7 livros de Medicina que todo médico de sucesso deve ler

Quando falam de livros de Medicina, você já deve pensar a priori nas obras acadêmicas, certo? Só que essas não são as únicas alternativas que precisam fazer parte do seu cotidiano. É interessante conhecer obras biográficas ou narrativas diversas para entender o universo médico por novas perspectivas.

Se estiver se preparando para a residência médica, por exemplo, é uma forma de decidir seu futuro ou até de ter a confirmação sobre a especialidade do seu interesse. Também é um motivador e tanto, já que todos os autores passaram pelo seu momento atual.

Ficou curioso? Então, venha conhecer os 7 livros de Medicina que separamos para você conferir!

livro como os médicos pensam1. Como os Médicos Pensam

Escrito por Jerome Groopman, esse é um dos títulos essenciais para estudantes da área e que querem conhecer melhor a rotina de trabalho.

Mais que dar dicas ou apresentar regras, o autor mostra as decisões que um profissional toma e como esses pensamentos se concretizam. Além de tudo, é uma ótima forma de aprender a ajustar o seu mindset!

2. O Século dos Cirurgiõeso século dos cirurgiões

A obra de autoria de Jurgen Thorwald é um dos livros de Medicina indispensáveis para entender mais sobre a cirurgia (e mesmo sobre a Medicina) moderna.

Ao longo das páginas, você vai conhecer o histórico dos pioneiros das cirurgias, que evoluíram para o que temos hoje. Também é uma forma de explorar os desafios que foram superados e como as intervenções criaram bases tão sólidas para o nosso presente.

livros de medicina3. Médico de Homens e de Almas

Assinado por Taylor Caldwell, esse é um livro que aborda a Medicina até mesmo de um ponto de vista filosófico. Afinal, a história é centrada na figura de São Lucas, o famoso médico da Bíblia.

Ao longo das páginas, encontrará uma narrativa completa e aprofundada sobre a vida e a forma de agir de Lucas e de suas obras. É uma maneira de ter uma nova visão, com um toque sensível muito importante.

4. De Plantão com o Doutor

livros de medicina

Voltando para a atualidade, Tarcisio Triviño escreveu esse livro para mostrar um pouco da rotina em plantão. Recheado de casos e episódios de um cirurgião plantonista, é um prato cheio para saber o que esperar.

Se estiver se preparando para as provas de residência médica, inclusive, vale usar essa leitura como um incentivo sobre a área. Por meio das vivências do especialista, você conhecerá novas possibilidades.

livro de medicina o que os médicos não contam5. O que os Médicos não Contam

De autoria de Matt McCarthy, traz reflexões muito importantes — e que, certamente, passam pela sua cabeça. Afinal, quando nos tornamos médicos, assumimos grandes responsabilidades.

A obra é perfeita para quem está na residência, já que o autor volta ao passado para contar a própria experiência e como conseguiu se desenvolver ao longo do tempo. É ideal para dar ainda mais valor para essa fase.

6. Cartas aos Estudantes de Medicina

livro de medicina

O professor Celmo Celeno Porto reuniu nesse livro cartas que são verdadeiros mapas para estudantes de medicina. Ao longo das páginas, você terá uma visão sobre o que é ser médico, seus desafios e suas oportunidades.

A visão especialmente brasileira é complementada por respostas de muitos leitores, que entraram na segunda edição. É quase uma enciclopédia para se preparar e entender o propósito da profissão.

livro sem causar mal7. Sem Causar Mal

Com o nome de um dos principais juramentos do médico, o livro de Henry Marsh conta a rotina de seu autor como neurocirurgião. Além de uma abordagem prática, levanta reflexões e traz uma visão realista.

É uma forma de enxergar arrependimentos, dúvidas e dificuldades, bem como sucessos e compartilhamento de emoções com os pacientes.

Com esses livros de Medicina, você mergulhará profundamente na profissão e terá a chance de vê-la de modo diferente. Use nossas sugestões e explore alguns dos títulos mais vendidos e premiados!

Seu objetivo é direcionar melhor seus esforços de estudo? Com a Medway Mentoria você aprende técnicas avançadas de preparação e organização dos estudos para superar bloqueios, ganhar confiança e conquistar a tão sonhada aprovação, chegando ao fim do ano com desempenho superior a 80%!

Inscreva-se já na lista de espera da Medway Mentoria 2021 para ser avisado sobre as novas vagas, que devem abrir em janeiroCLIQUE AQUI!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração.

Optimized with PageSpeed Ninja