Estudar para a residência médica pode demandar uma série de soluções. Sejam bens materiais ou não, e com maiores ou menores possibilidades financeiras, é preciso aplicar alguma coisa. Mas adaptações sempre são possíveis. Estudar com poucos recursos não é impossível, e adaptações sempre podem ajudar nesse momento.
Nós sabemos que algumas questões podem dificultar a disponibilidade de recursos para estudar. E não se trata apenas daquelas pessoas que não desfrutam de uma boa condição financeira. Também existem casos de escassez de tempo, eventuais problemas com ferramentas tecnológicas, empecilhos ou demais questões pessoais.
Aqui, você entende como achar soluções para alguns desses problemas e tentar contornar situações desfavoráveis.
Caso os recursos dos quais você esteja privado no momento façam parte do seu dia a dia, pode ser um pouco mais complicado fazer adaptação. Mas não é impossível!
E vale destacar que sabemos que nem todas as realidades são iguais, e para algumas pessoas essas adaptações serão mais complicadas. Em alguns casos, nem mesmo se tratam de adaptações, mas do próprio cotidiano de cada um.
Caso você esteja fora de casa e sem acesso à internet, o estudo passivo é uma opção. É claro, ele não deve ser a base dos estudos. No entanto, aproveitar, por exemplo, o transporte público ou momentos em que não é possível acessar questões ou aulas para estudar é uma ótima opção.
Se o seu planejamento determina horários para a leitura de livros ou apostilas, tente utilizar os momentos sem acesso a equipamentos eletrônicos para colocar essas atividades em dia.
Mas se você deseja ter a possibilidade de também fazer o seu estudo ativo quando não possuir todos os recursos à disposição, uma ideia é imprimir provas antigas e simulados. Você pode carregar algumas delas na própria bolsa ou caderno para quando for pego desprevenido.
Ainda é possível manter algumas na faculdade ou no Internato para ocasiões especiais. Isso também vale para aqueles que não têm acesso a uma base de questões de cursos preparatórios. É possível fazer o seu próprio “arquivo” de questões e mantê-las em versões digitais ou impressas.
Não consegue acessar seus conteúdos porque está off-line? Vá direto à fonte! Aproveite esse momento para tirar dúvidas com professores. Resgate anotações de aulas, leitura e execução de questões e sente com seus professores em um tempo livre para entender melhor.
Caso no seu caso um cursinho preparatório não faça parte das suas ferramentas de preparação para a prova de residência médica, aproveite materiais gratuitos. Diversas empresas possuem uma série deles, sejam vídeos, provas, apostilas, e-books ou outros materiais.
No caso da Medway, você pode conferir nossos vídeos de apostas ou dicas de última hora específicos para algumas das principais instituições do país. E fica a dica: as versões dos últimos anos também podem ajudar a compreender melhor as provas!
Fique atento aos eventos oferecidos gratuitamente por empresas do ramo de preparação para a residência médica! Eles normalmente ocorrem pela internet e podem ser acessados mesmo após o seu término. Os temas são vários e certamente algum deles pode ajudar na sua preparação.
Na Medway, não faltam exemplos. Na Semana do R1 São Paulo, por exemplo, os inscritos tiveram a possibilidade de assistir a três aulas específicas sobre preparação e instituições do estado. Fique atento às redes sociais para saber sempre que um evento novo estiver acontecendo.
Se o seu problema não for equipamento ou financeiro, mas sim tempo, as coisas mudam um pouco. Sabemos que, para muitos, trabalhar ou mesmo ainda estar na graduação pode ser um problema na preparação para a residência médica. E não há problema algum. Porém, nesses casos é importante ter uma boa estratégia traçada.
Uma das principais dicas que podemos dar àqueles que estão com pouco tempo para estudar é o direcionamento. Não tente abraçar o mundo. Foque no que é mais importante e tenha metas muito bem estabelecidas.
Já ter uma boa ideia sobre quais são as instituições prioritárias para o seu futuro é o primeiro passo. Isso porque, a partir daí, é possível entender qual é o perfil de provas dessas instituições, assuntos mais cobrados e a dinâmica de execução dos processos seletivos.
Então, você direciona os seus estudos baseado nesses critérios. É possível procurar questões de instituições com provas similares, fazer treinos direcionados ao tempo de prova e até mesmo se preparar melhor para a segunda fase dos exames.
Pode parecer contraintuitivo entrar em mais um curso quando o tempo está escasso, mas não é. Uma Mentoria realmente vai tomar algum tempo, porém pode ser vista como um “investimento” para melhorar a produtividade.
Com ela, será possível entender melhor as estratégias de estudos mais assertivas, tirar dúvidas sobre rotina com mentores e adequar o seu planejamento de curto, médio e longo prazo com com base em parâmetros corretos.
Com os cursos Extensivos da Medway, por exemplo, você tem acesso a uma Mentoria direcionada às principais instituições paulistas.
E aí, deu para tirar algumas boas dicas para estudar para a residência médica com poucos recursos? Esperamos que sim, e estamos sempre aqui para sanar outras curiosidades e inseguranças sobre a preparação para essa importante fase da vida de um médico.
Como dissemos, sabemos que todos têm sua própria realidade e, muitas vezes, existem impeditivos para acessar cursos preparatórios. No entanto, se essa é uma possibilidade para você, não deixe de conhecer algumas opções da Medway.
Pra cima!
Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar. Siga no Instagram: @joaovitorsfernando