Como a mentoria na residência pode te ajudar na organização e na vida pessoal?

Conteúdo / Residência Médica / Como a mentoria na residência pode te ajudar na organização e na vida pessoal?

Fala, pessoal! Hoje o assunto é sobre a mentoria na residência. Estudar é para a vida toda. Devemos nos manter sempre atualizados e sempre há algo para aprender. Se você está se preparando para a residência médica, certamente está estudando bastante.

Lembre-se de que você não está sozinho, pois há outras pessoas que também estão se preparando. E existem amigos e familiares que podem ajudar você.

Neste post, vamos falar sobre como a mentoria na residência médica pode ajudar você a conquistar seus objetivos. Toda oportunidade é válida! Leia e confira!

A mentoria pode te ajudar a direcionar seu estudo

O que é um mentor? De acordo com o MiniAurélio, “mentor” é um guia intelectual. Isso mesmo. Ele vai guiar o estudante pelo melhor caminho, de forma que ele não perca tempo com assuntos que não vão cair ou cuja probabilidade de cair na prova é muito baixa.

Assim, a mentoria vai focar no conteúdo que realmente interessa para fazer uma boa prova de residência. Para isso, ela avalia qual é a instituição que você deseja cursar e, a partir daí, vai fornecer o roteiro de disciplinas, com grau de relevância, para que você se baseie e possa desenvolver sua estratégia de estudo.

Nesse sentido, a mentoria na residência pode prestar um grande serviço ao aluno, que vai conseguir se destacar entre os concorrentes. Lembre-se de que toda vantagem que você conseguir é um ponto a seu favor.

A partir de uma boa orientação, você poderá priorizar o conteúdo mais importante, criando um tipo de pirâmide hierárquica. Geralmente, é uma pirâmide invertida, ou seja, no topo, ficam os assuntos mais cobrados, que certamente serão abordados. Na base, ficam os assuntos com menor probabilidade de cair.

Você também pode priorizar de acordo com o nível de complexidade. Essa seleção é pessoal, já que serão avaliados as disciplinas e os assuntos que representam mais dificuldades para você especificamente.

Como organizar seu calendário?

A partir da mentoria na residência, você terá ferramentas para definir um calendário de estudos. Poderá elaborar seu próprio cronograma, levando em conta o tempo que resta até o dia da prova, os finais de semana, as possíveis paradas de final de ano e assim por diante.

O cronograma ajudará a otimizar seu tempo. Afinal, gerenciar o tempo é um dos grandes problemas de quem estuda. Estudar muito, além dos seus limites, pode ser improdutivo. E estudar pouco também não vai ajudar a assimilar todo o conteúdo.

A mentoria fornecerá subsídios para que você desenvolva técnicas de organização de tempo. O objetivo é que você consiga, em menos tempo, absorver mais conteúdo. Isso significa melhorar a eficiência. Embora possa parecer algo difícil, não é impossível. Tudo depende realmente da organização.

Um aspecto imprescindível é o tempo de descanso. Administrar bem esse período vai ajudar a melhorar sua produtividade, sem uma cobrança excessiva nem acomodação.

Quando o estudante se acomoda, relaxa além do tempo necessário, o retorno aos estudos torna-se mais difícil e o rendimento tende a cair.

A mentoria na residência te ensina a driblar o cansaço mental

Outra vantagem da mentoria na residência é que ela ensina o estudante a driblar o cansaço mental, que podemos considerar um “inimigo” de quem deseja passar na prova de residência. Essa exaustão pode resultar de diferentes fatores. Por exemplo, estudar excessivamente pode levar ao esgotamento. 

Outro fator a considerar é a dedicação a um assunto muito complicado que você não está conseguindo compreender. Se mesmo estudando bastante, as dúvidas permanecem, uma dica é suspender um pouco esse conteúdo.

A insistência em ir além dos seus limites não é saudável psicologicamente. O melhor é “dar um tempo” e, depois, mais relaxado retomar o desafio.

Variar o material de estudo pode ser uma boa solução para evitar o desgaste mental. Assim, em vez de se prender somente aos livros ou aos arquivos de PDF em casa, você pode fazer um cursinho especializado ou assistir a alguns vídeos, seja no celular, seja no computador ou até na televisão.

Além disso, você certamente tem sua vida própria, pode trabalhar, ter problemas pessoais. Enfim, outros aspectos de sua vida podem interferir no estudo, gerando cansaço mental, estresse, esgotamento.

O mentor vai ajudar a dividir melhor as coisas, de modo que mantenha sempre o mesmo ritmo de estudo. O que você não pode esquecer é que passar na prova é uma prioridade, e assim a preocupação com os estudos deve ocupar um lugar de destaque em sua rotina.

Como amigos e a família podem ajudar?

Como foi dito no encontro “Pra Cima da USP”, realizado pela Medway no dia 14/12/2022, a família funciona como um verdadeiro combustível para muitas pessoas — e esse deve ser o seu caso.

Pais, irmãos, avós, tios, primos podem realmente dar muita força para o estudante. Esse apoio moral é considerável para melhorar a autoconfiança e trazer mais tranquilidade.

O ser humano é, acima de tudo, emocional. Demonstrações de amor, motivações sinceras vão fazer com que você se sinta em um ambiente aconchegante. Você se sentirá, inclusive, mais relaxado.

O mesmo vale para os amigos. Eles podem dar muito apoio e, quem sabe, até ajudar diretamente, dando alguma ajuda em algumas disciplinas.

Enfim, o apoio de familiares e amigos vai ser fundamental para a saúde mental do estudante. Sentir que existem pessoas que estão torcendo por você vai aumentar suas esperanças.

Como evitar a Síndrome de Burnout?

A Síndrome de Burnout é uma doença emocional gerada pelas atividades de trabalho excessivas. Ela é comum em alguns grupos de profissionais, como aqueles que atuam na área de saúde.

Quando a pessoa se sente muito pressionada, isso pode causar muita tensão emocional e estresse. A Síndrome de Burnout pode acontecer entre os estudantes de Medicina. Isso porque eles se habituam a uma realidade em que o excesso de tarefas é visto como algo inerente às atividades de saúde.

Para evitar esse transtorno, que pode levar até a um quadro depressivo, o estudante deve seguir o cronograma que definiu a partir da mentoria na residência, alternando os estudos com um período de lazer e descanso.

Viu como a mentoria na residência isso pode te ajudar?

Agora você já conferiu a importância de contar com a mentoria da residência para otimizar seu preparo. Não se cobre além de seus limites. Esforce-se, seja disciplinado, aproveite ao máximo o tempo disponível. Saiba combinar descanso com dedicação. Siga as orientações do mentor para estudar com eficiência.

A mentoria na residência pode ser uma grande diferença para você e para todos os estudantes que pretendem fazer a prova em alguma instituição.
Nós, da Medway, estamos aqui para ajudar você. Você pode se preparar ainda mais fazendo nosso extensivo. O Extensivo Medway também oferece mentoria para o aluno. Aproveite e conheça mais sobre nossos cursos!

JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina. Siga no Instagram: @jodamedway