Como usar flashcards no ciclo básico e clínico da faculdade de Medicina

Conteúdo / Residência Médica / Como usar flashcards no ciclo básico e clínico da faculdade de Medicina

Estudar Medicina é, sem dúvida, um dos maiores desafios acadêmicos. São anos de conteúdos densos, aulas exaustivas e muita responsabilidade. Por isso, encontrar métodos eficientes para revisar e fixar o que foi aprendido pode ser o diferencial entre o desespero pré-prova e a segurança na hora de responder cada questão. Mas nesse contexto podemos falar sobre os flashcards no ciclo básico da Medicina, uma ferramenta simples, mas extremamente poderosa.

Na verdade, os resultados são tão interessantes, que é possível usá-los ainda por mais um bom tempo, para além do ciclo clínico da faculdade.

Então, a seguir, vamos mostrar como você mesmo pode criar seus próprios flashcards, tornando o aprendizado mais ativo, personalizado e eficiente. Acompanhe de perto nossas dicas e não perca tempo para colocá-las em prática!

O que são flashcards?

Flashcards são cartões que contêm informações curtas e objetivas em dois lados: de um lado, uma pergunta, termo ou conceito; do outro, a resposta, definição ou explicação. Eles funcionam como um jogo de perguntas e respostas, que estimula a memória ativa e reforça o aprendizado por repetição espaçada, técnica que ajuda a fixar o conteúdo a longo prazo.

Eles podem ser físicos (em papel, tipo fichas) ou digitais (através de aplicativos), e a ideia é que o estudante se teste constantemente, respondendo a cada flashcard e avaliando seu nível de conhecimento. É possível usar flashcards no ciclo básico da Medicina, no ciclo clínico e até mesmo mais adiante nos estudos, como no período em que você se dedica à residência médica.

Quais são as vantagens de estudar com flashcards?

Os flashcards se tornaram queridinhos de muitos estudantes da área da saúde e não é à toa. Veja algumas das principais vantagens desse método que é perfeito para os ciclos básico e clínico da Medicina:

Revisão ativa e eficaz

Ao contrário de simplesmente reler o material, o uso de flashcards exige que o cérebro busque a informação, reforçando a memorização ativa.

Facilidade de uso

Os flashcards são práticos, portáteis e podem ser usados em qualquer lugar: no intervalo entre as aulas, na fila do RU ou até no transporte público. O que importa mesmo é otimizar seu tempo de estudos.

Foco no que importa

É possível personalizar os cartões com os conteúdos mais relevantes ou com maior dificuldade, de acordo com suas necessidades no momento. Como resultado, você direciona sua atenção para o que realmente importa.

Organização do estudo

Os flashcards no ciclo básico da Medicina ajudam a segmentar o conteúdo, permitindo que o aluno estude tópicos específicos de maneira mais objetiva. Como esse é um período crítico da faculdade, onde o volume de teoria é grande, fica muito mais simples manter tudo organizado sem se perder com tanta informação.

Acompanhamento do progresso

Especialmente em aplicativos, os flashcards permitem identificar quais temas já estão dominados e quais precisam ser revisados com mais frequência. Muitas vezes, você acessa até mesmo relatórios para verificar seu progresso.

Tipos de flashcards

Antes de sair criando seus próprios cartões, é legal conhecer os principais tipos e variações que você pode utilizar. Confira os que mais gostamos!

Termo e definição

Muito usados em disciplinas como Anatomia ou Farmacologia. Exemplo: “O que é o sistema nervoso simpático?” / “Parte do sistema nervoso autônomo responsável pelas respostas de ‘luta ou fuga’.”

Pergunta e resposta

É ideal para conteúdos clínicos, ou seja, será perfeito para o seu ciclo clínico. Exemplo: “Quais são os critérios diagnósticos da sepse?” / “Infecção + disfunção orgânica + SOFA ≥ 2.”

Associação de imagens

Ótimo para Distologia, Radiologia ou Semiologia. Exemplo: imagem de um ECG com a pergunta “Qual o diagnóstico?” / “Infarto agudo do miocárdio.”

Causa e consequência

Bastante útil para Fisiopatologia e Farmacologia, que se apoiam muito nesses conceitos. Exemplo: “O que acontece com a pressão arterial em caso de insuficiência renal crônica?” / “Ela tende a aumentar devido à retenção de sódio e água.”

Chegou sua vez: veja como criar flash cards no ciclo básico da Medicina (e usá-los por muito tempo!)

A criação dos seus próprios flashcards pode ser uma etapa tão produtiva quanto usá-los. Isso porque ao escrever, resumir e pensar nas perguntas e respostas, você já está estudando de forma ativa. Acompanhe algumas dicas práticas:

Crie seus próprios flashcards

Evite copiar e colar conteúdo pronto. Criar seus próprios cartões ajuda a consolidar o conhecimento, pois você precisa entender o conteúdo antes de transformá-lo em perguntas e respostas. Além disso, ao escrever com suas próprias palavras, o entendimento e a memorização são facilitados.

Use imagens nos seus flashcards

Sempre que possível, inclua imagens. Elas facilitam a associação visual e tornam o estudo mais dinâmico. Um desenho de anatomia, uma lâmina histológica ou uma radiografia podem ser muito mais eficientes do que uma explicação textual.

Abuse do uso de cores

Destaque palavras-chave com canetas coloridas ou marcadores (se for no papel) ou use funções de cor nos aplicativos. Essa é uma forma de ativar áreas diferentes do cérebro e ajuda na memorização. Só não exagere a ponto de deixar o cartão confuso.

Deixe o mais simples possível

Evite textos longos ou explicações complexas, porque esse não é o intuito dessa metodologia. Flashcards precisam ser rápidos e objetivos, fáceis de serem consultados e com conteúdo esclarecedor. Uma pergunta, uma resposta, e nada além. Se o conteúdo for muito extenso, divida em vários cartões menores, por tópicos que mostrem continuidade.

Conheça o Medway Academy

E aí, curtiu nossas dicas e quer começar a usar flashcards no ciclo básico da Medicina? Se você está buscando uma forma de estudar todos os dias de maneira leve, prática e até divertida, como essa técnica propõe, precisa conhecer o Medway Academy.

A plataforma foi criada para ajudar estudantes e médicos em formação a dominar os conteúdos de forma leve e divertida. E o melhor: o app é recheado de funcionalidades que facilitam a rotina de estudo, inclusive a utilização de flashcards integrados às lições.

Então, não perca tempo! Baixe o app agora mesmo e aproveite tudo isso e muito mais!

Micael Hamra

Micael Hamra

Cofundador e professor da Medway, formado pela Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA) e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP). Siga no Instagram: @mica.medway