Carregando

A importância do título de especialista em ginecologia e obstetrícia

O título de especialistas em ginecologia e obstetrícia dá ainda mais credibilidade para o médico no momento do atendimento. Além disso, ele comprova que o profissional da saúde está devidamente regularizado frente à Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia). 

Também conhecido como TEGO, o título de especialista em ginecologia e obstetrícia é conquistado por meio de uma prova complexa, dividida em duas partes: teórica, com 50 questões voltadas para ginecologia e 50 para obstetrícia; e prática, que pode ser uma situação clínica ou cirúrgica. 

A prova tem um alto grau de exigência — muitas das questões são sobre temas que não costumam ser ensinados na graduação. Por conta disso, é altamente recomendado que os interessados em obter o registro de especialista em ginecologia e obstetrícia façam um curso preparatório. 

Para você iniciar os estudos para obter o TEGO, disponibilizamos uma série de conteúdos gratuitos, que te auxiliam no preparo para a prova. Também oferecemos o Intensivo São Paulo — um curso com videoaulas ao vivo e gravadas com os temas que você realmente precisa saber para ingressar nas principais instituições do país.

Vantagens de obter o TEGO

Além de passar maior credibilidade para os pacientes, o médico obstetra e/ou ginecologista que conta com o título de especialista em ginecologia e obstetrícia tem uma segurança jurídica maior. 

Isso porque o profissional que possui o TEGO conta com o respaldo de todas as chancelas de aptidão para exercer a especialidade, assim como o apoio da Febrasgo quanto à atuação segura.  

Atualmente, para garantir ainda mais segurança aos profissionais e aos pacientes, grande parte dos hospitais exige o título de especialista aos obstetras e aos ginecologistas interessados em atuar na instituição.

A prova

A residência médica em ginecologia e obstetrícia tem três anos de duração e é de acesso direto. Isso quer dizer que, ao concluir a graduação, o médico já pode concorrer a uma das vagas nos muitos processos seletivos, inclusive o TEGO. 

Para fazer essa prova de especialização, há alguns pré-requisitos, como: 

  • mínimo de dois anos de residência comprovada em obstetrícia e ginecologia em um programa credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação (CNRM/MEC), iniciado até o ano de 2006;
  • mínimo de três anos de residência comprovada em obstetrícia e ginecologia em um programa credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação (CNRM/MEC), iniciado a partir de 2006;
  • atuação em obstetrícia e ginecologia comprovada por, pelo menos, seis anos.

Razões para obter o registro da Febrasgo

A prova para obter o título de especialista em ginecologia e obstetrícia é promovida pela Febrasgo. Com isso, o médico passa a ser um associado da Federação Brasileira. 

O profissional que busca reconhecimento no mercado precisa ter títulos com a chancela de instituições com credibilidade, e a Febrasgo oferece justamente isso: o selo de qualidade de que o médico possui titulação de uma entidade de renome.

Ter um título da Febrasgo também comprova que o médico possui o conhecimento e as habilidades necessárias para ser denominado ginecologista e obstetra, estando apto para exercer legalmente a especialidade. 

Ainda há interação com dezenas de outros órgãos e instituições em âmbito nacional, tais como:

  • Associação Médica Brasileira (AMB);
  • Ministério da Saúde-Conitec;
  • Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS);
  • Conselho Federal de Medicina (CFM-Câmara Técnica de Ginecologia e Obstetrícia);
  • Ministério Público Federal;
  • Justiça Federal;
  • Conselho Federal de Enfermagem (COFEM);
  • Poder Legislativo Federal.

A Febrasgo

Há mais de 60 anos, a Febrasgo atua para promover, apoiar e zelar pelo aperfeiçoamento técnico e científico de ginecologia e obstetrícia. Somado a isso, estão os aspectos éticos do exercício profissional dos médicos associados, pautados pelo ideal do zelo e pelo total respeito à saúde e ao bem-estar da mulher.

Desde a fundação, em 1959, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia se consolidou como instituição de referência científica. Desde então, congrega e representa os ginecologistas e os obstetras brasileiros.

Para auxiliar no desenvolvimento profissional dos médicos, a Federação também promove educação continuada e atualização constante por meio de informações confiáveis, congressos, jornais e diretrizes.

Com 27 associações regionais federadas a ela de Norte a Sul do país, a Febrasgo tem sede em São Paulo. A secretaria executiva se encontra no Rio de Janeiro, promovendo campanhas, concursos, titulações e publicações de interesse aos médicos associados, visando a melhoria contínua da área. 

Conte com nossa ajuda para se tornar um especialista!

Agora que você sabe como conseguir o título de especialista em ginecologia e obstetrícia da Febrasgo, é preciso colocar total foco nos estudos para conquistar o TEGO. Para facilitar o processo, conte com a nossa ajuda

Contamos com um time de residentes que conhecem exatamente as dificuldades das etapas de especializações e provas, sabendo o que você procura e precisa! Conte com nossos cursos para se preparar para as provas e conseguir a tão desejada especialização!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
MarcosMarangoni Junior

Marcos Marangoni Junior

Paulistano nato, criado nas ruas do Ipiranga, médico ginecologista e obstetra formado na UNICAMP, mestrando em Saúde Reprodutiva pela UNICAMP, e professor da Gineco-Obstetrícia da Medway. Só nasce grande filhote de monstro.