Carregando

Qual é o objetivo da revisão de conteúdos das provas de residência médica?

Você sabe, realmente, qual é o objetivo da revisão de conteúdos das provas de residência médica? Esse é um método adotado por muita gente durante os estudos, porque com tantas disciplinas e temas, não dá para arriscar esquecer tudo em cima da hora.

Na medida em que o tempo passa, sem revisar, a retenção é de menos da metade do que foi visto em sala de aula. Assim não dá, não é mesmo? Mas não é só por isso que ter essa prática é importante. Ela te ajuda de diversas outras formas, inclusive ao longo de toda a vida de residente e nos estudos que virão depois.

Quer saber como? Continue a leitura deste artigo para alguns motivos e dicas que farão com que você perceba, de verdade, a importância de rever conteúdos!

Antes de continuar a leitura, se você tem o sonho de passar na residência médica e atuar na instituição dos sonhos, temos a solução perfeita pra você! O nosso Intensivo São Paulo oferece acesso a 40 aulas direcionadas por instituição e guias estatísticos de alta qualidade, o que com certeza vai aprimorar seus conhecimentos e aumentar as suas chances de aprovação. 

Com um banco de questões com mais de 30 mil questões comentadas, você poderá colocar os seus conhecimentos em prática e ver quais são seus pontos fortes e fracos para saber exatamente como agir no dia da prova. Clique AQUI e faça já sua inscrição no Intensivo São Paulo.

Vamos lá!

Hoje vamos falar um pouco sobre o objetivo da revisão de conteúdos para aumentar seu desempenho nas provas

Por que é importante revisar conteúdos?

Primeiro, vamos falar um pouco mais sobre porque é importante ter foco no objetivo da revisão de conteúdos. Em especial, no contexto das provas de residência médica, que são complexas e têm um nível de exigência alto. Vamos lá?

Descubra suas dificuldades

O objetivo da revisão de conteúdos é descobrir exatamente no que você tem mais dificuldades. Assim, poderá fazer um cronograma que contemple esses pontos, tirar suas dúvidas com professores ou assistir a videoaulas e estudar mais, para não deixar que isso afete seu resultado nas provas.

Aborde diferentes disciplinas

Ao revisar, você pode abordar diferentes disciplinas, para não tornar a rotina de estudos cansativa. Além disso, você pode entender melhor como elas se relacionam e passa a ter conhecimentos mais integrados.

Trabalhe a sua memória

Como você viu, se não houver revisão, o conteúdo vai embora da mente rapidinho. A intenção não é incentivar a decoreba, mas revisar para realmente absorver o que foi ensinado, de modo a trabalhar a memória e o raciocínio lógico.

Como alcançar o objetivo da revisão de conteúdos?

O objetivo da revisão de conteúdos abrange todos os fatores acima. Mas, em resumo, nada mais é do que fazer você passar de primeira na prova de residência, certo?

Sendo assim, quais são as melhores dicas para começar a revisar de um jeito eficiente e completo? Bom, na Jornada de Aprovação na Residência Médica, um evento único que vai rolar entre os dias 04 e 07 de outubro, você vai aprender em uma de 4 aulas online e ao vivo a forma correta de revisar o conteúdo, então, de cara, já indico que você faça já sua inscrição clicando AQUI. Mas fica tranquilo, pois algumas dicas a gente já mostra a seguir!

Faça muitas questões

Sim! Esse é o método de revisão mais popular, simplesmente por ser também o mais eficaz.

Para começar, fazer questões de provas passadas ajuda a conhecer bem o estilo da instituição a qual você vai se candidatar. Ou seja, você se prepara bem melhor para o que te espera.

Além disso, você repassa todo o conteúdo que costuma cair no exame. Mesmo que você tenha estudado previamente, outras dúvidas surgirão e farão com que você consulte a memória (ou o material disponível) para encontrar a solução certa.

Assim, acaba repassando outros pontos importantes, que dão uma visão mais completa sobre o assunto. É desse jeito que o aprendizado acontece de vez!

Pensando nisso, se você ainda não sabe por onde começar, sugiro dar uma olhada nos nessas de 20 Questões de Preventiva da USP e nessas 20 Questões de Cirurgia da Unifesp!

Desenvolva mapas mentais

Outro jeito bem legal de arrasar na revisão é por meio dos mapas mentais. A ideia é super simples: resumir seu conteúdo usando poucas palavras e usar imagens para ajudar.

No universo da Medicina, com tantos órgãos e células para estudar, essa tarefa fica ainda mais fácil. E você ainda testa todo o seu conhecimento acerca do corpo humano por meio dos desenhos, que serão feitos com base em ilustrações e fotografias de livros.

Uma dica importante para esse método é não copiar o conteúdo diretamente das apostilas ou livros. A ideia é fazer tudo com suas próprias palavras e imaginação, para estimular seu cérebro a se lembrar daquilo que foi estudado.

Resuma as explicações por áudio

Se quiser, recorra à tecnologia para ajudar a alcançar o objetivo da revisão de conteúdos. Com um aplicativo gravador de áudio, registre suas próprias explicações acerca dos temas da prova. Você pode gravar áudios mais longos ou mais curtos, de acordo com o tópico que será abordado.

Fale com naturalidade e clareza sobre pontos importantes de algum assunto que quiser. Depois, você pode escutar novamente enquanto faz outras atividades, como a faxina no quarto ou uma viagem.

Essa é, inclusive, uma forma de treinar a sua oratória. Na prova de residência, uma das etapas pode ser a entrevista, na qual você precisa demonstrar desenvoltura na fala. Então, una os dois propósitos na mesma atividade.

Use flashcards para reforçar o aprendizado

Ainda, você pode usar os flashcards para reforçar seu conhecimento. Em uma ficha, escreva uma pergunta na frente e uma resposta no verso.

Nesse momento, você pode consultar a resposta na apostila, para que tenha certeza de que ela será registrada corretamente. Esse é o primeiro passo para memorizar, inclusive.

Depois, você pode usar os flashcards para se testar. Sorteie uma ficha, leia a pergunta e responda em voz alta. Confira em seguida se você acertou, usando a resposta de referência do verso.

Você pode fazer isso com tópicos dos temas das provas das residências ou com as questões das provas que pretende resolver. Esse é um método diferente e leve de revisar, mas que apresenta ótimos resultados, então pode confiar!

Acompanhe lives e videoaulas

Sente a necessidade de desviar o olhar do papel e da caneta por um momento? Sem problemas! A tecnologia entra em cena mais uma vez pra te ajudar a alcançar o objetivo da revisão de conteúdos. Você pode acompanhar lives de revisão da Medway, que são interativas, descontraídas e cobrem todo o conteúdo das maiores provas de residência de todo o país.

Outra alternativa bacana é assistir a videoaulas. Você pode fazer anotações no próprio computador, em algum programa de texto. E depois, passá-las a limpo no caderno quando estiver com mais disposição, reforçando duplamente a sua revisão.

E então, deu para entender o objetivo da revisão de conteúdos das provas da residência médica? 

Agora que você já sabe qual é o objetivo da revisão de conteúdos das provas da residência médica e quais dicas colocar em prática para ter sucesso ao revisar, é só começar!

Aproveite para conhecer o aplicativo da Medway. Voltado para os alunos do Extensivo São Paulo, o app traz mais de mais de 10 mil questões comentadas das principais instituições de residência do Brasil. A melhor parte é que você pode experimentar grátis! É só clicar AQUI para seu cadastro e começar a usar a versão para desktop agora mesmo. Você também pode fazer download do aplicativo no seu iPhone ou Android! São mais de 3 mil questões disponíveis gratuitamente.

Você ainda pode criar trilhas de questões personalizadas, filtrando por tema, foco, ano, instituição, tipo de imagem e muito mais – perfeito para a revisão! Lá você também consegue marcar suas favoritas e anotar pontos importantes. Tudo é comentado por nossos professores, que, você já sabe: fizeram residência nas principais instituições de São Paulo, como USP-SPUnifespUnicamp, entre outros! Você pode criar até 3 trilhas de questões personalizadas completas gratuitamente.

Dá já uma olhada AQUI para saber mais sobre o app e fazer download OU acesse comece a usar agora gratuitamente acessando a versão desktop ou fazendo no seu iPhone ou Android!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração.