Teste vocacional de residência médica: encontre-se nesse raio-x

Além de caprichar nos estudos, sua jornada na residência médica depende de uma decisão importante: a especialidade que deseja seguir. Como essa é uma escolha que vai definir, no mínimo, os primeiros anos da sua carreira, é preciso considerar tudo com cuidado. Por isso, para ajudá-lo, vale a pena usar um teste vocacional de residência médica.

Agora, sobre a escolha da residência médica, além de ser uma decisão difícil e que vai marcar sua vida, sabia que essa falta de definição sobre a especialidade pode ser um dos bloqueios que está te impedindo de se preparar para as provas de residência, fazendo com que seu cérebro sabote todos os seus planos de estudo? Contamos tudo sobre esse e outros bloqueios que podem impedir sua aprovação.

E você sabe qual é o caminho para tomar essa decisão? Primeiramente, é fundamental analisar quais são os seus objetivos e interesses. Depois, você deve conhecer quais são as características de cada especialidade e como elas se encaixam no perfil profissional.

Pensando nisso, preparamos um teste vocacional de residência médica de algumas das alternativas mais procuradas e perguntas essenciais. Confira!

Antes de seguirmos, tenho um recado pra você, que quer passar nas melhores instituições de residência do país: pra mandar bem na prova de residência médica em 2022, você precisa participar da Jornada de Aprovação na Residência Médica. Serão 4 aulas gratuitas e AO VIVO, entre os dias 4 e 7 de outubro, em que vamos te dar todos os passos para uma preparação padrão-ouro, mostrando qual é o caminho pra alcançar mais de 80% de desempenho nas provas no ano que vem. Agarre essa chance que pode mudar a sua vida clicando AQUI.

Teste vocacional de Residência Médica

Comece conhecendo as principais residências

Antes de começar o teste, é essencial entender quais são as áreas disponíveis e o que elas envolvem. Assim, você tem uma ideia de como vai ser o seu dia a dia e já identifica o que desperta o seu interesse. Vamos lá?

Anestesiologia

A Anestesiologia envolve todos os conhecimentos e práticas para aliviar a dor de pacientes, ou mesmo para prepará-lo para cirurgias e certos exames. Então, como saber que essa opção do teste vocacional de residência médica é para você? É simples: é fundamental ter muita precisão, controle emocional e capacidade de entender as necessidades do paciente.

Cirurgia Geral

Na Cirurgia Geral, sua principal função é diagnosticar e cuidar de pacientes por meio de cirurgias, com atendimentos eletivos e de emergência. Portanto, você terá que trabalhar em equipe, saber aplicar seus conhecimentos e controlar as próprias emoções. Quem faz Cirurgia Geral depois também pode se especializar em várias outras subespecialidades, como Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Torácica, Cirurgia Plástica… São muitas as possibilidades! Quer saber mais? Descubra quais são as residências mais buscadas de SP para fazer Cirurgia Geral.

Clínica Médica

A Clínica Médica é uma especialidade que oferece um amplo campo de atuação e é ideal se você gosta de desafios diferentes ao longo do tempo. Com isso, suas principais responsabilidades incluem o diagnóstico e o tratamento clínico de pacientes adultos. Dá uma olhada em quais são os programas de residência em Clínica Médica mais buscados de SP.

Dermatologia

A Dermatologia fala de todas as questões ligadas à saúde da pele. Além dos tratamentos clínicos, pode estar associada a abordagens cirúrgicas, como retirada de sinais. Então, é a melhor escolha para quem tem muita atenção aos detalhes, sabe trabalhar em equipe e conta com bastante precisão.

Ginecologia e Obstetrícia

A especialidade de Ginecologia e Obstetrícia trata da saúde da mulher e dos cuidados com a reprodução feminina. Você poderá acompanhar adolescentes, adultas e idosas, auxiliar na concepção e até fazer partos. Portanto, é preciso ter empatia, caprichar na anamnese e ter um zelo extra pelas pacientes.

Medicina do Trabalho

A Medicina do Trabalho foca no cuidado dos trabalhadores em relação a acidentes de trabalho, como as doenças ocupacionais. Você fará exames admissionais e demissionais e também deverá criar políticas para proteger as pessoas. Com isso, é essencial ter conhecimentos sobre as normas trabalhistas, trabalhar em equipe e estudar os riscos constantemente.

Medicina Intensiva

A Medicina Intensiva é uma das mais recentes, mas está entre as mais procuradas. Ela envolve os cuidados avançados a pacientes que apresentam quadros graves ou que inspiram atenção. Por isso, é indispensável ser muito organizado, ter bom controle emocional e saber analisar riscos.

Neurologia

No teste vocacional de residência médica, a Neurologia também não poderia ficar de fora. Ela está ligada aos quadros do sistema nervoso e seus tratamentos. Portanto, é fundamental ser analítico, metódico e observar cada detalhe.

Oftalmologia

Já a Oftalmologia é responsável pela saúde de um dos nossos sentidos: a visão. Nessa residência, o foco de estudo são as doenças oculares e os erros de refração e como cuidar de cada situação. Então, é a escolha ideal para quem é dinâmico, organizado e está sempre interessado em novidades.

Ortopedia e Traumatologia

A especialidade de Ortopedia e Traumatologia inclui as condições ligadas a músculos, ossos e ligamentos, além de envolver as lesões causadas por traumas. Para seguir nessa área, é preciso ter pensamento rápido, saber interpretar exames clínicos e de imagens e tomar decisões embasadas.

Otorrinolaringologia

Enquanto isso, a Otorrinolaringologia cuida de todas as condições de boca, nariz, ouvido, garganta e pescoço. Além de ter uma capacidade interdisciplinar, deve ter boas habilidades técnicas e saber aplicar os conhecimentos a cada caso.

Pediatria

Já a Pediatria aborda tudo sobre a saúde das crianças e dos adolescentes, desde o nascimento e ao longo de seu desenvolvimento. Por isso, no teste vocacional de residência médica, é a alternativa se tiver bastante paciência, habilidade de comunicação e atenção ao detalhe. Quer saber mais? Veja aqui quais são as instituições mais buscadas para fazer Pediatria em SP.

Psiquiatria

Deseja poder cuidar da mente dos pacientes? A Psiquiatria é perfeita! Nesse ramo, você diagnosticará e definirá tratamentos para quem tem transtornos psicológicos e mentais. Portanto, é uma ótima opção para quem é compreensivo, empático e sensível.

Radiologia e Diagnóstico por Imagem

Nesse teste de vocacional de residência médica, também temos a área de Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Essa função envolve a necessidade de utilizar aparelhos e tecnologia para fazer diagnósticos precisos. Com isso, é perfeita para quem gosta de novidades, tem perfil analítico e presta atenção aos detalhes.

Urologia

A Urologia abrange os conhecimentos sobre o sistema urinário de homens e mulheres e sobre o sistema reprodutor masculino. Para se dar bem na área, é necessário ter capacidade investigativa, habilidade de ouvir e acolhimento ao paciente.

Responda às afirmações e identifique o seu perfil

Depois de conhecer algumas das opções mais famosas, é hora de descobrir o que realmente tem a ver com você. Então, vamos fazer algumas afirmações e, caso se identifique, é só conferir as áreas indicadas. Combinado? Confira!

“Sou organizado e gosto mais da prática ambulatorial”

Caso a organização e o planejamento forem os seus nomes do meio, as áreas ambulatoriais podem ter a ver com você. Entre as especialidades que seguem essa proposta, temos:

  •     Clínica Médica;
  •     Dermatologia;
  •     Oftalmologia; e
  •     Otorrinolaringologia.

“Tenho sangue-frio e sinto que meu lugar é na emergência”

medicina de emergência

Entretanto, se considerar importante ter um cotidiano agitado e com novos desafios, a área de emergência é uma boa pedida. Você lidará com casos com diferentes solicitações e precisará ter pensamento rápido. Veja algumas alternativas:

  •     Medicina de Emergência;
  •     Medicina Intensiva;
  •     Cirurgia Geral;
  •     Anestesiologia; e
  •     Ortopedia e Traumatologia.

“Gosto de investigar e buscar evidências à procura da verdade”

Não, não estamos falando de quem tem aptidão para ser Sherlock Holmes. Porém, quem tiver curiosidade e o interesse por buscar respostas pode investir nas especialidades de apoio ao diagnóstico. Veja algumas residências:

  •     Medicina Nuclear;
  •     Radiologia e Diagnóstico por Imagem; e
  •     Patologia.

“Tenho muita paciência e empatia e sou capaz de criar bons relacionamentos”

Todo médico precisa ser capaz de se conectar com os pacientes e prestar um atendimento de qualidade e sensível à condição. No entanto, algumas especialidades pedem habilidades especiais nesse contato. É o seu caso? Então, veja quais áreas se destacam:

  •     Medicina Física e Reabilitação;
  •     Medicina Preventiva e Social;
  •     Obstetrícia e Ginecologia;
  •     Pediatria; e
  •     Psiquiatria.

Mas, se você se encaixar em mais de uma afirmação desse teste vocacional de residência médica, ou se tiver interesse em mais de uma área, é hora de refletir. Pense em quais foram seus maiores interesses na faculdade e onde suas habilidades serão bem aproveitadas.

O teste vocacional de residência médica é a ferramenta certa para que tome a decisão ideal para o seu futuro. Portanto, agora que já conhece as especializações, eleja suas favoritas e procure saber ainda mais sobre cada uma, até achar a opção adequada.

Só mais duas coisas…

Se quiser uma mão para brilhar nos estudos e, consequentemente, nas provas de residência médica, a Medway pode te ajudar! A Mentoria 2021 é a oportunidade perfeita para quem precisa de orientação sobre rotinas e metodologias de estudo, transmitindo a confiança necessária pra que você conquiste a aprovação na residência dos seus sonhos! Inscreva-se agora!

Para mandar bem nas provas e dar um gás maior na sua preparação, dá uma olhadinha também na nossa Academia Medway, você encontra todos os nossos materiais gratuitos, incluindo e-books, guias estatísticos e aulas grátis, com informações valiosas para você aumentar seu desempenho!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.