E aí, pessoal! Tudo em cima? Em vários momentos, nós deixamos algumas obrigações básicas de lado para estudar, como o café da tarde ou o alongamento matinal. Conciliar a rotina de estudos com uma vida saudável nunca é fácil, principalmente para um estudante de Medicina.
Mudamos nossos costumes e excluímos compromissos com nós mesmos, pensando que isso vai atrapalhar nosso desempenho no estudo, não é? E se eu te falar que isso é um erro, você acreditaria?
Existem várias formas de ser saudável, fisicamente ou mentalmente, e isso interfere muito na rotina de estudos. Se você deixar de lado sua diversão semanal, será cansativo estudar sem uma pausa para distração. Ou se você deixar de comer, seu corpo vai começar a reagir de maneira diferente e isso pode te atrapalhar muito.
Quer entender como ter uma vida saudável e manter os estudos em dia? Então, continue com a gente!
Em algum momento da sua vida, como no vestibular, você deve ter pensado que precisava estudar todos os conteúdos para ir bem em determinada prova, correto? Porém, para conseguir absorver todos os conteúdos, é necessário dobrar suas horas de estudo.
A consequência disso é a inscrição para vários processos seletivos e a falta de foco no conteúdo de alguma instituição. Esse não é o jeito mais eficiente de estudar, mas com certeza é o mais cansativo.
Nossa ideia é que o direcionamento entre na sua rotina. Isso seria escolher poucas instituições para prestar a prova e estudar apenas o que é relevante para o processo seletivo escolhido.
Com isso, sua carga de estudo ficaria mais aberta para arrumar um espaço em sua rotina para balancear sua alimentação, praticar um exercício físico por pelo menos uma hora e tirar um dia da semana para fazer o que mais te agradar.
Parece que não, mas o lazer tem um papel fundamental na prolongação de um estudo focado e disciplinado. Com efeitos de diminuir o estresse do dia a dia e aumentar o bem-estar, achar um tempo para fazer o que gosta vira uma maneira de potencializar seus resultados.
Para quem mora sozinho ou não tem ninguém para cozinhar, até a refeição vira um empecilho. Para manter um tempo maior de estudo, alguns estudantes escolhem comidas de rápido preparo, normalmente pré-prontas, que são preparados esquentando na água no microondas ou no forno.
Porém, esses alimentos são cheios de conservantes e calorias, mas com poucas vitaminas, minerais e sais. No fim, a falta de nutrientes será um problema no futuro que poderá prejudicar a continuação do seu aprendizado. Além disso, é sua saúde! Cuida-se para ter uma longa e boa vida!
É muito importante o estudante trocar alimentos industrializados e fast food em outros alimentos que irão aumentar sua performance. Vamos te mostrar como alguns alimentos podem te ajudar a ter um plano de estudo com mais desenvolvimento.
O cansaço e a fadiga são inimigos de uma rotina intensa de estudos, sendo inevitável a entrada da cafeína. Entretanto, os caminhos mais rápidos para ingerir isso levam a outros malefícios ao corpo.
Se você ingere bebidas energéticas como uso regular na sua vida, entenda que, em altas doses ou diariamente, isso pode fazer muito mal ao seu coração e com chance de causar um infarto agudo do miocárdio (IAM).
Há maneiras de beber cafeína de forma saudável. Para não fazer mal à sua saúde, 400mg de cafeína em um dia para um adulto saudável é a dose certa para não causar o efeito contrário. O uso devido do café vira o melhor amigo da sua dieta, já que o energético é uma bebida com outros componentes que podem fazer mal ao fígado e aos rins.
“Estudos já demonstraram que o café é capaz de proteger a saúde do coração e prevenir doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson”, apontou a médica Cíntia Cercato, endocrinologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. (podemos usar a opção de citação do WordPress?)
Um alimento com proteína que recomendamos é o chocolate 70% cacau, pois é saudável e saboroso e tem cafeína em sua composição.
Além de ajudar com o cansaço, o café pode te ajudar a se concentrar mais, com uso moderado e no momento certo. É bom sempre tomar cuidado com a ingestão dessa bebida de noite, dormir bem e no período certo também melhora seu rendimento!
Alimentos oleaginosos, ou com ômega 3, ou rico em vitaminas são grandes aliados dos estudantes para manter a concentração no que está fazendo. Faz total diferença a soma dessas dicas para melhorar seu rendimento e para melhor absorção do conteúdo para a prova. Se possível, inclua eles na sua dieta.
Está com problemas para guardar conteúdo? Se tudo o que você aprende entra de um lado do ouvido e sai por outro, siga essa dica! Estamos na era do excesso de informação, e está cada vez mais difícil filtrar o que vai nos acrescentar e o que não vai.
A Academia Americana de Neurologia divulgou um estudo que conclui que substâncias com alto teor de flavonol ajudam a dificultar o declínio na memória.
Houve uma pesquisa com pessoas com média de 81 anos sem qualquer sintoma de demência. Esse grupo teve que preencher formulários sobre seus hábitos alimentares e submetido a testes de memória, e a conclusão foi que as pessoas com flavonol na dieta tinham declínio cognitivo menor em comparação às outras.
Então fica aqui nosso conselho: procure deixar um espaço no seu almoço para um brócolis, uma couve-flor ou um espinafre e coloque um feijãozinho se possível. Todas as comidas citadas têm alto teor de flavonol e são muito comuns no prato do brasileiro.
Não só verduras e vegetais podem contribuir com isso, as frutas como tomate, laranja, pera e maçã tem o flavonol na sua composição. Além dessas frutas, o vinho, azeite e chá são recomendados também.
Se você acredita que não pode tirar uma hora e meia por dia para praticar algum exercício ou esporte, vamos te dar uma outra visão. A pressão de estudar em excesso já te causou estresse, ansiedade, dor no corpo e falta de foco? Sabia que você pode acabar ou diminuir tudo isso?
Se você já pratica alguma coisa, você vai entender o bem esporte que faz ao corpo e à mente, e claro precisa ser algo que goste para dar certo. Manter uma boa saúde mental é a principal ferramenta para um bom rendimento na sua rotina de estudos, não deixe ela de lado! Se você não cuidar da sua mente, pode desenvolver algo mais sério no futuro. Evite!
Bora lá! Não há desvantagens para melhorar sua qualidade de vida e potencializar seu desempenho nos estudos, e não é necessário esperar alguma data específica, por que não começar amanhã? É claro, tudo com muita responsabilidade!
Já está se preparando para a prova de residência médica e precisa criar seu cronograma de estudos? Você pode aproveitar para otimizar seus estudos com os Extensivos Medway 2023.
Além do melhor conteúdo para sua aprovação no R1, agora eles também contam com a Mentoria Medway, que irá te auxiliar a organizar sua rotina de estudos e com o direcionamento para passar na residência médica de seus sonhos.
Maranhense, nascida em São Luís em 1991, médica desde 2016, formada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fez residência em Medicina Preventiva e Social na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisa e apreciação por Saúde Coletiva. Tem como maior objetivo ensinar a Medicina Preventiva de forma descomplicada. Siga no Instagram: @marina.ulp