Carregando

Concorrência da residência médica na UFPR 2022 por especialidade

Estar em um programa de residência em uma das maiores federais do país: já pensou? Mas junto com esse sonho, surge também aquele medo da concorrência. O que é normal, mas não pode te dominar, certo? Por isso, vale a pena acompanhar de perto os números, além de estudar bastante e manter a calma. Para te ajudar nessa missão, hoje a gente vai mostrar um pouco mais sobre a concorrência da residência médica na UFPR 2022 por especialidade. 

Essa é uma das principais universidades do Brasil, que conta com programas de residência afiados e ótimas oportunidades para crescer e se destacar na prática médica.

Vale lembrar que essa contagem é realizada pela Medway, com base na quantidade de vagas disponibilizadas no edital e a relação definitiva de inscrições homologadas e divulgadas pela instituição. Essa não é uma relação oficial, mas te dá uma boa noção do que esperar. Então, vamos lá?

Concorrência da residência médica na UFPR 2022: relação candidato/vaga

Antes de mostrarmos como ficou a relação candidato/vaga de 2022, saiba que você pode começar a direcionar os seus estudos para a UFPR 2023 conferindo o nosso Guia Estatístico da UFPR. Ele apresenta os assuntos que mais aparecem no exame e faz com que você saiba o que vai encontrar na hora da prova. Que tal? Não perca tempo e baixe-o gratuitamente para aproveitar todos os benefícios!

Agora, voltando ao assunto, todos os programas de residência médica na UFPR têm a duração de 2 ou 3 anos, com exceção da Neurocirurgia e da Neurologia, com 5 e 4 anos de duração respectivamente.

A carga horária máxima é de 60 horas semanais, que devem ser distribuídas entre atividades práticas, aulas teóricas, plantões, reuniões para discussão de caso e estudos, pesquisas e demais compromissos delegados ao residente.

Tudo é realizado no Complexo Hospital de Clínicas, que é constituído pelo Hospital e Clínicas e pela Maternidade Victor Ferreira do Amaral (MVFA).

Ambos são vinculados à Universidade Federal do Paraná, que está entre as melhores e mais concorridas universidades do país. Então, nos cursos de residência, você já sabe o que esperar, não é mesmo? São muitos candidatos por vaga em cada uma das especialidades oferecidas, e os números crescem a cada ano.

Para 2022, em uma análise rápida da lista, vale comentar que a Psiquiatria, a Oftalmologia e a Otorrinolaringologia tiveram aumentos significativos na relação candidato/vaga. Entretanto, a Dermatologia e a Neurocirurgia são as que encabeçam o topo da lista de concorrência, com números surpreendentes.

Mais para o fim da lista no quesito concorrência, estão as especialidades de Medicina de Família e Comunidade e Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Contudo, isso não significa que você possa relaxar. Afinal, a prova é a mesma para todo mundo e a sua nota será determinante para a classificação na segunda fase.

Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia e Psiquiatria, por outro lado, são as que tiveram um maior número de candidatos inscritos. A Clínica Médica também é a que oferece um maior número de vagas, junto com a Medicina de Família e Comunidade e a Ginecologia e Obstetrícia.

Todos esses são fatores importantes para avaliar e ponderar para analisar sua concorrência. Lembre-se, inclusive, de que muita gente está prestando outros processos seletivos que podem ter os resultados divulgados antes desse, então é comum que aconteçam algumas desistências, além das desclassificações.

É claro que esse cenário muda de acordo com o ano e com o que o mercado de trabalho oferece, além das oportunidades dentro dos próprios programas de residência médica das universidades. Por isso, é importante ficar de olho mesmo se você ainda não tiver se inscrito para alguma prova.

Acompanhar esses dados é uma forma de analisar o futuro e comparar números, para avaliar as mudanças da área médica. Isso, além dos estudos, também é uma forma de se preparar!

Concorrência nas áreas básicas e de acesso direto da UFPR 2022

Depois desse apanhado geral, vamos ao que interessa! A seguir, você confere a tabela completa que fizemos para mostrar a concorrência da residência médica na UFPR 2022. E aí, como está a concorrência na especialidade que você escolheu?

EspecialidadeCandidatosVagasRelação Candidato/Vaga
Clínica Médica3502215,90
Anestesiologia101425,25
Neurocirurgia51152
Ortopedia e Traumatologia3975,57
Oftalmologia102334
Otorrinolaringologia65331,66
Pediatria1371211,41
Ginecologia e Obstetrícia1951019,5
Neurologia87517,4
Dermatologia138269
Radiologia e Diagnóstico por Imagem66611
Psiquiatria180536
Patologia1829
Infectologia2438
Medicina de Família e Comunidade43192,26

Ufa! É muita gente, não é mesmo? Mas as chances são boas para quem confia no taco e sabe que estudou pra valer. Então, se esse é o seu caso, basta fazer a prova com muita atenção e dar tudo de si, porque os resultados positivos logo virão!

Se você vai prestar a prova de residência médica da UFPR este ano e acha que não dá mais tempo de se preparar, saiba que dá sim para chegar ao fim do ano com chances REAIS de ser aprovado – só que para isso você precisa fazer TUDO certo, e isso inclui estudar com foco e direcionamento para as instituições em que você quer ser aprovado.

Para isso, a Medway fez o Intensivo Paraná! Lá você vai ter aulas focadas nos assuntos que mais caem na AMP e na UFPR, incluindo guias estatísticos completos para direcionar os seus estudos! Ainda tem dúvidas se o curso é pra você? Então inscreva-se para testar o Intensivo Paraná grátis por 7 dias!

É super normal bater aquela insegurança ao encarar os números da concorrência da residência médica na UFPR 2022. Muita gente tem o mesmo sonho e está se dedicando da mesma forma que você. Mas nada de ficar com medo ou de se deixar abater: essa é uma batalha totalmente possível de vencer se você concentrar seus esforços na coisa certa.

E, nesse caso, é na sua preparação. É muito importante mergulhar nos estudos e principalmente nas revisões nessa reta final. A prova teórica terá 100 questões de múltipla escolha, divididas por igual entre as cinco áreas básicas da Medicina. Portanto, você já sabe mais ou menos o que tem que enfrentar nessa primeira fase.

Se você tirar ela de letra, a segunda fase será composta unicamente pela análise de currículo. Será preciso caprichar no documento, mas depois basta enviá-lo conforme as orientações do edital. O resultado oficial sai pouco tempo depois, então fique de olho na divulgação das datas para saber se você foi aprovado e poderá fazer a matrícula.

Quem tem medo da concorrência?

Enfim, é isso! Agora você conhece a estimativa da concorrência da residência médica na UFPR 2022 e tem uma ideia mais aproximada sobre quem precisa deixar para trás nesse processo seletivo. Nada de desânimo, combinado? Você é capaz de superar a concorrência e ter resultados incríveis para iniciar a sua prática médica da melhor maneira possível!

Para isso, a gente ainda te dá mais uma dica! Que tal baixar o aplicativo Medway e aproveitar para dar um gás na reta final de revisões para a prova? Por lá, você consegue estudar por questões, filtrar por nível de dificuldade, entre outras funcionalidades. Aproveite e bora pra cima!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.