Carregando

Questões de prova de residência médica para estudar

Aqui no Blog da Medway, nós publicamos muitos textos que têm o objetivo comum de te ajudar na jornada para a residência médica. E, como você talvez já tenha visto em outro post, uma das dicas que nós consideramos mais importantes para melhorar o desempenho é o estudo por questões — tanto avulsas quanto questões de prova de residência médica. Esse hábito, somado a um estudo direcionado, de acordo com a instituição que você deseja, pode ser decisivo. 

Por isso, hoje vamos falar exatamente sobre esse tema e trazer uma série de questões das principais instituições de São Paulo pra que você saiba exatamente o que estudar para obter a aprovação que deseja!

Bora lá?

Provas e gabaritos de 2021

A temporada de provas de residência 2020/2021 já chegou e já passou. Entre muitas outras coisas, isso significa que, para quem vai se dedicar aos estudos agora, um catálogo enorme de questões novinhas em folha está disponível. 

Aqui no Blog, nós trouxemos questões e gabaritos de muitas dessas provas e agora vamos linkar todas elas nesse post. Procure a sua instituição desejada e faça bom uso!

USP

Um dos maiores, se não o maior nome quando o assunto é residência médica em São Paulo, a prova da USP também sofreu mudanças para este processo seletivo. Sem questões dissertativas, contou com 120 questões no modelo ABCD.

Alguns de vocês podem ter ouvido falar daquela prova de residência em cirurgia plástica que contou com 50 respostas “A” seguidas, mas calma: o gabarito da prova a que estamos nos referindo é outro, que você pode conferir aqui!

E mais: no caso da USP nós também fizemos uma correção ao vivo, em vídeo, que está disponível no nosso canal do YouTube. Olha aí!

Santa Casa

Feita no mesmo dia que a prova do Hospital Albert Einstein, a prova da Santa Casa trouxe 100 questões sobre as cinco grandes áreas. Diferentemente de outras instituições, pouca coisa mudou no processo seletivo da instituição.

Considerando a alta concorrência por uma vaga no ISCMSP, vale a pena dar uma atenção extra às questões de prova de residência médica de lá. Você pode conferir todas elas, além do gabarito, neste link!

Unicamp

Um dos últimos exames realizados na temporada de provas de residência, a prova da Unicamp contou com 80 questões de múltipla escolha e 60 questões dissertativas — mas sem prova prática e entrevista, por outro lado. 

Considerando o grande porte tanto do exame quanto da instituição em si, nós também disponibilizamos, além de caderno de questões e gabarito das provas objetiva e dissertativa, a correção ao vivo de todas as questões de prova de residência médica da Unicamp, que você pode conferir no vídeo abaixo!

Correção da prova de Residência da Unicamp 2021 – YouTube

USP-RP

E pra fechar esse catálogo de questões de prova de residência médica das principais instituições de São Paulo, não podíamos deixar de mencionar a prova da USP-RP! O exame, que foi realizado online, manteve o nível considerável de dificuldade, e contou com 120 questões escritas. Dureza, né?

Para essa instituição, você também pode conferir a prova na íntegra junto com o gabarito clicando aqui, além de poder aproveitar a correção ao vivo que fizemos no nosso canal do YouTube após a prova!

Unesp

Apesar de também conter 100 questões, a prova da Unesp se diferenciou não só das instituições que citamos acima, mas também de suas próprias edições anteriores. Com a remoção da prova prática e da entrevista, a prova teórica ganhou uma importância extra, e quem realizou as questões de prova de residência médica da Unesp viu que não tava fácil!

Se você pretende prestar para essa instituição em 2021, não perde tempo e vai lá fazer todas as questões da prova, que estão junto com o gabarito neste link!

SUS-SP

Maior processo seletivo de residência médica do Brasil, a prova do SUS-SP praticamente não sofreu alterações para 2021: foram as tradicionais 100 questões de prova de residência médica com alternativas de A a E, seguidas pelo famoso leilão de vagas. 

Mas se, por um lado, essa permanência da estrutura tradicional mantém uma familiaridade dos candidatos com o exame, por outro, significa que continuou sendo uma prova que não é moleza! Por isso, não deixa de dar uma olhada no caderno de questões + gabarito, além da nossa correção ao vivo da prova do SUS-SP!

Iamspe

Realizada em dezembro, a prova do Iamspe mudou o tradicional modelo de 100 questões, reduzindo para “somente” 80. Com um tempo meio apertado, de 3 horas e meia, muita gente precisou correr pra conseguir resolver todas as questões de prova de residência médica da instituição. O resultado de tudo isso, além da prova em si, você pode conferir aqui.

E calma que nós não esquecemos da famigerada prova multimídia, também! O caderno de questões e as diretrizes de resposta estão disponíveis neste link!

Hospital Albert Einstein

Realizada em dezembro, a prova do Einstein contou com 50 questões, englobando temas das cinco grandes áreas. Em comparação com edições anteriores, a prova foi um pouco menor

Para dar uma conferida em todas as questões da prova de residência médica do Einstein, além do gabarito, é só clicar aqui!

Hospital Sírio-Libanês

Mais um exame que contou com 100 questões, a prova do Sírio-Libanês ocorreu no começo de janeiro, seguindo a mesma estrutura de anos anteriores. A prova na íntegra e o gabarito você pode conferir aqui!

Famerp

Mais uma instituição que removeu a prova prática do calendário, a prova da Famerp trouxe 80 questões de prova de residência médica para os candidatos. Vale notar que houve uso de recurso em relação ao gabarito da prova, o que significa que, nesse caso, vamos separar prova e gabarito em dois links diferentes.

Para a prova, você pode clicar aqui. Já para o gabarito, aqui!

E-books

Não é só de provas realizadas que vive o candidato à residência médica, né? Ter vários meios de estudar por questões é importante e, pensando nisso, também estamos te trazendo algumas questões mais direcionadas, por área!

20 questões de Preventiva da USP

Nesse e-book, nós incluímos as questões de Preventiva que caíram na primeira fase da USP entre 2016 e 2020 — e todas elas com comentários do nosso time de professores, que têm a visão de quem passou pela instituição e sabe direcionar o estudo para essa banca! 

Se você busca a aprovação na USP, não dá pra deixar de conferir, fazer e corrigir essas questões. O acesso ao e-book pode ser feito aqui!

20 questões de Cirurgia da Unifesp

A premissa aqui é a mesma do e-book anterior: para ter acesso a todas as questões de Cirurgia que caíram na primeira fase da Unifesp, também de 2016 a 2020, com comentários do nosso time de professores, basta clicar aqui. Para quem deseja se especializar no Hospital São Paulo: não perde tempo, hein? 

E uma última dica: o app da Medway!

Se é pra gente falar de questões de prova de residência médica, simplesmente não dá pra não mencionar o aplicativo da Medway, que você pode baixar gratuitamente! O aplicativo, disponível para Android e iOS, é voltado para os alunos do Intensivo São Paulo e do Extensivo São Paulo, nossos cursos de preparação para as provas teóricas, mas você pode começar a experimentar gratuitamente!

Com mais de 10 mil questões comentadas das principais de instituições de São Paulo — USP, Unifesp, USP-RP, Unicamp, IAMSPE, ISCMSP, SUS-SP e outras — além até de algumas instituições de outros estados, como UFPR, UFRJ e UERJ, o aplicativo busca te dar o direcionamento necessário para o exame que você quer, sem oferecer soluções genéricas que “funcionam para todo mundo”. Além do filtro por instituição, você pode filtrar as questões por tema e foco, com a possibilidade de marcar questões como favoritas e de fazer anotações sobre elas!

Além disso, o aplicativo da Medway também oferece simulados, com o diferencial de serem simulados originais, seguindo o padrão das instituições de SP!

O aplicativo de questões de residência médica também permite que os alunos se comuniquem de mais uma forma com os professores, podendo tirar dúvidas sobre conteúdos dentro do próprio aplicativo. E é muito simples: ao finalizar a compra do nosso curso Intensivo ou do Extensivo, você já recebe um acesso para o app, com acesso a todos os recursos. Mas se você, por algum motivo, não conseguir fazer a compra, relaxa! O app está disponível gratuitamente para todo mundo, com a possibilidade do uso de várias funções!

E por falar no Extensivo…

Já comece a estudar! Inscreva-se no Extensivo São Paulo, nosso curso com videoaulas ao vivo e gravadas ao longo do ano sobre os temas que você realmente precisa saber para ingressar nas principais instituições do país. Com ele, você acessa o app Medway Residência Médica, do qual acabamos de falar, com milhares de questões comentadas! Além disso, o Extensivo dá acesso ao curso Intensivo São Paulo a partir do meio do ano. Vem com a gente! 

Bora pra cima!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.