Residência PSU-MG: conheça tudo sobre o programa

Conteúdo / Residência Médica / Residência PSU-MG: conheça tudo sobre o programa

O momento de escolher a especialização médica é muito importante, mas podem surgir muitas dúvidas. Uma delas é sobre a melhor instituição para o programa de residência escolhido. Hoje, vamos te explicar tudo sobre a residência no PSU-MG e até mesmo a relação entre candidatos e vagas para você se preparar.

É normal bater aquela tensão em escolhas importantes, mas você pode contar com a gente para montar um bom planejamento de estudo e te dar informações diárias sobre todos os programas de residências do Brasil. Neste texto, iremos te explicar tudo sobre esse concurso. Vem com a gente!

O que é PSU-MG?

O Programa Seletivo Unificado de Minas Gerais (PSU-MG) é um dos principais processos do Brasil e o mais importante concurso para residência médica em Minas Gerais. 

O PSU-MG, assim como outros concursos unificados de residência, funciona como um processo seletivo. As instituições aderem aos seus programas de residência, e o acadêmico aprovado dentro das premissas do edital define para qual daquelas instituições irá cursar a especialização. 

Se você é um acadêmico que pensa em entrar em alguma das instituições do PSU – MG no próximo ano, precisa estar ligado. Isso porque esse edital se diferencia um pouco dos outros. Apesar de o candidato prestar apenas uma prova, se quiser concorrer em três instituições diferentes, ele vai precisar pagar três inscrições diferentes. 

Último edital do PSU-MG

A residência médica do PSU-MG é um programa administrado e organizado pela Associação de Apoio a Residência Médica de Minas Gerais (AREMG). Ela está atualmente na sua 13ª edição, e participam de seu edital instituições federais, estaduais e municipais. 

O último concurso para o PSU-MG 2022 contou com 80 instituições participantes que você pode conferir na íntegra no edital, oferecendo vagas entre programas de residência de acesso direto como também os programas que exigem pré-requisitos. 

A residência médica PSU-MG também foi dividida em duas etapas. A primeira incluiu a realização da prova objetiva, e a segunda fase foi composta pela análise curricular. As duas tinham caráter eliminatório e classificatório. 

Relação candidato X vaga

Para você ter uma base mais completa sobre o concurso de residência médica do PSU-MG, iremos trazer em números a relação de candidato X vaga do último concurso por instituição e também por pré-requisito. 

De antemão, para caráter informativo, a residência médica em Minas Gerais opr meio do PSU contou com total de 62 especialidades, 461 programas e 1.305 vagas no concurso da AREMG em 2021. Confira abaixo a relação.

Por instituição

  • Hospital Madre Teresa – BH: Otorrinolaringologia/1 vaga/172 inscritos/candidatos/vaga – 172,0
  • Hospital Evangélico de Belo Horizonte: Oftalmologia/2 vagas/262 131,0
  • ISO Olhos – Instituto de Saúde Ocular: Oftalmologia/1 vaga/ 122 122,0
  • Vila Verde Saúde Mental: Psiquiatria/1 vaga/ 118 118,0
  • Hospital Mater Dei – Unidade Contorno: Cirurgia Geral/1 vaga/ 103 103,0
  • Hospital Metropolitano Odilon Behrens: Neurocirurgia/1 vaga/ 100 100,0
  • Hospital Madre Teresa – BH: Neurocirurgia 1 99 99,0
  • Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora – HU/UFJF: Cirurgia Plástica 1 98 98,0
  • Hospital Unimed – BH – Unidade Contorno: Cirurgia Geral 2 196 98,0
  • Hospital Unimed BH – Unidade Contorno: Neurocirurgia 1 97 97,0
  • Hospital Otorrino Center LTDA: Otorrinolaringologia 1 95 95,0
  • Hospital Unimed BH– Unidade Contorno: Anestesiologia 2 188 94,0
  • Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora – HU/UFJF: Dermatologia 2 186 93,0
  • Hospital Unimed BH- Unidade Contorno: Neurologia 1 91 91,0

Por pré-requisito

  • Hospital Mater Dei – Unidade Contorno Clínica Médica 5 280 56,0
  • Hospital Unimed BH- Unidade Contorno Cirurgia Geral 2 196 98,0
  • Hospital Infantil São Camilo – UNIMED Pediatria 5 243 48,6
  • Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora – HU/UFJF: Obstetrícia e Ginecologia/1 vaga/59 inscritos/candidato/vaga – 59,0 

Disputa acirrada por uma vaga

Como você pode ver nos dois quadros acima, a residência médica do Programa Seletivo Unificado de MG é amplamente disputada. Ao acessar o edital da organizadora, você conseguirá conferir a tabela completa da relação de candidatos e vagas de todas as instituições que participaram. 

Mas calma! Sabemos que a ansiedade bate, então vamos adiantar para você aqui as duas posições que foram mais concorridas no último concurso do PSU. Com essas informações, você vai conseguir montar um planejamento de estudo mais assertivo rumo ao seu sonho.

Vagas mais concorridas

A especialidade mais concorrida foi a Otorrinolaringologia, no Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte. Recebeu 164 inscrições ao todo, oferecendo em seu quadro uma vaga e trazendo a relação candidato X vaga de 164.

A segunda vaga mais disputada foi também para Otorrinolaringologia, no Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais – IPSEMG, que recebeu 122 inscrições, ofereceu uma vaga e apresentou relação de candidato X vaga de 122.

Fique à frente da concorrência!

Você viu que os programas de residência do PSU-MG são muito concorridos, né? Mas fica tranquilo! A boa notícia é que é que você pode se preparar com os nossos Extensivos. Estudar com praticidade e conforto também faz parte do projeto. Bora pra cima!

Ana KarolineBittencourt Alves

Ana Karoline Bittencourt Alves

Catarinense nascida em 1995, criada em Imbituba e apaixonada por uma praia. Formada pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2018, com residência em Clínica Médica pela Universidade de São Paulo (USP-SP 2019-2021) e professora de Clínica na Medway. "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender" - Paulo Freire. Siga no Instagram: @anakabittencourt