Carregando

Como estudar no internato de Medicina?

Você sabe como estudar no internato de Medicina? Essa é uma das fases mais importantes do seu curso, mas a rotina é pesada e se concentrar na prática médica costuma ser uma tarefa desafiadora. Por isso, é fundamental se preparar para deixar tudo em dia.

Além disso, alguns cursos contam com um período de internato rural, no qual você se desloca para os arredores da cidade, ou ainda uma espécie de rodízio entre os hospitais em que você vai atuar. E essa mudança no dia a dia exige ainda mais organização e cuidado para deixar tudo em dia.

Mas, nada de se desesperar! Existem algumas dicas que ajudam a aproveitar ao máximo esse estágio, assim como o aprendizado que chega ao longo do ano. Descubra tudo a seguir!

Internato: uma fase intensa

O internato é uma das fases mais puxadas do curso de Medicina, mas ainda assim é super esperada pelos alunos. Ele se trata de um estágio curricular obrigatório, no qual você passa por treinamentos práticos em várias áreas médicas. Sempre em hospitais, próprios da universidade ou conveniados.

como estudar no internato de medicina imagem ilustrativa
Confira dicas de como estudar no internato de Medicina

Todo o processo acontece sob supervisão dos docentes da sua universidade. Em geral, ele acontece nos dois últimos anos do curso, ou seja, logo quando você já está se preparando simultaneamente para a residência médica. Sendo assim, terá muita coisa para estudar e evitar acumular matéria.

Entre as especialidades vistas de perto no internato estão Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Saúde Coletiva e Saúde Mental. Além da rotina prática, o aluno ainda precisa encarar pelo menos 20% de carga horária teórica. Além disso, do total do internato, 30% acontecem em serviços de atenção básica e urgência e emergência do SUS.

O aluno enfrenta 40 horas semanais de estudo e as atividades acontecem em ambulatórios e enfermarias. Além disso, o plantão também pode estar presente, com a carga horária máxima de 12 horas. Para quem precisa conciliar outras tarefas e estudo para residência, é bem intenso, concorda?

Então, como estudar no internato de Medicina?

Bem, pode parecer clichê, mas se você quer entender como estudar no internato de Medicina precisa ter uma coisa em mente: organização! Essa é a verdadeira chave da sua rotina, não apenas para dar conta dos estudos, mas também para ter tempo de descansar, ficar com a família e amigos, e assim por diante.

Afinal, mesmo que a vida acadêmica esteja em primeiro lugar, ninguém é de ferro, não é mesmo? Sendo assim, tente ao máximo planejar seu dia e adotar alguma técnica para fazer com que os estudos fluam bem.

Saiba o que funciona pra você

Em relação às estratégias para estudar, algumas costumam funcionar bem para estudantes no internato. É o caso do método Pomodoro, em que você divide sua produtividade em blocos de minutos. Cada um deles tem 25 minutos e você deve focar totalmente na sua tarefa. Depois, pode fazer uma pausa de 5 minutos. A ideia é realizar 4 ciclos dessa maneira e tirar meia hora de repouso ao final.

Você também pode apostar nas horas líquidas produtivas, que é uma técnica menos rígida que a Pomodoro. Neste caso, você se livrará de todas as distrações e se concentrará em uma única tarefa, permanecendo nela até que o cansaço mental surja. Para a maioria dessas pessoas, o período de foco varia de 1 a 2 horas, e você pode fazer pausas quando ele acabar para depois retomar com tudo novamente.

Afinal, é possível estudar pra residência no internato?

E agora, como estudar no internato de Medicina e ainda pensar na residência médica? Calma! É um tanto quanto desafiador, sem dúvida alguma, mas acredite, é possível conciliar tudo da melhor maneira. Tudo depende da sua disciplina e priorização, mas aqui estão algumas dicas que podem te ajudar nessa missão.

Crie uma rotina de estudo

Como os horários são apertados, a primeira dica é ter um horário estabelecido para estudar. Crie também um cronograma de temas e disciplinas para que você consiga conciliar o internato e o conteúdo da residência médica.

Fique longe de distrações

Sim, a gente sabe que é difícil deixar o smartphone e as redes sociais de lado. Ainda mais fora do ambiente acadêmico, não é mesmo? Mas é fundamental fazer esse sacrifício. Procure também estar em um local de estudos tranquilo, silencioso e bem iluminado para conseguir se concentrar bem, porque afinal, você terá tarefas em dobro para cumprir.

Não adie tarefas

Sempre que possível, não adie tarefas. Se você começa a relaxar em seu cronograma, no final tudo pode virar uma bola de neve. Então, desenvolva um planejamento realista, que se encaixe em sua rotina e permita que você finalize cada proposta diariamente com sucesso e sem cobranças. É claro que, um dia ou outro, você possa estar muito cansado ou precise dar um tempo, mas não deixe que isso vire hábito.

Encontre equilíbrio

Como a gente já disse, a palavra-chave para conciliar tanta coisa, que tem níveis de importância altíssimos, é priorizar. Então, encontre o equilíbrio sobre o que deve vir primeiro, datas e prazos, e o que você tem mais dificuldade. Além disso, não se esqueça de tirar um tempo para você esfriar a cabeça e recarregar as energias sem pirar com tantos afazeres.

Procure um cursinho preparatório

Por fim, você ainda pode investir em um cursinho preparatório, que seja voltado para alunos de 5o e 6o anos e trabalhe com um direcionamento para conciliar estudos de internato e residência. Assim, você conseguirá impor a rotina, reforçar o que aprendeu e se dar bem em seus dois principais objetivos.

É isso aí! Agora você já está por dentro de como estudar no internato de Medicina e, ao colocar essas dicas em prática, com certeza conseguirá curtir ao máximo esse período de imersão e aprendizado, que é essencial para seu futuro na carreira médica. E tudo isso sem deixar a residência médica de lado, é claro!

Inclusive, aqui vai mais uma dica para você: que tal baixar o app da Medway e aproveitar para estudar para a residência por lá? Tem um monte de questões com filtros de temas e dificuldade para você começar a testar seu conhecimento e criar seu cronograma de estudos. Aproveite!

Ainda está se preparando para o internato?

Se você ainda não chegou na fase do Internato, mas está buscando uma forma de se preparar melhor para essa fase, fica tranquilo! Sabemos que ingressar no internato é motivo de insegurança para muita gente. Afinal, colocar em prática os aprendizados dos primeiros anos da faculdade exige foco, conhecimento e habilidades. Foi por isso que fizemos um Curso Gratuito de Internato. São 16 aulas em um módulo único, em você vai aprofundar seus conhecimentos teóricos e se tornar mais resiliente para enfrentar todos os desafios que essa fase oferece. Clique AQUI e inscreva-se já!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração.