7 livros de Medicina que todo médico de sucesso deve ler

Quando falam de livros de Medicina, você já deve pensar a priori nas obras acadêmicas, certo? Só que essas não são as únicas alternativas que precisam fazer parte do seu cotidiano. É interessante conhecer obras biográficas ou narrativas diversas para entender o universo médico por novas perspectivas.

Se estiver se preparando para a residência médica, por exemplo, é uma forma de decidir seu futuro ou até de ter a confirmação sobre a especialidade do seu interesse. Também é um motivador e tanto, já que todos os autores passaram pelo seu momento atual.

Ficou curioso? Então, venha conhecer os 7 livros de Medicina que separamos para você conferir!

livro como os médicos pensam1. Como os Médicos Pensam

Escrito por Jerome Groopman, esse é um dos títulos essenciais para estudantes da área e que querem conhecer melhor a rotina de trabalho.

Mais que dar dicas ou apresentar regras, o autor mostra as decisões que um profissional toma e como esses pensamentos se concretizam. Além de tudo, é uma ótima forma de aprender a ajustar o seu mindset!

2. O Século dos Cirurgiõeso século dos cirurgiões

A obra de autoria de Jurgen Thorwald é um dos livros de Medicina indispensáveis para entender mais sobre a cirurgia (e mesmo sobre a Medicina) moderna.

Ao longo das páginas, você vai conhecer o histórico dos pioneiros das cirurgias, que evoluíram para o que temos hoje. Também é uma forma de explorar os desafios que foram superados e como as intervenções criaram bases tão sólidas para o nosso presente.

livros de medicina3. Médico de Homens e de Almas

Assinado por Taylor Caldwell, esse é um livro que aborda a Medicina até mesmo de um ponto de vista filosófico. Afinal, a história é centrada na figura de São Lucas, o famoso médico da Bíblia.

Ao longo das páginas, encontrará uma narrativa completa e aprofundada sobre a vida e a forma de agir de Lucas e de suas obras. É uma maneira de ter uma nova visão, com um toque sensível muito importante.

4. De Plantão com o Doutor

livros de medicina

Voltando para a atualidade, Tarcisio Triviño escreveu esse livro para mostrar um pouco da rotina em plantão. Recheado de casos e episódios de um cirurgião plantonista, é um prato cheio para saber o que esperar.

Se estiver se preparando para as provas de residência médica, inclusive, vale usar essa leitura como um incentivo sobre a área. Por meio das vivências do especialista, você conhecerá novas possibilidades.

livro de medicina o que os médicos não contam5. O que os Médicos não Contam

De autoria de Matt McCarthy, traz reflexões muito importantes — e que, certamente, passam pela sua cabeça. Afinal, quando nos tornamos médicos, assumimos grandes responsabilidades.

A obra é perfeita para quem está na residência, já que o autor volta ao passado para contar a própria experiência e como conseguiu se desenvolver ao longo do tempo. É ideal para dar ainda mais valor para essa fase.

6. Cartas aos Estudantes de Medicina

livro de medicina

O professor Celmo Celeno Porto reuniu nesse livro cartas que são verdadeiros mapas para estudantes de medicina. Ao longo das páginas, você terá uma visão sobre o que é ser médico, seus desafios e suas oportunidades.

A visão especialmente brasileira é complementada por respostas de muitos leitores, que entraram na segunda edição. É quase uma enciclopédia para se preparar e entender o propósito da profissão.

livro sem causar mal7. Sem Causar Mal

Com o nome de um dos principais juramentos do médico, o livro de Henry Marsh conta a rotina de seu autor como neurocirurgião. Além de uma abordagem prática, levanta reflexões e traz uma visão realista.

É uma forma de enxergar arrependimentos, dúvidas e dificuldades, bem como sucessos e compartilhamento de emoções com os pacientes.

Com esses livros de Medicina, você mergulhará profundamente na profissão e terá a chance de vê-la de modo diferente. Use nossas sugestões e explore alguns dos títulos mais vendidos e premiados!

Seu objetivo é direcionar melhor seus esforços de estudo? O que você precisa é de uma solução completa de ensino! Assista a 3 aulas 100% online e gratuitas e otimize seu aprendizado com a nossa Masterclass.

Receba conteúdos exclusivos via Messenger!

QUERO RECEBER CONTEÚDOS
AlexandreRemor

Alexandre Remor

27 anos, nascido em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração.

Optimized with PageSpeed Ninja