Música para estudar: playlist para estudantes de Medicina

Sabe quando você sente que não tem tido o rendimento esperado nos estudos? Ou quando até cumpre sua meta, mas não sente que aprendeu tanto? Isso faz parte do processo, especialmente na hora de se preparar para as provas da residência médica. Mas sabia que usar música para estudar é uma boa alternativa?

A ciência constantemente investiga essa ligação entre ritmo, instrumentos e desempenho e chegou a boas conclusões. Com as escolhas certas, o cérebro fica mais focado e conseguimos resultados melhores. Mas antes de selecionar suas músicas favoritas, é essencial conhecer quais são os gêneros indicados para a playlist.

A seguir, apresentamos quais são as opções ideais de música para estudar. Continue a leitura e confira!

Música clássica

Você já ouviu falar no chamado “efeito Mozart”? A ideia é bem simples: escutar música clássica — nesse caso, Mozart —, seria uma forma de aumentar a sua concentração e a capacidade de resolver problemas complexos. Inclusive, o primeiro estudo do tipo foi publicado em 1993.

De lá para cá, os pesquisadores continuaram a investigar o impacto da música clássica em nosso cérebro. As conclusões são que esses sons nos ajudam a relaxar e até nos tornam mais receptivos a aprender. Com isso, é fácil reter os conhecimentos e ter um bom aproveitamento.

Resumo da ópera? Não deixe de incluir música clássica em sua playlist. De Mozart e Beethoven a Bach e Vivaldi, não faltam excelentes opções!

Musica para estudar playlist para estudantes de Medicina

Música ambiente

A música ambiente também é conhecida como chill music e é um gênero que se tornou popular. O objetivo é criar um som que não difere tanto dos sons comuns de um local, mas com um toque eletrônico.

Há desde versões bem tranquilas até alternativas um pouquinho mais animadas, com um ritmo que dá aquele gás nos estudos. Ela ajuda o cérebro a manter o foco e melhora o padrão de hábitos no aprendizado.

Para os estudantes de Medicina, é uma ótima alternativa até para quem deseja mandar bem na residência médica.

Sons naturais

Os sons da natureza também precisam fazer parte da sua playlist com música para estudar! É possível escolher várias opções, como sons da floresta, de chuva, do oceano, de pássaros e assim por diante.

Inclusive, uma pesquisa demonstrou que sons da floresta podem aumentar o nosso nível de relaxamento em 30%. Além de ser ótimo para dormir bem, é uma forma de deixar seu cérebro focado no aprendizado e com maior capacidade de processamento.

O melhor de tudo é que você pode criar uma playlist com sons naturais variados e até com temas específicos. Assim, é possível ter uma espécie de contato com a natureza sem sair de casa ou da biblioteca.

Musica para estudar playlist para estudantes de Medicina foco

Post rock

Não é porque estamos falando de rock que a ideia é criar uma lista de sons pesados e muita bateria — mas a guitarra estará presente. Na verdade, o post rock é uma modalidade experimental e que cria uma sensação diferente.

A maioria das músicas não apresenta letra e isso é ótimo para evitar distrações no momento do aprendizado. Essa é uma alternativa que permite que mergulhe em um estado profundo de concentração, sem sofrer com o tédio, por exemplo.

Conhecendo esses gêneros de música para estudar, basta criar sua playlist ou até usar uma pronta dos serviços de streaming. Nossa dica final é testar o que dá certo para você, até encontrar a combinação perfeita.

Quer ainda mais ajuda para aumentar sua capacidade? Então, assista 3 aulas 100% online e gratuitas, onde ensinamos a otimizar seus estudos e passar na residência que você sempre sonhou. Venha conhecer a Masterclass!

Receba conteúdos exclusivos via Messenger!

QUERO RECEBER CONTEÚDOS
JoãoVitor

João Vitor

28 anos e capixaba. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar.

Optimized with PageSpeed Ninja