Apps Médicos Para te Salvar no Plantão

A informação em medicina vem se reinventando a uma velocidade cada vez maior. Com isso, surge a necessidade de novas ferramentas como aplicativos no celular para auxiliarem a tomada de decisão médica durante o plantão.

Com o avanço da tecnologia, ainda tem cabimento estudar e se atualizar por meio de livros como o Harrison, Cecil ou Sabiston?

Será que essa literatura é a que traz a informação mais atualizada, mais confiável e que vai te salvar quando você precisar?

Faz sentido levar um Harrison embaixo do braço no seu primeiro plantão como recém-formado?

Com certeza não! E é difícil debater contra isso.

Os livros trazem conhecimentos já consolidados e continuam tendo algum espaço para os acadêmicos principalmente dos primeiros anos de medicina. Já aos que estão no final da graduação ou já se formaram, começa a perder sentido se basear nesses livros.

E cada vez é menos coerente decorar uma infinidade de “rodapés de livro”. Isso porque há tanta informação disponível em apps na palma da mão, que muitas vezes, ainda por cima, são de graça.

Hoje em dia, você tem o conhecimento atualizado e de fácil acesso a poucos cliques de distância. Certamente, essa mudança trouxe grande produtividade na aquisição de instrução médica.

Diante disso, temos um fato: muito dificilmente algo será de tamanha urgência que não dê tempo de checar soluções em um aplicativo, salvo uma PCR (Parada Cardiorrespiratória), ou iminência de uma.

Foi pensando nisso que trouxemos uma lista de 5 aplicativos que mais vão te ajudar nos plantões. Confiram!

1)UpToDate

UpToDate - Apps Médicos pro plantão

Indiscutivelmente, é o app mais completo em termos de conteúdo, contando com mais de 7100 médicos que contribuem para a base de dados. Além disso, também é confiável, pois cada artigo é revisto por pelo menos outros dois médicos para ser aprovado.

História

Ele surgiu em 1992 por um médico que queria criar uma versão digital de seu livro de nefrologia. Logo, frustrado por não quererem levar sua ideia adiante,  ele mesmo o fez.

De um livro digital até uma ferramenta de 1.000.000 de visualizações por dia com mais de 7.100 autores, muito mudou. Hoje, o UpToDate tem um conteúdo vasto sobre inúmeras especialidades e vai à fundo na análise da evidência disponível. 

Usabilidade

O uso ideal da plataforma, inclusive idealizado pela própria empresa, é responder perguntas da prática diária, como durante o plantão. Ou seja, servir de ferramenta de estudo ativo, mais do que apenas um grande acervo para leitura passiva.

Em nossa experiência a melhor ferramenta é a resolução de dúvidas diante de casos complexo, embora seu uso sirva para solução de qualquer questionamento médico.

Valor

Seu maior contraponto é o preço: a partir de U$198,00/ano com a versão para celular inclusa, o que pode ser útil durante plantões.

Vantagens

Uma vantagem é que inúmeros ambientes universitários fornecem o UpToDate de graça para estudantes e residentes. Contudo, para quem não tem esse privilégio, o UpToDate está oferecendo a assinatura com os primeiros 60 dias totalmente gratuitos.

2)Calculate by QxMD

QxMD - aplicativo para plantão

Disponível tanto via web quanto por app (iOS e Android), é provavelmente a ferramenta de calculadoras mais completa do mercado.

Usabilidade

Com mais de 400 calculadoras e ferramentas dentro do app, o QxMD pode te salvar com rapidez tanto em seus plantões no PS como em ambientes de enfermaria e ambulatoriais.

A usabilidade é fácil e te ajuda em diversas situações, das mais complexas às mais simples, como por exemplo:

  • Cálculo do CHADS para avaliar necessidade de anticoagulação em casos de Fibrilação Atrial e do HAS-BLED para avaliação de risco de sangramento com a terapia anticoagulante;
  • Cálculo do QT corrigido no Eletrocardiograma;
  • Calculadoras obstétricas como índice de BISHOP, data provável do parto segundo a DUM ou USG – sei que o pessoal passando na obstetrícia faz isso de cabeça… mas pra um clínico já não rola mais. 

Valor

O app é grátis!

Vantagens

Poucas vezes precisamos de uma calculadora que não encontramos nessa ferramenta.

3)Whitebook

Whitebook - App plantão medicina

Não poderíamos deixar de fora a opção inteiramente brasileira.

Usabilidade

Da empresa PEBMED, o Whitebook é um aplicativo muito completo, à semelhança de muitas ferramentas internacionais.

Além do app, a PEBMED também possui  um portal de notícias, quizzes, vídeos e podcasts sobre diversos assuntos da prática médica, com constantes atualizações. Logo, é uma plataforma de multifuncionalidades de acordo com o que você precisar no momento.

Vantagens

O Whitebook tem diversos diferenciais interessantes:

  • Em um só app você tem informações sobre medicamentos, doenças e protocolos.  Com isso, tudo de modo com que você possa se organizar e selecionar seus tópicos favoritos para acessá-los rapidamente, o que é essencial quando se está de plantão;
  • Códigos CID-10 e de Procedimentos SUS com facilidade de busca são uma “mão na roda” para o preenchimento da burocracia hospitalar;
  • E o melhor: prescrições completas para diversas doenças, tanto ambulatoriais quanto de urgência e emergência, das situações clínicas até as obstétricas. Este, sem dúvida, é o diferencial mais importante, que você não encontra em nenhum outro aplicativo.

Vale lembrar que o WB surgiu da junção de vários outros apps desenvolvidos pela PEBMED e tem evoluído desde então.

Valor

Seu maior contraponto é a exigência de uma assinatura mensal para desbloquear todas as funcionalidades do app. Apesar disso, grande parte das ferramentas mais importantes do mesmo já estão desbloqueadas na versão gratuita.

Confira você mesmo: versão disponível tanto para computadores quanto iOS e Android.

4)Medscape

plantão médico com app mescape

O aplicativo médico mais usado no mundo.

História

Com mais de 20 anos, o Medscape se consolidou não só como app, mas como plataforma de educação médica.

Hoje, o Medscape conta com programa de educação continuada, portal de notícias e diversos quizzes interativos para aprendizado. Aliás, o portal de notícias já está disponível em português

Usabilidade

A plataforma criada para Android, iOS ou computadores, é uma ferramenta super útil e satisfatória. Por isso, é uma das melhores.

O aplicativo pode te salvar durante seu plantão e também para o estudo em casa, visto que possui conteúdos muito detalhados.

A não ser pela leitura em inglês e o fato de que as diretrizes são todas internacionais, não há desculpa para preferir estudar em um livro-texto. Contudo, vale citar que é sempre importante ter domínio da língua inglesa.

Vantagens

Todos os tópicos são feitos com base nas evidências mais recentes, com até 100 referências por doença!

Fora o conteúdo completo sobre doenças e medicamentos,  ainda há uma ferramenta sensacional: o Drug Interaction Checker. Esta é uma ferramenta que te permite analisar as interações entre inúmeras drogas. Ou seja, seu uso é essencial para casos de pacientes em polifarmácia e para prescrições hospitalares mais longas, como forma de garantir a segurança do paciente.

A ferramenta também conta com inúmeras calculadoras para uso diário no plantão – à semelhança do QxMD – e descrições detalhadas de diversos procedimentos da prática médica.

Valor

O aplicativo é totalmente gratuito!

5)Sanford Guide

Sanford Guide - Apps

O mais antigo dessa lista. Existente desde 1969, é o maior nome hoje em doenças infecciosas e antibioticoterapia.

Não à toa já é usado em mais de 100 países e tem a versão impressa inclusive em português

Usabilidade

Por mais que os antibióticos sigam os guidelines americanos, este fato não nos afeta muito no Brasil. Isto é, as maiores diferenças você encontrará em diretrizes acerca de Streptococcus e Staphylococcus pelos perfis de resistência de cada país.

Os textos são sucintos, sendo um guia prático para o dia-a-dia no plantão, com informações importantes como:

  • Pesquisa por bactéria, visualizando qual o antibiótico de primeira escolha para cada agente específico;
  • Busca por antibiótico, com as características específicas de cada classe e analisando o espectro;
  • Procura por doença, como p. ex. na Endocardite Infecciosa, fazendo uma análise sucinta de critérios diagnósticos, subdivisão por germes e tipo de válvula afetada;

Vantagens

Sabemos que um dos grandes problemas de saúde na atualidade é o uso indiscriminado de antibióticos. Além disso, a abordagem guiada permite a redução de custos e aumenta a segurança do paciente. Portanto, o Sanford Guide só vem a somar, facilitando a tomada de decisão médica no decorrer de um plantão.

Valor

A versão física custa por volta de R$ 122,00. Enquanto a digital (iOS e Android) cerca de R$80,00 anuais.

Ok, mas afinal, qual app devo usar na hora do plantão?

Esperamos que usando esses aplicativos você consiga melhorar sua prática clínica diária de plantão e trazer ainda mais valor aos seus pacientes. Contudo, muitos dos apps apresentados acima têm funções semelhantes e que se sobrepõem. Então qual deles é o melhor?

Pensando nessa questão, preparamos uma análise completa com os 2 aplicativos que mais utilizamos durante nosso plantão médico, abordando os prós e contras de cada um deles. Para conferir, clique AQUI!

Lembre-se que não são só os apps que vão te salvar no plantão, por isso, preparamos um material que pode te ajudar bastante, que é o nosso Guia de Prescrições, que te deixa preparado para atuar em qualquer sala de emergência do Brasil! Na Academia Medway, você encontra esse e vários outros materiais gratuitos de medicina de emergência, incluindo e-books e aulas 100% online.

E aí, plantonista?

Tem mais algum app que não colocamos aqui? E você já conhecia todos?

Responda nos comentários!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram

É médico e quer contribuir para o blog da Medway?

Cadastre-se
AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração.