Edital de residência médica FAMEMA: saiba mais!

Conteúdo / Residência Médica / Edital de residência médica FAMEMA: saiba mais!

Se você chegou até aqui em busca do edital de residência médica da FAMEMA 2023, temos uma boa notícia! Você já pode conferir todas as informações mais importantes sobre o processo seletivo desse ano clicando aqui!

Durante a preparação para as provas de residência médica, é importante estar atento às informações do edital das instituições. Ao ler este manual, você fica mais preparado e sabe dos detalhes sobre a avaliação. Por isso, preparamos um guia sobre o edital de residência médica da FAMEMA.

A Faculdade de Medicina de Marília tem um processo seletivo diferente da maioria das instituições. Assim como em 2021, a prova para residência continua sendo apenas teórica, sem a parte prática. O que a distingue em 2022 é a segunda etapa com uma análise de currículo com entrevista. Continue a leitura e saiba mais!

O que é o edital de residência médica?

O edital da FAMEMA é disponibilizado durante o mês de outubro, com dois meses de antecedência para a prova. Ele é um guia para os candidatos entenderem o processo seletivo e não perderem as datas importantes, como de inscrição, redução e isenção da taxa.  

De acordo com o documento, após o pagamento da taxa e a confirmação da inscrição, o acesso ao sistema é liberado. Na área do candidato, você pode enviar laudos para atestar deficiências, mobilidade reduzida e demonstrar que necessita de atendimento especializado no dia da prova. 

Outro ponto de destaque do edital de prova é a possibilidade de solicitar 10% de pontuação adicional no processo seletivo. Isso vale para aqueles que comprovarem um dos seguintes requisitos:

  • ter participado e cumprido integralmente o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB);
  • ter concluído ou concluir, até a data da matrícula, o programa de residência médica em Medicina de Família e Comunidade/Medicina Geral de Família e Comunidade;
  • ter atuado como supervisor de alunos participantes da Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo” (voltado ao enfrentamento da COVID-19).

Prova de residência da FAMEMA

Além desses detalhes, o edital de residência médica da Faculdade de Medicina de Marília apresenta informações sobre o dia da prova e a forma em que a avaliação teórica será realizada.

A prova objetiva para áreas básicas é composta por 100 questões baseadas em situações clínicas com dados de saúde e vida do paciente, explorando a integração das partes biológicas, psicológicas e sociais. O foco é desenvolver o raciocínio clínico, abordar e investigar o diagnóstico.

Para candidatos de residência em especialidades, com exigência de pré-requisitos, a prova dura cinco horas e tem 60 perguntas. Já para os candidatos das áreas de cirurgia de cabeça e pescoço ou angiorradiologia e cirurgia endovascular, serão 40 questões com temas específicos desses campos médicos. 

Processo de avaliação

Cada prova tem uma forma de ser avaliada porque o número de questões é diferente para as três segmentações acima. No caso das áreas básicas, o valor total da prova é 100, mas o peso é 90. Nas especialidades, vale 60 e tem o mesmo peso. Para quem é candidato para cirurgia, vale 40 e mantém o peso.

Os temas que caem em cada prova mostram o quão apto o candidato está para a residência. Por isso, na maioria das vezes, eles são abrangentes, como: clínica médica, cirurgia geral, pediatria, obstetrícia e ginecologia.

Análise e arguição de currículo

Depois de ser aprovado na primeira fase da prova para residência, você passa para a análise curricular. A arguição é realizada por videoconferência e vale dez pontos no processo seletivo. 

Tanto os candidatos gerais, quanto os de especialidades devem enviar previamente o currículo ao sistema. Caso o estudante não submeta o arquivo, será considerado como desistente do processo e desclassificado. 

As datas e os horários para as entrevistas em vídeo são divulgadas pelo site da Vunesp, instituição organizadora das provas. No site, também há orientações para participar dessa etapa. 

Classificação e resultados

Segundo o edital de residência médica da FAMEMA, a nota do candidato é a soma da prova teórica e da arguição, em que a primeira vale até 90, e a outra equivale até 10 pontos. O valor obtido nesse cálculo pode ser arredondado e facilitar a classificação. 

Em casos de empate nas notas finais dos estudantes, três critérios são adotados: maior nota na prova de conhecimentos específicos, maior nota na análise do currículo e mais velho entre os que têm menos de 50 anos. 

Após a liberação da lista de aprovados, é preciso declarar interesse na vaga pelo site. A matrícula é a última etapa para você finalmente chegar a tão sonhada residência. 

Preparação para a prova teórica

Estudar para a prova de residência médica representa um grande desafio na conciliação de tempo, sentimentos e quantidade de conteúdos. Isso porque é um momento em que muitos estudantes trabalham, fazem o internato e precisam estudar de uma forma direcionada para bons resultados. 

Devido à agitação da rotina dos candidatos, a organização, o planejamento e a metodologia são as chaves do sucesso nas provas. Quem conta com uma ajuda extra sabe como guiar os estudos com um cronograma pré-estabelecido e foca apenas no que precisa para os processos seletivos.

Tenha mais aproveitamento com a gente!

Está a fim de ser o novo residente? Então, venha conhecer os nossos Extensivos, que darão todo suporte que você precisa para conseguir a tão sonhada aprovação. Teste o Extensivo Medway por 7 dias totalmente gratuitos e conheça todos os benefícios e as ferramentas que vão fazer a diferença nos seus estudos!

AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração. Siga no Instagram: @alexandre.remor