Confira os temas mais cobrados na prova de residência médica da ISCMSP

Conteúdo / Residência Médica / Confira os temas mais cobrados na prova de residência médica da ISCMSP

A Instituição Santa Casa de Misericórdia de São Paulo é uma das mais concorridas do estado. Há mais de quatro séculos tem uma participação ativa no atendimento pelo SUS, e atende muitos pacientes da região e de todo o país. Então, estudar para conseguir sua vaga por lá precisa ser prioridade se esse é seu sonho. Mas você sabe quais são os temas mais cobrados na prova de residência médica da ISCMSP?

Esse é o primeiro passo para realmente se dar bem. Quando você tem certo domínio a respeito do que esperar do exame, consegue se preparar muito melhor e ir direto ao ponto nas questões, sem dar muito espaço para dúvidas e sem perder tempo para encontrar a resposta certa. Além de ficar muito mais tranquilo nesse momento, que naturalmente envolve muita pressão.

Mas como obter essas informações de forma rápida e prática? Estudar por questões é a melhor maneira, mas a gente traz aqui um resumo completo com os detalhes que servirão como guia para você até mesmo nessa prática. Confira!

Afinal, o que cai na prova de residência médica da ISCMSP?

Para descobrir o que cai com mais frequência na prova de residência médica da ISCMSP, a Medway realizou um apanhado das questões dos 6 últimos anos de exame da instituição. Ah, e não se esqueça de que os índices aqui são válidos apenas para as provas de acesso direito, certo?

Mas antes de continuarmos, temos uma novidade: a nova funcionalidade “Assuntos que mais caem”, do Medway Radar. Por lá, você encontra os temas mais cobrados, divididos pelas grandes áreas, das principais provas de residência médica. Corre lá depois de ler este post!

Voltando ao nosso tema, veja, a seguir, os resultados por cada grande área da Medicina!

Clínica Médica

A Clínica Médica tem como campeã de questões a Cardiologia, com a Infectologia logo em  seguida.

Entre outros temas cobrados com frequência, estão a Nefrologia e a Terapia Intensiva. E para fechar essa lista com chave de ouro, não se esqueça de focar também em Oncologia e Hematologia. 

Nessa lista, ainda é possível ser mais preciso e afunilar os assuntos que mais caem. O top 5 é esse aqui:

· sistema circulatório;
· diabetes;
· síndrome coronariana aguda;
· distúrbios hidroeletrolíticos e acidobásicos;
· AVC.

Para saber mais sobre os temas que caem nessa área, não esqueça de conferir o Medway Radar. 

Cirurgia Geral

Na Cirurgia Geral, o top 5 temas que mais caem é Cirurgia do Aparelho Digestivo, Trauma, Cirurgia Geral, Ortopedia e Infectologia. Portanto, é fundamental focar por igual nesses temas para ter um bom direcionamento. 

Procura por algo mais específico? Dentro desses temas, os assuntos que mais caem e são os queridinhos da banca são os seguintes:

· trauma abdominal;
· tumores gastrointestinais;
· abdome agudo inflamatório;
· pâncreas;
· cuidados pós-operatórios.

Ginecologia e Obstetrícia

E na Ginecologia e Obstetrícia, quais são os temas mais importantes? Bem, o campeão de questões é o Acompanhamento Gestacional, seguido de perto pela Ginecologia Endócrina. 

Há também uma grande recorrência no Sangramento Uterino Anormal. Assim como perguntas relacionadas a Ginecologia Geral e Parto.

No Medway Radar você encontra mais detalhes sobre esse assuntos. 

Pediatria

Na Pediatria, o tema que mais cai é Cardiologia, com foco em arritmias, síncope e PCR. Em seguida, aparece a Infectologia, Neonatologia, Neurologia e Toxicologia e Farmacologia.  

A banca não costuma inovar tanto nos temas e nos assuntos. Mesmo assim, é bom se preparar, porque o nível de dificuldade dessa especialidade em questão pode surpreender eventualmente.

Preventiva

A Preventiva é, geralmente, uma prova que não surpreende. Afinal, todo mundo sabe que o que predomina aqui é a cobrança a respeito do Sistema Único de Saúde, o SUS.

Quase metade da prova envolve exatamente esse tema, mas alguns outros tópicos também aparecem frequentemente. Como é o caso da Promoção e Prevenção da Saúde, Epidemiologia, Medidas de Saúde Coletiva e Vigilância em Saúde.

E em relação aos assuntos mais cobrados, quais são? A partir desses temas, você terá que responder questões sobre:

· atenção básica;
· estudos epidemiológicos (classificação);
· SUS: aspectos históricos e evolução;
· estudos epidemiológicos (análise estatística e aplicação);
· níveis de prevenção.

Imagens que mais caem

Não dá para deixar de fora desse apanhado as imagens que mais caem na prova de residência médica da ISCMSP. Especialmente nesse exame, elas costumam ser bastante recorrentes e incluem principalmente:

· ECG (Clínica Médica);
· endoscopia, RX tórax, TC abdome e pelve (Cirurgia Geral);
· sinal semiológico, tabela (Ginecologia e Obstetrícia);
· RX tórax (Pediatria);
· tabela (Preventiva).

A Clínica Médica costuma ser a área com a maior quantidade de imagens, sejam elas radiológicas ou não. Cerca de 10,92% da prova da especialidade é composta por elas, então fique de olho!

Por fim, não se esqueça de que você pode aproveitar outros conteúdos nossos para entender melhor como a prova da instituição funciona. Por aqui, já falamos a respeito do exame, explicamos passo a passo o edital e ainda demos algumas dicas sobre como funciona a residência em Clínica Médica por lá.

Então, se você ainda estiver na dúvida sobre ingressar na ISCMSP, ou qual especialidade fazer, conferir o material é uma boa pedida. Quanto mais informações em mãos, melhor você se sairá na classificação.

Agora você sabe os temas mais cobrados na prova da Santa Casa de SP

É isso aí! Agora você sabe tudo o que cai na prova de residência médica da ISCMSP. Portanto, é só se concentrar na preparação com base no que mostramos por aqui para tirar de letra cada questão e conquistar a vaga dos sonhos na especialidade que você mais quer cursar.

No mais, não se esqueça de conferir a funcionalidade “Assuntos que mais caem”, no Medway Radar, para ver em mais detalhes o que mostramos por aqui. Pra cima!

DjonMachado

Djon Machado

Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina. Siga no Instagram: @djondamedway