Confira 5 atitudes que os aprovados na residência médica têm em comum

Conteúdo / Residência Médica / Confira 5 atitudes que os aprovados na residência médica têm em comum

Pensar em atitudes que os aprovados na residência médica têm em comum é uma tarefa difícil. Preparar-se para a residência médica é uma das atividades que mais tira o sono dos recém-formados ou daqueles que estão para terminar a faculdade. 

Afinal, as provas disputadas determinam o futuro profissional do médico, pois somente depois de concluir a residência ele poderá se intitular especialista na área que deseja atuar.

Por isso, além de escolher um bom curso, é necessário ter método e disciplina. E são exatamente essas atitudes que diferenciam os aprovados na residência médica dos demais. 

Se você está passando por isso, este conteúdo vai lhe ajudar bastante. Basta continuar a leitura para conhecer 5 atitudes que vão ajudar você a conquistar a aprovação na residência médica!

Atitudes que os aprovados na residência médica têm em comum
Quais atitudes que os aprovados na residência médica têm em comum?

Confira 5 atitudes que os aprovados na residência médica têm em comum

Para garantir a tão sonhada aprovação é necessário trabalho duro. Não basta apenas estudar, você precisa de método, habitualidade e encarar a situação com a atitude correta. É exatamente isso que diferencia os aprovados de quem não consegue alcançar seu objetivo. Quer saber o que os vencedores têm em comum? Veja a seguir 5 atitudes indispensáveis.

1. Os aprovados na residência médica possuem um bom plano de estudos

Elaborar um bom plano de estudos é o primeiro passo para a aprovação. Ele facilita sua organização e distribuição do tempo entre as matérias a serem estudadas. Com isso, você vai saber o que estudar nas horas determinadas e vai conseguir organizar seu dia para cumprir aquele protocolo.

Ele ajuda você a manter o foco, oferece maior segurança na hora de estudar e ainda permite que você tenha uma visão clara da sua evolução. Para isso, ele precisa conter alguns itens essenciais.

  • mantenha uma rotina;
  • estabeleça um cronograma;
  • defina um método;
  • tenha metas;
  • escolha um local tranquilo e organizado para estudar;
  • descanse e coma bem.

2. Saiba quais assuntos priorizar

Para garantir a aprovação na residência médica não basta estudar por várias horas. É necessário priorizar as matérias mais importantes. Isso quer dizer que você não precisa ler todos os livros e apostilas com a mesma dedicação.

Estude o edital e verifique quais matérias terão mais peso na sua prova. A partir daí, dedique-se mais tempo a elas. Isso não significa negligenciar as demais, mas apenas destinar mais tempo ao que é mais relevante. Dessa forma o desgaste é menor e a eficiência, maior.

Para priorizar atividades é indispensável saber o que vai cair na sua prova. Uma dica legal é baixar nossos guias estatísticos. Lá você vai encontrar tudo o que precisa para estudar com bom direcionamento.

3. Faça questões para treinar

Você já deve ter ouvido falar na importância de resolver questões de provas anteriores para aumentar as chances de sucesso nas provas de residência. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre a quantidade ou quais delas devem ser resolvidas.

Como já dissemos até aqui, é importante estudar com direcionamento. Por isso, o segredo está na qualidade das perguntas. Dê preferência àquelas elaboradas pelas instituições que interessam a você. Da mesma forma, agrupe as questões por assunto.

Outra dica interessante é resolvê-las antes das aulas. Faça cerca de 10 perguntas antes de começar a assistir às aulas. Assim, vai ser mais fácil entender o que vai ter mais peso e o que é realmente importante. Com isso seus estudos serão otimizados. Após, use as questões como mecanismo de revisão.

4. Aprenda com os seus erros

Esse é o momento de errar. Por isso, não se culpe se o desempenho dos simulados e na resolução das questões não for o esperado. Muito pelo contrário, use isso como uma ferramenta para melhorar ou mudar o foco dos seus estudos, se for o caso.

É comum que a abordagem sobre determinado tema mude de acordo com a instituição escolhida. Portanto, use suas falhas como estímulo para aprimorar seus métodos e siga em frente.

5. Descanse

Engana-se quem pensa que os aprovados na residência médica estudam de forma desesperada e sem pausa. O cansaço exagerado não é saudável e pode inclusive atrapalhar seu rendimento. Portanto, esqueça a ideia de estudar o máximo possível em um único dia ou ficar virando noites.

Para manter a saúde física, mental e obter sucesso no seu plano também é importante respeitar os períodos de descanso. Inclua no seu cronograma um tempo para relaxar, ler, ver televisão ou sair com os amigos. Isso vai ajudar você a recuperar as energias para uma nova semana.

Se a ansiedade for grande demais, não hesite em procurar um profissional especializado médico ou psicólogo, por exemplo. Falar com alguém habilitado vai ajudar a proteger sua saúde mental nesse período delicado.

Pronto! Agora você já sabe o que os aprovados na residência médica têm em comum

Quem sonha com uma residência médica sabe que terá que  lidar com as incertezas, as atividades do dia a dia e ainda seguir um protocolo de estudos pode ser bem complicado. Contudo, o que os aprovados na residência médica têm em comum são atitudes relacionadas a foco, organização e constância.

Mais importante do que estudar muito durante um único dia, é estudar diariamente e de forma direcionada. Portanto, invista em um bom plano de estudos personalizado para o seu objetivo e organize seu dia de modo que seja possível se dedicar a ele de forma constante.

Na hora de montar o cronograma, não se esqueça de deixar algum tempo para descansar ou conversar com um profissional especializado, se achar necessário. Estar com a saúde mental fortalecida é um fator determinante para a aprovação. Portanto, não se desespere. Tenha foco e persistência que o resultado esperado vai acontecer.

Agora que você já sabe o que os aprovados em residência médica têm em comum, está na hora de fazer uma autoanálise e entender quais dessas atitudes precisam ser aprimoradas em você. Se precisar de ajuda, pode contar com a gente. Afinal, nosso objetivo é mostrar a você qual o melhor caminho para passar nas provas de Residência Médica.

Está precisando de uma ajudinha com a sua prova? Conheça nossos intensivos Medway agora mesmo e tenha acesso a dicas e conteúdos exclusivos para facilitar o seu processo de aprovação!

DjonMachado

Djon Machado

Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina. Siga no Instagram: @djondamedway