Carregando

Residência no Hospital de Base da FAMERP: história, números e estrutura

Já está pensando em fazer residência médica? Pois considere ter essa experiência no Hospital de Base da FAMERP! Esse é um dos complexos hospitalares mais renomados do estado de São Paulo, que é referência justamente por contar com um corpo clínico altamente qualificado, composto por médicos reconhecidos nacional e internacionalmente.

Impossível não se empolgar, né não? Essa experiência, além de completa, tem um peso e tanto para a sua vida profissional. Por isso, vale a pena se preparar para o processo seletivo e se dedicar muito para obter bons resultados, inclusive quando você começar a atuar como residente e pesquisador por lá.

Que tal saber mais alguns detalhes a respeito da FAMERP, seu Hospital de Base e como escolher a especialidade para cursar na residência médica? Continue a leitura deste artigo agora mesmo!

A Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP)

Qualidade, humanização da formação e compromisso com o ensino, a pesquisa e toda a comunidade são os lemas da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, a FAMERP, desde a década de 1990. Hoje, ela conta com 290 docentes entre mestres, doutores e livre-docentes que contribuem diariamente para o desenvolvimento de futuros médicos e profissionais de saúde.

Fachada do Hospital de Base da FAMERP
Fachada do Hospital de Base da FAMERP

A infraestrutura física da faculdade também é completa. Você vai poder estudar Clínica Geral por meio de atividades aplicadas em 34 laboratórios multidisciplinares. Além de desenvolver suas pesquisas em centros especializados e biotério. São 6 anos de curso, com uma carga horária de quase 10 mil horas, o que mostra o quanto o programa é intenso e voltado para a aprendizagem das mais diversas áreas clínicas.

Entre estágios e plantões supervisionados no Hospital de Base da FAMERP, os alunos têm um ensino humanizado, que obedece aos mais rigorosos padrões curriculares nacionais. Além disso, podem aproveitar serviços de orientação psicopedagógica, apoio social e tutoria para delinearem ainda melhor a carreira profissional. Uma referência e tanto quando se trata de cursos de Medicina no Brasil!

O Hospital de Base da FAMERP

O Hospital de Base da FAMERP, também chamado apenas de HB, é sinônimo de excelência em São José do Rio Preto e em todo o estado de São Paulo. Sua estrutura recebe, em média, 85% de atendimentos encaminhados do Sistema Único de Saúde (SUS), além de outros atendimentos particulares.

Atende, até o momento, cerca de 2 milhões de habitantes espalhados por 102 municípios associados à Divisão Regional de Saúde de Rio Preto (DRS 15). Mas pessoas de várias outras regiões do Brasil, e até mesmo da América Latina, procuram pelos serviços de Medicina do HB.

Vale mencionar, ainda, que este é o único hospital de referência para tratamento de AIDS na região de Rio Preto. É também uma das maiores emergências do interior de São Paulo, com cerca de 12 mil atendimentos por mês. Outras especialidades do complexo hospitalar são glaucoma, diabetes, hipertensão e obesidade.

Por fim, o HB é o primeiro hospital-escola e faculdade de Medicina do interior paulista a acrescentar a acupuntura na grade curricular. Por todos esses fatores e muito mais, os serviços sociais prestados por colaboradores, docentes e residentes do hospital já receberam prêmios e reconhecimentos. Como de instituição “Amiga da Criança”, dado pela Fundação Abrinq, e Melhor Maternidade no Estado de São Paulo.

Números e Estrutura do Hospital de Base da FAMERP

Os números do Hospital de Base da FAMERP são impressionantes. Por causa deles, esse complexo hospitalar está entre os maiores de todo o Brasil. Calcula-se, aproximadamente, que sejam realizados cerca de 46 mil atendimentos por mês.

São quase 2.000 médicos e residentes atuantes no espaço, além de mais de 1.600 outros profissionais da área da saúde na prestação de serviços à população. Em uma comparação para que você entenda a dimensão do hospital, é como se ele fosse uma pequena cidade com aproximadamente 4.054 habitantes.

Em relação às equipes, vale lembrar que elas são multidisciplinares. Ou seja, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, entre outros, trabalham em conjunto em prol da saúde de indivíduos e família. Essa atuação se dá dentro de um ambiente muito bem equipado, pautado na tecnologia e na modernidade.

Afinal, o hospital também oferece uma variedade grande de exames especializados e de alta complexidade. Além de cirurgias e tratamentos avançados para as mais diferentes doenças. É um verdadeiro hospital-escola para os residentes, concorda?

A residência médica no Hospital de Base da FAMERP

A residência médica no Hospital de Base da FAMERP é ministrada com a orientação de profissionais com as mais elevadas qualificações. Ao todo, você pode escolher entre 64 programas de residência, devidamente credenciados na Comissão Nacional de Residência.

Neste momento, a FAMERP orienta pouco mais de 600 residentes, com bolsas cedidas pela Secretaria de Estado da Saúde, Ministério da Saúde e FUNFARME – Fundação Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Os programas oferecidos são divididos em 3 categorias: Acesso Direto, Especialidades e Áreas de Atuação. Entre as áreas disponíveis, estão:

  • Acupuntura;
  • Anestesiologia;
  • Cirurgia Geral;
  • Clínica Médica;
  • Dermatologia;
  • Infectologia;
  • Neurocirurgia;
  • Obstetrícia e Ginecologia;
  • Pediatria;
  • Cardiologia (Pré-requisito: Clínica Médica);
  • Medicina Intensiva (Pré-requisito: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Anestesiologia, Neurologia ou Infectologia), e muito mais.

O processo seletivo conta, inicialmente, com uma prova objetiva. Em seguida, o candidato tem seu currículo avaliado pela banca, para obter uma pontuação que ajudará a definir a sua colocação na lista de aprovados. No último edital, não houve a exigência de entrevista, etapa que faz parte de alguns processos de outras instituições.

É muito importante ficar de olho no edital, que geralmente sai no segundo semestre do ano. E em todas as cláusulas e exigências para participar do processo!

E então, pensa em se mudar para São José do Rio Preto e fazer a sua residência médica no Hospital de Base da FAMERP? Essa será uma experiência e tanto para a sua vida pessoal e, com certeza, uma excelente escolha de carreira. Mas lembre-se: o processo seletivo é muito concorrido. Mas não é pra ter medo não, tá? A melhor maneira de enfrentar esse medo é se preparando pra prova, por isso, pra começar com o pé direito, sugiro dar uma olhada no nosso e-book gratuito Os 15 bloqueios que te impedem de ser aprovado na residência! Nele, você conhece todos os bloqueios mentais que atrapalham seus estudos e descobre como combatê-los no seu dia a dia!

E para se preparar da melhor maneira para conquistar a sua vaga, podemos te ajudar mais ainda: venha para nosso Extensivo São Paulo e estude com foco na vitória!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.