Conheça técnicas para organização de estudos para residência médica

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Em alguns momentos, 24 horas parecem insuficientes para estudar tudo o que é preciso e ainda dar conta de outras obrigações, como internato, trabalho e tarefas domésticas. Esse problema pode estar relacionado à organização de estudos para residência médica.

Pensando nisso, neste artigo, vamos te mostrar algumas ferramentas que você pode utilizar para saber como organizar seus estudos para residência médica, aumentar o foco e, por consequência, a produtividade.

Matriz de Eisenhower

Dwight D. Eisenhower foi o 34º Presidente dos EUA, mas também ficou conhecido pela matriz de organização e produtividade que leva seu nome. A Matriz de Eisenhower consiste em definir as urgências e as importâncias.

Sem dúvidas, durante os meses até as provas de residência médica, seu cronograma terá várias prioridades diferentes. Além disso, você terá outros compromissos que vão consumir seu tempo ao longo do ano, como atividades de lazer e responsabilidades profissionais.

Para focar em seu objetivo final, ou seja, a aprovação na residência, você vai precisar manter seu foco e não somente de ter uma lista de atividades, mas separar os afazeres, considerando o que é:

  • importante e urgente
  • importante, mas não urgente
  • urgente, mas não importante
  • nem urgente, nem importante

Como categorizar?

Tarefas importantes são todas aquelas que vão te levar ao seu propósito. Portanto, estudar para a residência médica é sempre categorizado como importante.

Já tarefas urgentes são todas aquelas que têm um prazo ou uma data de entrega. Não necessariamente são importantes, mas nem sempre dá para fugir delas. Atividades domésticas são um exemplo disso. Só não confunda a sua urgência com a de outras pessoas!

Depois de categorizar, o que fazer?

  • Em vez de realizar as coisas mais simples primeiro, pensando que elas tomam menos tempo e são menos complexas, comece com o que é importante e urgente: “first things first”;
  • Depois, faça o que é importante, mas não urgente. Essas atividades devem dominar a sua matriz. Ou seja, o ideal é que as coisas importantes não se tornem urgentes;
  • Se for possível, delegue o que é urgente, mas não importante. Como você provavelmente não é um CEO de uma empresa nem presidente dos EUA, pode delegar as tarefas nessa categoria para as relações pessoais;
  • O que não é urgente nem importante não deve ser cogitado!

Trello

O Trello é uma ferramenta para celulares e computadores que auxilia muito na organização de tarefas e no estabelecimento de prioridades. Basicamente, ele permite colocar etiquetas para facilitar a visualização do que é importante e/ou urgente.

Como falado antes, muitas tarefas rotineiras são priorizadas em relação aos estudos para residência médica. Isso acontece por serem mais simples, mais urgentes e demandarem menos tempo — quando deveria ocorrer exatamente o oposto.

Para você ter foco e alcançar objetivos de longo prazo, o importante deve vir sempre antes do urgente. O que não é urgente nem importante não deve ocupar o seu tempo.

Defina as prioridades

Não é fácil priorizar o que é e o que não é importante, principalmente se você quer sempre “abraçar o mundo”. Identificar quais tarefas te ajudam a cumprir seu objetivo de longo prazo para poder priorizá-las à frente das outras é um hábito a ser criado e cultivado.

Com isso, certamente, você consegue diminuir as distrações que sempre aparecem no seu caminho para quebrar a sua produtividade.

Técnica do Post-it 

O Post-it pode revolucionar sua organização no momento de estudar para residência médica e qualquer conteúdo. Além disso, esse é um utensílio simples e que pode ser facilmente encontrado.

Apesar de já termos falado que a ênfase é reduzir o trabalho por meio de planejamento e organização eficazes, pode ser que você precise de algo mais simples para começar e ver o poder que uma organização de estudos eficaz possui.

Como utilizar

Tenha um Post-it ou bloco de notas ao lado de suas apostilas para anotar todas as distrações que passam na sua cabeça enquanto você estuda.

Se, de repente, durante a sua leitura de Doenças Exantemáticas na Infância, você lembra que precisa ligar para alguém, ver tal e-mail, revisar outro assunto ou qualquer outra coisa, anote tudo no Post-it.

Anote até que precisa tomar água para não perder o foco no meio do estudo indo até à cozinha. Mantenha o foco até cansar. Então, resolva tudo o que anotou no Post-it.

Essa é uma técnica de como planejar os estudos que simplifica tudo o que mostramos neste artigo sobre organização e produtividade. Além disso, é uma prática que pode trazer muitos resultados para a rotina pessoal.

Analise as necessidades

Como você provavelmente já notou, essas ferramentas são apenas modos de se conhecer melhor. Além disso, são essenciais para conseguir organizar sua vida para a maior produtividade possível, especialmente nos estudos para as provas de residência.

Para adaptar essas técnicas de organização de estudos, você terá que observar em quais momentos do seu dia há maior rendimento, atenção e disposição. Isso é muito variável. Há pessoas mais diurnas, outras mais vespertinas e até com rendimento maior à noite.

Saiba o que geralmente impede as aprovações na residência médica

Se você quiser dar passos além na organização de estudos, saiba que há muito o que aprender para ser altamente produtivo e ter um desempenho excelente nas provas. Pensando nisso, fizemos um e-book gratuito sobre os 15 bloqueios que te impedem de ser aprovado na residência médica. Aproveite!

JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina. Siga no Instagram: @jodamedway