prova prática.

Essa etapa consiste em uma série de atividades que envolvem casos clínicos e outras situações simuladas, porém muito realistas, que exigem alto nível de conhecimento e preparação. Mas o período entre a primeira e a segunda etapas é muito curto, podendo durar um mês ou até duas semanas.

Por isso, se você quer ingressar em instituições como Albert Einstein, Iamspe, Sírio-Libanês, Unicamp, Unifesp, Santa Casa e, claro, a USP, e não tem muito tempo para se preparar para a segunda etapa (ou a prova de segunda fase de multimídia), este artigo é indispensável. Boa leitura!

Dúvidas comuns sobre a prova prática de residência médica

Não sei se esse é o seu caso, mas em tempos de prova prática surgem dois tipos bem comuns de candidatos. Muitas pessoas me abordam querendo saber:

1: O ansioso

“A minha prova prática é daqui poucos dias. Dá tempo de me preparar?”

2: O incrédulo

“Consegui passar para a prova de segunda fase de multimídia, mas a diferença de pontos para os outros candidatos é grande. Vale a pena o esforço?”

“E se eu comprar o curso de provas práticas, vou conseguir aproveitar alguma coisa a tempo?”

Qual tipo é o seu?

O meu papel aqui é te ajudar e quebrar objeções que só vão te atrapalhar e te afastar do seu sonho. Por isso, vou ser bem sincero. Preste atenção:

Soluções

Para começar, sugiro que você baixe o nosso e-book gratuito Como brilhar nas provas práticas de residência médica, que traz uma série de dicas valiosas para você estar 100% preparado para competir pela sua vaga com os melhores do país na sua especialidade!

Se a sua dúvida for a primeira e você tiver pelo menos dois dias disponíveis na sua semana, quero te avisar que você tem um problema a menos. A versão online do nosso curso de provas práticas, o CRMedway, é muito completa e rápida de se concluir.

Por lá, você pode contar com 300 checklists e mais de 40 estações simuladas para imergir dentro da prova prática, além de um Atlas Multimídia para estudar e revisar imagens. Bora conhecer as versões online e presencial?

Agora, se você é do tipo incrédulo, eu afirmo que está se enganando completamente e não pode deixar essa oportunidade passar. Você tem chance, SIM, de ser aprovado(a), mesmo que você seja o(a) último(a) colocado(a) na lista de aprovados na primeira fase. Vale a pena TODO o investimento e dedicação, principalmente nessa reta final!

O que é a prova de segunda fase de multimídia?

O processo de seleção de médicos sempre foi um assunto polêmico no Brasil. Por isso, novas formas de aplicação de provas foram pensadas e a mais popular entre as principais instituições é a prova de segunda fase de multimídia.

prova de segunda fase de multimídia utiliza recursos audiovisuais para simular situações que podem ser um caso eventual que eles enfrentarão como médicos. Mediante fotos, vídeos, filmes, esquemas e gráficos, o candidato testa seus conhecimentos não só pela leitura, mas pela experiência de viver uma situação na prática, através da projeção em uma tela.

O que os nossos alunos, que prestaram a prova prática de residência médica, têm a dizer

Se você ainda não se convenceu, então eu vou deixar para que os depoimentos dos alunos do CRMedway façam isso por mim. Então se liga em algumas das mensagens que recebemos de alunos da edição passada do nosso curso: 

Depoimentos de alunos Medway que arrasaram na prova prática de residência médica

E aí? Preparado para a prova prática de residência médica?

Você já deve ter percebido que, se passou para a segunda fase e vai fazer a prova prática (ou prova de segunda fase de multimídia, dependendo da sua instituição de escolha) de residência médica, não tem muito tempo de sobra. Por isso, decida logo que quer mesmo conquistar sua vaga na Residência Médica!

Se você realmente quer dominar a prova prática e passar na residência dos seus sonhos, inscreva-se agora no nosso minicurso! São 3 aulas 100% online e gratuitas mostrando as provas práticas como elas realmente são, o que é cobrado e até mesmo os sentimentos que você terá que lidar durante o exame. Basta clicar aqui e começar a assistir.

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração.