5 aplicativos de prescrição médica para mandar bem nos atendimentos

Conheça 5 aplicativos de prescrição médica

Prescrever uma receita é o tipo de coisa que todo médico vai fazer pelo menos em algum momento ao longo do exercício da profissão. Para muitos, pode se tornar até parte da rotina! No entanto, apesar de seu teor mais “corriqueiro”, ainda é de grande importância que seja bem elaborada, fornecendo orientações precisas ao paciente, para que ele compreenda por que e como segui-las, colaborando para uma recuperação mais rápida. Pensando nisso, hoje vamos trazer 5 aplicativos de prescrição médica para te ajudar a mandar bem nos atendimentos! Que tal?

Veja os 5 aplicativos de prescrição médica!

Medscape

E nossa primeira sugestão choca um total de 0 pessoas. Mas falando sério, não mencionar o Medscape em qualquer texto que aborde aplicativos médicos é quase que um dos sete pecados capitais da Medicina, de tão útil que ele pode ser, desde a prescrição até diversas outras situações que podem ocorrer em um plantão — ou mesmo fora dele. Porém calma: se você ainda não conhece o primeiro dos nossos 5 aplicativos de prescrição médica, a gente te apresenta! 

Medscape: aplicativo de prescrição médica
Medscape: aplicativo de prescrição médica

Aplicativo médico mais baixado do mundo, o Medscape é uma grande rede de dados e informações que tratam dos mais diversos conteúdos médicos. Ele traz alertas sobre as aprovações da FDA, agência reguladora de medicamentos nos Estados Unidos — pois vale notar que o aplicativo é em inglês —, além de notícias sobre conferências e dados de novos testes clínicos.

O Medscape também permite ao usuário realizar pesquisas, com informações atualizadas sobre prescrição e segurança em mais de seis mil medicamentos de marca, mil medicamentos OTC (de venda livre, sem exigência de receita médica) e oito mil monografias.

E não é só por isso que consideramos ele um dos melhores aplicativos de prescrição médica, hein? Além desse mundo de informações, o Medscape conta com o chamado Drug Interaction Checker. Basta colocar lá as drogas que você quer checar que o resto ele faz, te mostrando se há interação entre elas e como monitorar essa interação. Útil demais, né?

Memed

Esse já é menos conhecido, mas nem por isso menos útil. O Memed, criado por um dermatologista, seu irmão e um primo — todos brasileiros —, foi pensado com a proposta de auxiliar na montagem, de uma maneira prática e clara, das prescrições médicas. 

O aplicativo de prescrição médica, que é 100% gratuita, permite ao médico consultar um banco de medicamentos com mais de 60 mil apresentações detalhadas, atualizadas em tempo real, para organizar as receitas. Ou seja, se o médico precisa prescrever um anti-inflamatório, por exemplo, ele digita o nome e a plataforma apresenta todos os tipos desse medicamento. Caso ele tenha alguma dúvida sobre dosagem, pode recorrer às informações do produto com facilidade.

Para simplificar ainda mais essa dinâmica médico-paciente, o aplicativo ainda permite que o paciente receba um link, via SMS, com uma cópia digital da receita e, se assim desejar, com uma lista de preços comparando os medicamentos prescritos em diferentes farmácias.

Vale ressaltar que o serviço está disponível, no momento, apenas na cidade de São Paulo. Mas, mesmo assim, é difícil não concordar que esse é um dos melhores aplicativos de prescrição médica, né?

Whitebook

Mais um aplicativo brasileiríssimo representando aqui na nossa lista de aplicativos de prescrição médica, o Whitebook é outra figura carimbada dos nossos posts sobre apps. A ferramenta é gratuita e seu conteúdo, disponível até offline, é produzido por mais de 20 médicos especialistas e está em constante expansão.

O aplicativo traz mais de quatro mil tópicos sobre prescrições, doenças, drogas e manejo clínico atualizados mensalmente. Pense no funcionamento do Whitebook como o de uma biblioteca médica, ou seja, ele ajuda a tirar dúvidas instantâneas sobre procedimentos e práticas — e em português, diferentemente do Medscape, por exemplo.

Além disso, o Whitebook também é um ótimo aliado na hora de fazer prescrições, com mais de 300 orientações sobre o tema e um bulário com seis mil medicamentos, consulta ao CID-10 e aos Procedimentos SUS.

O usuário ainda tem acesso a calculadoras e diversos guias práticos, como Condutas Pediátricas, Trauma, Guia ECG, Cálculo de Infusão de Medicamento, entre outros.

Genéricos BR

Autoexplicativo, né? Com certeza você já viveu — ou vai viver — um momento em que vai precisar prescrever um genérico para um paciente, e o Genéricos BR tá aí pra ajudar exatamente com isso. Ele é um guia sobre remédios genéricos produzidos ou manipulados no país.

Dentro do aplicativo, é possível encontrar dados importantes sobre as medicações, como indicação, posologia, forma farmacêutica, interações, contraindicações, efeitos adversos e precauções, além de ter acesso ao bulário eletrônico da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Além disso, permite ao usuário realizar a busca por princípio ativo ou medicamento de referência.

E quem não gosta de coisas elaboradas demais ou que pesem muito na memória do celular pode relaxar: a interface do aplicativo é bastante simples. E se sua preocupação é valor, então pode ficar de boa também, pois o Genéricos BR é gratuito

CliniCalc

Por fim, para encerrar nossa lista de aplicativos de prescrição médica, vale a menção ao CliniCalc. Mais do que uma simples calculadora médica, esse app também se destaca por outras funcionalidades, trazendo os diversos escores disponíveis, o cálculo de déficit hídrico, o manejo de infusão, a taxa de produção urinária, a variação no sódio sérico, a escala de coma de Glasgow clássica e pediátrica e o cálculo da área corporal.

E mais: o CliniCalc também possui vários conteúdos médicos, que ficam separados por sistemas orgânicos na página inicial do aplicativo, facilitando bastante a navegação — afinal, médico não pode perder tempo, né?

É isso! Essas foram nossas sugestões de 5 aplicativos de prescrição médica!

Como dissemos no começo do texto, prescrever medicamentos é uma parte fundamental do exercício profissional de praticamente qualquer médico. Por isso, é importante selecionar as melhores ferramentas para te auxiliar. Sinta-se livre para escolher várias das opções, aliás, pois cada uma traz uma proposta diferente, e a ideia é que esses aplicativos de prescrição médica se complementem.

No entanto, se você ainda não chegou nessa parte da vivência médica e, no momento, está só se preparando, então dá uma olhada na Academia Medway e aumente seu desempenho com nossos materiais gratuitos: guias estatísticos, ebooks, minicursos e muito mais! Recomendo muito que você confira o nosso Guia de Prescrições! Com esse ebook, você vai estar muito mais preparado para atuar em qualquer sala de emergência do Brasil! Bora pra cima! 

Forte abraço!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram

É médico e quer contribuir para o blog da Medway?

Cadastre-se
AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração.