Como escolher a melhor instituição de residência médica para mim? O Mica responde!

Conteúdo / Residência Médica / Como escolher a melhor instituição de residência médica para mim? O Mica responde!

Fala, pessoal! Pode ser assustador chegar nesta fase crucial do estudante de Medicina, não é? Você precisa escolher a instituição de residência médica e várias questões surgem: se manter onde está ou mudar? Ficar na sua cidade ou sair da zona de conforto? Vou te dar todas as dicas necessárias para você tomar a melhor decisão!

Começando por uma dica de outro, já que chegamos na época de Cobertura de Provas de residência médica. Que tal um site exclusivo para você ficar 100% atualizado sobre os principais processos seletivos? Venha se inscrever no Medway Radar!

Por lá, você tem acesso às informações mais importantes de todos os editais de residência médica.  Além disso, também poderá visualizar os editais passados e conferir o panorama de provas antigas. Você não vai perder a oportunidade de estar por dentro de tudo, né?

Agora, bora para a decisão que antecede as provas!

Por que devo escolher uma instituição de ponta?

Eu sei que em algum momento passou na sua cabeça esse questionamento, afinal, por que eu devo tentar de tudo para entrar nas instituições mais concorridas? A resposta é simples, as melhores instituições são feitas pelos próprios residentes.

Com o alto nível de uma concorrência, os aprovados são aqueles que atingiram as melhores notas em uma disputa com diversos profissionais competentes. Esses profissionais são considerados esforçados e competentes para exercer a profissão da Medicina com maestria.

As instituições de residência médica de ponta são consideradas as melhores justamente porque os melhores residentes estão lá. Para cuidar da vida de outras pessoas, você precisa querer ser melhor, tem de estar entre os melhores. 

Como escolher minha instituição de residência médica

Esse é um momento crucial na vida de qualquer médico, afinal, a sua instituição de especialização vai ficar marcada no seu currículo para sempre. A residência médica que você passar pode abrir ou fechar portas para você no futuro, então precisamos levar essa decisão a sério. Venha ver minhas dicas!

Antes de tudo, escolha sua especialidade

Antes mesmo de começar a pensar em uma instituição de residência médica, você precisa ter em mente a sua especialidade. Isso porque nem toda instituição é a melhor para a especialidade que você quer exercer.

Por exemplo, você pode estar de olho em uma instituição X que é excelente em Dermatologia, mas no final você decide se inscrever para Neurologia. No final, você poderia ter prestado a instituição Y, que é muito melhor para a sua especialidade escolhida. 

Se você está com dificuldade de escolher a sua especialidade médica ainda, fique em paz! Porque eu também já dei o caminho das pedras, neste artigo, para você fazer a escolha ideal para o seu futuro!!

Entenda quais são seus desejos e necessidades inegociáveis

Depois de escolher sua especialidade, liste quais são desejos para a carreira e as suas necessidades que você sente que são inegociáveis para sua felicidade ou objetivo de vida. 

Em outras palavras, pense no que você deseja realizar na residência, como você se vê no seu futuro como especialista e como você pode começar esse caminho na sua residência e qual é o tipo de estrutura você almeja ter para exercer com excelência sua especialização. Pronto, esses são seus desejos. 

Desejos do Mica, Clínico Médico formado pelo HCFMUSP, tinha antes de escolher a sua instituição de residência médica

Para as suas necessidades inegociáveis, pense no tipo de vida que você pode obter. Caso você acredite que a especialidade que escolheu demande uma quantidade de tempo que vai te impedir de realizar trabalhos fora da sua residência médica, o ideal seria observar quais opções te oferecem estabilidade financeira e uma moradia.

Mas, se você quer morar sozinho e sua especialidade te oferece um tempo disponível para a realização de plantões extras, então essa será uma das suas necessidades inegociáveis. 

As necessidades inegociáveis que o Mica, Clínico Médico formado pelo HCFMUSP, tinha antes de escolher a sua instituição de residência médica.

Tudo certo? Agora, você vai separar um tempinho para entender como é a atuação da sua especialidade dentro de cada instituição. Utilize os desejos e as necessidades que você decidiu e veja se a residência médica escolhida por você está nesses critérios.

As instituições que atenderem grande parte dos seus desejos e necessidades inegociáveis, será seu plano A para o processo seletivo de residência médica. Se algum lugar atender suas necessidades inegociáveis, mas não atenderem todas suas expectativas de desejos, ficará no seu plano B.

Caso aconteça o contrário do que falamos aqui, uma instituição tem muito de seus objetivos, mas peca nas suas necessidades, esse lugar será seu plano C. Existem os ambiciosos que almejam entrar apenas nas instituições do plano A, então não tenha medo de falar não para as outras instituições que não sejam a sua prioridade, beleza?

Como posso tirar dúvidas sobre as instituições de residência médica?

Como vou entender se a instituição tem tudo o que eu preciso para se tornar o profissional que planejo? Para isso, temos diversas opções para tirar essa pulga da orelha, acompanhe!

Os Aprovados da Medway

A Medway tem diversos médicos residentes aprovados nas principais instituições de residência médica do Brasil. Vocês podem achar eles na nossa página de aprovados. Agora, é só procurar a instituição que você quer trocar um papo e ver aqueles que foram aprovados na especialidade médica desejada.

Podcast Finalmente Residente

Além de servir como entretenimento, o Podcast Finalmente Residente traz convidados de diversas especialidades em diversas instituições. Clique AQUI para procurar sua especialidade nas instituições que você tem dúvidas, tranquilo?

Blog da Medway

Você já está aqui! Entre no nosso blog e procure assim: “Como é a residência em (X especialidade)”. Você vai ver artigos sobre as principais instituições de residência médica nesta especialidade e vai poder tirar várias dúvidas incríveis para sua decisão!

E agora?

Depois de escolher a instituição de residência médica, você vai precisar dar duro para superar a concorrência e tirar a nota necessária para passar no processo seletivo. Assustador? Podemos te ajudar com isso!

Tenho uma dica para você que quer ser R1 em alguma das principais instituições de SP em 2024: o Intensivo São Paulo, o ÚNICO totalmente direcionado para as instituições de SP, está com a lista de espera aberta! Além de contar com aulas específicas direcionadas para as principais instituições de SP, você ainda vai contar com o MedBrain, a inteligência artificial da Medway, para guiar seus estudos rumo à máxima performance, espelhando a trajetória daqueles que tiveram sucesso. Inscreva-se agora na lista de espera e fique por dentro das novidades!

MicaelHamra

Micael Hamra

Nascido em 1991, médico desde 2015, formado pela Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA) e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) finalizada em 2018. "Nunca quis seguir o fluxo. Sempre acreditei que existe uma fórmula do sucesso para cada um de nós. Se puder conquistar sua mente, poderá conquistar o mundo." Siga no Instagram: @mica.medway