Publicação científica na Medicina: qual é a sua importância para a vaga de residência

Conteúdo / Residência Médica / Publicação científica na Medicina: qual é a sua importância para a vaga de residência

Fala, minha gente! Sabemos que existem formas de preparação para o processo seletivo de residência médica além dos extensivos e intensivos, mas como são eles? Hoje, vamos te mostrar como ficar um passo largo a grande da concorrência na análise curricular, pois iremos falar sobre a publicação científica na Medicina.

Sua vaga de residência médica estará mais segura com algo assim no currículo, entenda o porquê seguindo com a gente!

Como funciona a avaliação na análise curricular

Com peso de 10% na nota final da prova de residência médica, a análise curricular é uma etapa que começou desde o vestibular. Isso porque essa etapa é uma análise desde a instituição que você estudou até o seu histórico escolar.

Assim, em um único documento, você reúne toda sua experiência e manda para a banca avaliadora. Espero que você já tenha entendido o quão importante é realizar atividades por fora da faculdade, se não, seu currículo vai ficar comum e sua nota vai ser mediana ou pior que isso.

Qual é a importância da publicação científica na Medicina para a vaga de residente médico

A publicação científica na Medicina é a investigação científica que ocorre quando os investigadores tornam acessíveis os resultados do seu trabalho de investigação nas mais diversas áreas da prática médica. Mas qual é a sua importância para a vaga de residente médico?

De acordo com a pesquisa de 2016 da National Resident Matching Program (NRMP), 44% dos diretores de residência médica nos EUA têm o envolvimento e interesse na pesquisa científica como um aspecto importante para a seleção de candidatos para entrevista.

Assim, ter uma publicação científica no seu currículo vai ser um grande diferencial para a análise dele, principalmente se essa publicação tiver dentro da especialidade que você se inscreveu. Mas é claro, mesmo se não for da mesma área, ainda será um forte elemento no seu documento.

Afinal, uma publicação científica na Medicina logo no começo da sua carreira diz muito sobre o profissional que você é. É uma baita primeira impressão!

Comprometimento

Um trabalho científico demanda muito tempo do participante e foco, então a conclusão disso vai trazer uma imagem de comprometimento e determinação. Não só isso, se ficar explícito que todas as etapas de hipóteses e testes foram bem formuladas e executadas, os avaliadores vão ter uma confiança a mais em você.

Afinal, você já terá uma experiência profissional muito sólida e com resultados positivos, alguns residentes precisarão se provar dentro do programa, mas você estará vários passos à frente.

Atualizações da Medicina

As atualizações da Medicina começam a partir de publicações científicas. Participar de um mostra que você está interessado na prática além da execução, mas também do desenvolvimento da área. Assim, você se tornará um médico versátil.

Um residente com experiência em pesquisa científica também apresenta determinação em entender a evolução da Medicina, isso chamará atenção da banca.

Já está imerso na especialidade escolhida

Se sua publicação científica for na mesma especialidade que você se candidatou, você já deu um passo enorme para a aprovação. Isso porque, além dos motivos que falamos acima, você demonstra um interesse antigo na área. Sua experiência é maior e, se for uma boa publicação, positiva sobre a especialidade, sendo assim, a disposição é real.

Um profissional que já tem vivência na área e já entende da especialidade ativamente? A bancada terá bons motivos para te dar a maior nota que puderem! 

Garanta uma boa nota na segunda fase com publicação científica na Medicina

Além de te ajudar a entrar na residência médica, outras portas irão se abrir para você com essa experiência. Todos possuem prática clínica por causa do Internato, logo um artigo científico vai garantir a sua diferença frente à concorrência.  Viu como não há motivos para não procurar produzir uma publicação científica na Medicina durante seu tempo de universitário? 

Se você procura outras maneiras de se preparar para a segunda fase da prova de residência médica, temos uma sugestão muito legal! 

Com o CRMedway, você tem a ajuda de especialistas para mandar bem na segunda fase do processo seletivo da prova de residência médica. Faça sua inscrição e saia na frente para cima da aprovação!

DanielHaber Feijo

Daniel Haber Feijo

Nascido em São Paulo, criado em Belém do Pará. Formado médico pela Universidade do Estado do Pará e Cirurgião Geral pela Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP). Atualmente, profissional da área médica na assistência e no ensino. Segue apaixonado por administração, economia e finanças. A gente só tem aquilo que a gente aceita ter! Siga no Instagram: @danielhaberfeijo