A função dos profissionais da saúde e a sua importância

Conteúdo / Residência Médica / A função dos profissionais da saúde e a sua importância

UBSs, UPAs, hospitais privados, clínicas e demais serviços de saúde contam com uma estrutura complexa. Não são apenas a estrutura física e tecnológica, mas também a humana. Na verdade, não se restringe a apenas uma categoria. Por isso é tão importante conhecer a função dos profissionais da saúde que atendem no dia a dia.

E não falamos apenas daqueles que são atendidos nas unidades de saúde, mas também pessoas que desejam trabalhar na área e devem conhecer seus colegas. Afinal, eles serão fundamentais no dia a dia e logo se tornarão parte da rotina.

Além disso, é sempre importante explicar como o tratamento em saúde ocorre de forma multidisciplinar. Uma boa relação com os demais profissionais da área não é apenas importante para o convívio, mas para o bem estar dos pacientes. Trocas de conhecimento e informações sobre as pessoas que estão recebendo cuidados serão fundamentais.

Conheça, a seguir, a descrição da função dos profissionais de saúde!

A função dos profissionais da saúde e a sua importância

É sempre importante destacar que essa lista é limitada. Profissionais de saúde tem uma área de atuação diversa, e estes mencionados abaixo não são os únicos. No entanto, já é possível tirar uma boa ideia sobre alguns dos mais comuns em unidades de saúde.

Médico

Essa é a figura mais característica de um hospital. A associação é quase sempre direta entre uma unidade de saúde e um médico. Vale destacar, no entanto, que ele não possui um nível de hierarquia diferente sobre a equipe de profissionais presentes nesse ambiente.

Um médico é autorizado a exercer funções como o tratamento, diagnóstico e prevenção de seres humanos. 

Ele possui, por exemplo, a prerrogativa de receitar medicamentos, processos cirúrgicos e atuar conjuntamente com os outros profissionais após os diagnósticos a fim de melhorar a qualidade de vida e diminuir o impacto de problemas de saúde.

Enfermeiro

O enfermeiro é um dos profissionais mais presentes dentro de um hospital. E isso não ocorre à toa. Ele é quem vai se manter mais próximo das rotinas de tratamento dos pacientes, bem como da manutenção da qualidade e segurança de espaços como os leitos e quartos.

Não se trata de um auxiliar do médico, por mais que alguns possam pensar assim. O enfermeiro, bem como todos profissionais de saúde, atua conjuntamente. Ele é o responsável, entre outras atribuições, por administração de remédios, injeções, curativos e organização dos leitos.

Fisioterapeuta

Atualmente, fisioterapeutas já são profissionais obrigatórios nas Equipes de Saúde da Família. A importância desse profissional está no tratamento de pacientes, mas não apenas. Ele também é importante em ações educativas e preventivas relacionadas à sua área de trabalho, melhorando a qualidade de vida da população.

Um fisioterapeuta tem atribuições relacionadas à qualidade da mobilidade e tratamento de dores associadas a essa área. A recomendação de exercícios físicos baseados nos laudos médicos e exames, bem como massagens e outras atividades são algumas das atuações do fisioterapeuta a fim de tratar e prevenir dores e problemas de movimento.

Dentista

É possível obter tratamento odontológico por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) ou instituições privadas. Em linhas gerais, o dentista é responsável por intervenções na saúde bucal e também por procedimentos de finalidade estética.

Profissionais dessa especialidade possuem atribuições que envolvem desde intervenções simples até cirúrgicas. Um dentista, por exemplo, pode ser responsável pelo tratamento de doenças relacionadas à região bucal. Além disso, atua na prevenção com atendimentos de higienização, aplicação de próteses, aparelhos e tratamentos de cáries, por exemplo.

Biomédico

Apesar de atuar mais nos bastidores, um biomédico é fundamental para diagnósticos e pesquisa de curas para doenças. No entanto, existem opções mais próximas à atuação prática da saúde pública. Um biomédico pode, por exemplo, atuar na área sanitária, trabalhando com políticas públicas e sociais de melhoria do bem-estar e prevenção de doenças.

Mais comumente, esses profissionais atuam diretamente nos laboratórios, onde faz testes, exames e pesquisas. Eles são fundamentais, por exemplo, para encontrar o diagnóstico para de pacientes.

Profissional de educação física

Os profissionais de educação física estão presentes — ou deveriam estar — em nossas vidas fora de um contexto hospitalar. No entanto, são profissionais da saúde de qualquer forma. Um profissional de educação física tem uma importante tarefa educativa e preventiva em diversos aspectos da saúde e sociabilidade.

Um profissional de educação física pode atuar na licenciatura ou no bacharelado. Na primeira opção, ele estará em escolas auxiliando o desenvolvimento de crianças, adolescentes e até adultos em diversos aspectos. Já os bacharéis atuarão na promoção da saúde e bem-estar de pessoas em atividades em diversos espaços, como academias, clubes e até empresas.

Psicólogo

Os psicólogos são profissionais cada vez mais comuns em uma visão mais abrangente sobre bem-estar e saúde mental de pessoas. Engana-se quem acredita que a psicologia se destina apenas a pessoas que têm algum tipo de transtorno. Na verdade, todos são capazes de se beneficiar do tratamento psicológico.

Esse profissional tem como principal função ouvir, estudar e analisar as pessoas a fim de melhorar seus conflitos, traumas e demais questões mentais que afetem sua saúde. Dessa forma, é possível melhorar as manifestações comportamentais e internas. Existem diversas linhas de psicólogos com diferenças teóricas e práticas.

Entendeu qual é a função dos profissionais da saúde?

É claro, para entender profundamente a função dos profissionais de saúde de cada especialidade, é necessário fazer uma graduação inteira. Esse artigo serviu como uma forma de construir um conhecimento parcial e genérico, de forma a ser capaz de entender como cada profissional ajuda no tratamento e melhoria de qualidade de vida das pessoas.

Caso a sua dúvida tenha surgido porque é médico e está prestes a começar a lidar mais com esses profissionais, temos uma dica para dar! A graduação está acabando e a residência médica já está logo na frente? Talvez você possa se beneficiar dos Extensivos Medway.

Estes são nossos cursos de um ou dois anos completamente direcionados na aprovação para instituições de residência no estado de São Paulo. Por meio de um método de estudo ativo, aulas online, apostilas e um aplicativo com dezenas de milhares de questões, somos um dos cursos com a maior quantidade de aprovações nessas instituições no Brasil. Para conhecer melhor, basta clicar aqui!

DjonMachado

Djon Machado

Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina. Siga no Instagram: @djondamedway