Escolher a especialização é tão importante quanto onde cursar a especialização. O Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR) é uma excelente escolha para quem quer absorver o máximo de conhecimento e se destacar na profissão.
Para solucionar todas as suas dúvidas, preparamos um conteúdo completo sobre toda a história do Hospital das Clínicas do Paraná e como os Programas de Residência funcionam. Acompanhe com a gente até o final!
O Hospital das Clínicas da UFPR (HC-UFPR) surgiu após a própria Universidade Federal do Paraná desejar ter um hospital para melhorar o aprendizado dos acadêmicos. Isso ocorreu a partir da percepção de que a sociedade precisava de um hospital capacitado para atender adequadamente às suas demandas.
A construção do HC-UFPR começou ainda na década de 40, mais especificamente em 1949. Entre a construção e a inauguração, foram 12 anos, apresentado ao público em junho de 1961.
Atualmente, o Hospital das Clínicas (HC-UFPR) é considerado o maior hospital público do Paraná e o terceiro maior universitário federal do país, confirmando a importância na vida acadêmica do residente.
O complexo hospitalar da UFPR faz parte da rede Ebserh – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, sendo composto pelo Hospital de Clínicas (HC) e pela Maternidade Victor Ferreira do Amaral (MVFA).
A residência médica na UFPR possui um dos programas mais completos justamente pela abrangência do complexo hospitalar, sendo administrado principalmente pela Pró-Reitoria, pelo Setor de Ciência da Saúde, pela Comissão de Residência Médica e pelo Conselho de Administração do Hospital de Clínicas.
Para ser o próximo residente do Hospital das Clínicas, o candidato precisa concorrer no processo seletivo e conseguir aprovação nas etapas.
A Universidade Federal do Paraná ofertou 175 vagas distribuídas entre as especialidades do programa de residência para áreas de acesso direto em 2021. Vale ressaltar que não houve vagas para especialidades com pré-requisito no último concurso.
Se liga nessa dica! Se você está se perguntando como iniciar seus estudos para garantir uma vaga de R1 na UFPR, o Intensivo Enare é a resposta!
O curso é totalmente direcionado para a maior prova de residência médica do Brasil e te oferece recursos imperdíveis, como aulas totalmente focadas no Enare, simulados autorais seguindo o padrão da prova, guia estatístico com os assuntos que mais caem e muito mais! Não perca tempo e se inscreva já na lista de espera clicando aqui!
São 19 possibilidades de ingresso no programa de residência da UFPR, com duração entre 1 e 5 anos, divididos entre 9 departamentos. Abaixo, confira a listagem das especializações disponibilizadas no último concurso:
Para ingressar no programa da residência médica do HC-PR, é preciso avançar nas duas etapas de caráter classificatório e eliminatório.
A primeira etapa do concurso foi composta por uma prova objetiva com 100 questões de múltipla-escolha, abrangendo as 5 grandes áreas da Medicina: Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Preventiva e Social, Pediatria. Para cada área, foram distribuídas 20 questões.
A segunda fase do exame foi composta por uma análise curricular que exigiu o envio de documentação comprovando experiências acadêmicas, gerando certa pontuação a ser acrescentada na nota final.
Na etapa de análise de currículo, os tópicos analisados pela banca contaram com a observação nas seguintes áreas: ensino, pesquisa, extensão, liderança, proatividade, treinamento em serviço e outros.
Em caso de empate, foram adotados critérios para identificar quem prosseguiria no concurso: idade superior a 60 anos. Persistindo o empate, foi contemplado o mais idoso, considerando ano, mês, dia e hora de nascimento.
A prova objetiva teve peso 9, enquanto a análise dos documentos enviados teve peso 1. A classificação final em qualquer área oferecida foi feita em cima do seguinte cálculo: [(pontos PO X 9) + (pontos AC X 1)] : 10
A prova objetiva foi realizada no dia 02/11/2021 unicamente na cidade de Curitiba, contendo duração de 4h, incluindo o preenchimento do cartão-resposta, com início às 14h.
Os candidatos poderiam obter pontuação extra se tivessem participado de projetos de aperfeiçoamento na área de Atenção Básica em Saúde e programas em regiões consideradas importantes para o Sistema Único de Saúde do Brasil, de acordo com o edital.
A taxa de inscrição foi no valor de R$455,00, havendo possibilidade de solicitação de isenção. Os detalhes do requisito podem ser conferidos na íntegra no edital.
Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina. Siga no Instagram: @jodamedway
Você também pode gostar