Fala, galera! No post de hoje, vamos explicar sobre a cricotireoidostomia cirúrgica e como usar o mnemônico SMART para facilitar a memorização desse procedimento essencial.
Em cenários de emergência, uma via aérea difícil pode culminar em uma indicação de cricotireoidostomia cirúrgica. Esse é um procedimento muito útil, utilizado em algumas situações catastróficas de tentativa de garantia para a via aérea.
Assim como nas avaliações de prognóstico em relação a intubação difícil, utilização difícil do ambu, temos também os preditores de uma cricotireoidostomia difícil. E, para lidar com isso de maneira eficiente, é fundamental termos ferramentas que facilitem o aprendizado e retenção de conteúdo. E uma delas é a utilização de mnemônicos.
Os mnemônicos são técnicas de memorização que ajudam a reter informações de maneira mais eficaz, principalmente quando se trata de lembrar de fatos específicos, sequências ou conceitos complexos. Para identificar uma cricotireoidostomia cirúrgica difícil, vamos destrinchar o mnemônico SMART.
Vamos nessa?
Primeiro, vamos lembrar das indicações de se realizar uma cricotireoidostomia cirúrgica, ou crico cirúrgica:
Indicada a cricotireoidostomia cirúrgica, temos o mnemônico em inglês SMART para lembrarmos de seus preditores de um procedimento mais difícil. Vamos destrinchar esse mnemônico!
Devido a perda de referências anatômicas, pacientes que realizam procedimentos invasivos no região cervical, como em tratamentos de tumores de laringe, esôfago superior e tireoide apresentam uma mudança da conformação dos tecidos, alterando o local de realização da crico cirúrgica.
Aqui também perdemos a delimitação de onde realizar a incisão correta, bem como o manejo da inserção do dispositivo. Massas (principalmente bócio), hematomas ou abscessos podem dificultar referenciais anatômicos.
Obesidade, enfisema subcutâneo, edema, pescoço curto. Tudo isso dificulta também o procedimento como um todo.
Distorção da anatomia ou alteração da consistência dos tecidos. A radiação promove intensa alteração dos tecidos alvo, um acentuado grau de fibrose e distorção anatômica pode ser observado em pacientes que fizeram esse tipo de tratamento para neoplasias cervicais.
Distorção da anatomia e aumento do risco de sangramento. Um tumor ativo, além de poder ser altamente vascularizado e, portanto, com um risco elevado de hemorragia, altera a conformação do pescoço, dificultando nosso procedimento.
Pessoal, assim como os outros mnemônicos utilizados para a memorização dos fatores que indicam uma via aérea mais complexa, o mnemônico SMART nos dá uma luz sobre a cricotireoidostomia cirúrgica e seus percalços.
Essa é uma etapa mais avançada no manejo de via aérea, e quando utilizarmos essa técnica, muito provavelmente estaremos em um cenário mais caótico, com tentativas de garantia de via aérea sem sucesso anteriormente.
Em situações como essa, manter a calma e lembrar os preditores de um procedimento difícil pode ser de grande valia para anteciparmos uma situação que vai nos exigir um foco maior, e, é claro, pedir ajuda também.
Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil na memorização desse conhecimento. Para ficar por dentro das principais atualizações sobre a área e residência médica, é só ficar de olho no nosso blog!